Pular para o conteúdo principal

HCSL REALIZA MAIS UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO INÉDITO NA REGIÃO DO SUL DE MINAS

Médicos do serviço de hemodinâmica salvam vida de paciente com procedimento raro e inédito

Mais um procedimento inédito na região foi realizado pelos médicos do serviço de hemodinâmica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, salvando a vida de um paciente de 90 anos. Os profissionais realizaram um fechamento transcutâneo de orifício patológico gerado por uma válvula implantada cirurgicamente que teve uma complicação. 


“A válvula foi implantada no lugar da válvula aórtica pois houve um vazamento e o sangue estava refluindo patologicamente para o ventrículo esquerdo. O paciente já tinha se submetido à vários procedimentos cardíacos e quanto mais cirurgias mais fica complicada a situação de saúde. Devido a insuficiência cardíaca decidimos por esse procedimento médico no paciente que está se recuperando muito bem”, conta o médico cardiologista intervencionista e diretor técnico do HCSL, Alan Nascimento Paiva.

O médico cardiologista Vicente Paulo Resende Jr. afirma que atualmente o HCSL está apto para realizar procedimentos de alta complexidade, não devendo nada a hospitais de capitais. “Para que as pessoas entendam, neste procedimento usamos um plug vascular (dispositivo oclusor) que fica ao lado válvula aórtica. 


Diante da detecção do defeito, fizemos o procedimento por via transcateter. Nossa equipe está com sentimento de dever cumprido. Sabemos como são raros esses procedimentos em todo o Brasil, sendo que muitas os pacientes tinham que se tratar até fora do país”, explica Vicente Resende.

O HCSL está preparado e equipado para atuar e resolver integralmente as patologias cardíacas, desde as mais simples até as mais complexas, como mostrado recentemente. Os serviços de anestesia, ecocardiografia, enfermagem altamente qualificados que auxiliaram esses procedimentos, são apenas alguns exemplos de competência de profissionais que atuam no Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Em especial, o serviço de Hemodinâmica, representado no HCSL há mais de 20 anos pela empresa HCI-Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva Ltda, atuante na área há 45 anos, presta serviço de qualidade em cinco estados do país e possui profissionais experientes e capazes de realizar o que tem de mais moderno na cardiologia atual. 

“Esse é mais um diferencial desse Hospital que mostra mais uma vez sua importância, realizando procedimentos complexos e modernos, com pouquíssimos casos realizados fora de grandes capitais. As portas estão abertas para que procedimentos como esses sejam cada vez mais uma realidade em nossa instituição, que, apesar de todos os problemas financeiras que enfrenta com a falta de repasses do governo estadual, fornece a estrutura necessária para trabalharmos com segurança”, finaliza Alan Paiva.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...