Pular para o conteúdo principal

HCSL REALIZA MAIS UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO INÉDITO NA REGIÃO DO SUL DE MINAS

Médicos do serviço de hemodinâmica salvam vida de paciente com procedimento raro e inédito

Mais um procedimento inédito na região foi realizado pelos médicos do serviço de hemodinâmica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, salvando a vida de um paciente de 90 anos. Os profissionais realizaram um fechamento transcutâneo de orifício patológico gerado por uma válvula implantada cirurgicamente que teve uma complicação. 


“A válvula foi implantada no lugar da válvula aórtica pois houve um vazamento e o sangue estava refluindo patologicamente para o ventrículo esquerdo. O paciente já tinha se submetido à vários procedimentos cardíacos e quanto mais cirurgias mais fica complicada a situação de saúde. Devido a insuficiência cardíaca decidimos por esse procedimento médico no paciente que está se recuperando muito bem”, conta o médico cardiologista intervencionista e diretor técnico do HCSL, Alan Nascimento Paiva.

O médico cardiologista Vicente Paulo Resende Jr. afirma que atualmente o HCSL está apto para realizar procedimentos de alta complexidade, não devendo nada a hospitais de capitais. “Para que as pessoas entendam, neste procedimento usamos um plug vascular (dispositivo oclusor) que fica ao lado válvula aórtica. 


Diante da detecção do defeito, fizemos o procedimento por via transcateter. Nossa equipe está com sentimento de dever cumprido. Sabemos como são raros esses procedimentos em todo o Brasil, sendo que muitas os pacientes tinham que se tratar até fora do país”, explica Vicente Resende.

O HCSL está preparado e equipado para atuar e resolver integralmente as patologias cardíacas, desde as mais simples até as mais complexas, como mostrado recentemente. Os serviços de anestesia, ecocardiografia, enfermagem altamente qualificados que auxiliaram esses procedimentos, são apenas alguns exemplos de competência de profissionais que atuam no Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Em especial, o serviço de Hemodinâmica, representado no HCSL há mais de 20 anos pela empresa HCI-Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva Ltda, atuante na área há 45 anos, presta serviço de qualidade em cinco estados do país e possui profissionais experientes e capazes de realizar o que tem de mais moderno na cardiologia atual. 

“Esse é mais um diferencial desse Hospital que mostra mais uma vez sua importância, realizando procedimentos complexos e modernos, com pouquíssimos casos realizados fora de grandes capitais. As portas estão abertas para que procedimentos como esses sejam cada vez mais uma realidade em nossa instituição, que, apesar de todos os problemas financeiras que enfrenta com a falta de repasses do governo estadual, fornece a estrutura necessária para trabalharmos com segurança”, finaliza Alan Paiva.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...