segunda-feira, 22 de julho de 2019

HCSL REALIZA MAIS UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO INÉDITO NA REGIÃO DO SUL DE MINAS

Médicos do serviço de hemodinâmica salvam vida de paciente com procedimento raro e inédito

Mais um procedimento inédito na região foi realizado pelos médicos do serviço de hemodinâmica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, salvando a vida de um paciente de 90 anos. Os profissionais realizaram um fechamento transcutâneo de orifício patológico gerado por uma válvula implantada cirurgicamente que teve uma complicação. 


“A válvula foi implantada no lugar da válvula aórtica pois houve um vazamento e o sangue estava refluindo patologicamente para o ventrículo esquerdo. O paciente já tinha se submetido à vários procedimentos cardíacos e quanto mais cirurgias mais fica complicada a situação de saúde. Devido a insuficiência cardíaca decidimos por esse procedimento médico no paciente que está se recuperando muito bem”, conta o médico cardiologista intervencionista e diretor técnico do HCSL, Alan Nascimento Paiva.

O médico cardiologista Vicente Paulo Resende Jr. afirma que atualmente o HCSL está apto para realizar procedimentos de alta complexidade, não devendo nada a hospitais de capitais. “Para que as pessoas entendam, neste procedimento usamos um plug vascular (dispositivo oclusor) que fica ao lado válvula aórtica. 


Diante da detecção do defeito, fizemos o procedimento por via transcateter. Nossa equipe está com sentimento de dever cumprido. Sabemos como são raros esses procedimentos em todo o Brasil, sendo que muitas os pacientes tinham que se tratar até fora do país”, explica Vicente Resende.

O HCSL está preparado e equipado para atuar e resolver integralmente as patologias cardíacas, desde as mais simples até as mais complexas, como mostrado recentemente. Os serviços de anestesia, ecocardiografia, enfermagem altamente qualificados que auxiliaram esses procedimentos, são apenas alguns exemplos de competência de profissionais que atuam no Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Em especial, o serviço de Hemodinâmica, representado no HCSL há mais de 20 anos pela empresa HCI-Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva Ltda, atuante na área há 45 anos, presta serviço de qualidade em cinco estados do país e possui profissionais experientes e capazes de realizar o que tem de mais moderno na cardiologia atual. 

“Esse é mais um diferencial desse Hospital que mostra mais uma vez sua importância, realizando procedimentos complexos e modernos, com pouquíssimos casos realizados fora de grandes capitais. As portas estão abertas para que procedimentos como esses sejam cada vez mais uma realidade em nossa instituição, que, apesar de todos os problemas financeiras que enfrenta com a falta de repasses do governo estadual, fornece a estrutura necessária para trabalharmos com segurança”, finaliza Alan Paiva.

com assessoria

Nenhum comentário: