quarta-feira, 24 de julho de 2019

EXPEDIÇÃO UNIVERSITÁRIA BRASIL NORTE-SUL PERCORRE 15 MIL QUILÔMETROS DE ÔNIBUS


40 estudantes de diferentes instituições – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) participam da Expedição Brasil Norte-Sul. 

A expedição é coordenada há 10 anos pelo professor Renato Robert, do Laboratório de Abastecimento e Mecanização Florestal da Universidade Federal do Paraná (Lamec) da UFPR e tem como objetivo o intercâmbio de conhecimentos. 

Além disso, a expedição também visa apresentar a diversidade de biomas brasileiros, além das diferentes culturas e aspectos relativos à ciência florestal em um roteiro de 15 mil quilômetros que inclui visitas a diversas instituições de pesquisa e ensino, empresas florestais e unidades de conservação, desde o sul do país até o Peru. 


A viagem teve início no dia 8 de julho e deve durar 27 dias. A expedição já passou pela Argentina, segue a Rio Branco e Xapuri, no Acre, e encerra no final de julho em Cusco, no Peru. Na aula prática, os estudantes aprenderam mais sobre floresta plantada e recuperação de nascentes.

No último domingo, 21, a Expedição Florestal Brasil Norte-Sul fez visitação programada na vitrine do Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, no Estado de Rondônia. O local abriga anualmente a maior feira do agronegócio do Norte brasileiro, a Rondônia Rural Show Internacional. Em 2019, o evento chegou à oitava edição movimentando R$ 703 milhões em negócios. Durante quatro dias, em maio, a visitação à feira registrou a presença de 120 mil pessoas.

Visitação a recuperação de nascente na vitrine do Centro Tecnológico Vandeci Rack

De acordo com o site de notícias do Governo de Rondônio, na primeira participação em expedição, a recém-formada Rayssa Martins considera a viagem como gratificante em termos de aprendizado. A recuperação de nascente no Centro Tecnológico chamou a atenção dela. 

“A conservação da água é que vai gerar empregos e manter os nichos agroflorestais”, disse a ex-estudante da UFLA. 

Roteiro
O roteiro inclui visitas a diversas instituições, como as empresas Valor Florestal, Remasa, Suzano, Eldorado, Itaipu Binacional, TRC Teak Resources Company, AMATA, as entidades Embrapa- AC, Universidad Nacional de Misiones, na Argentina, e Universidad Nacional Amazonica, de Madre de Dios, no Peru. 

Neste último destino, ocorrerá um seminário Brasil- Peru com apresentações feitas pelos estudantes de ambos países, além de visitas em locais como concessões florestais e as empresas peruanas Bozovich e Hidreletrica San Ignacio e as argentinas Cooperativa Montecarlo de plantação de Erva Mate e Arauco.

A viagem conta com o apoio da empresa Komatsu Forest.

Nenhum comentário: