Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DA UFLA ENCERRAM MISSÃO NO MALI COM OBJETIVOS SOCIOECONÔMICOS


Docentes e pós-graduandos dos departamentos de Ciência do Solo (DCS) e Ciências da Saúde (DSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerram na última sexta-feira, 19, a missão ao país africano do Mali, pelo projeto de cooperação internacional “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali - Cotton Solos".

O projeto é coordenado e financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O principal objetivo é auxiliar os produtores de algodão do país aumentando a produtividade de suas lavouras, oferecendo, ao mesmo tempo, suporte a suas famílias nos cuidados com a alimentação e a saúde. 

Além da UFLA, também está envolvido o governo do Mali, por meio da Companhia Malinense de Desenvolvimento Têxtil.

De 8 a 19 de julho, a equipe participou de encontros e reuniões com autoridades do país africano e trabalhou na coleta de informações que irão subsidiar os planos de intervenção direta nas áreas agrícola e de saúde. 


Os representantes do Departamento de Ciência do Solo realizaram a coleta de amostras de solo e o levantamento de dados topográficos. Por sua vez, o grupo do departamento da Saúde fez o levantamento do processo saúde/doença da comunidade, com análises do solo, da água, da alimentação e do bem-estar geral dos africanos.

“A missão foi muito bem-sucedida. Contamos com a generosa colaboração da população local e dos nossos colegas agrônomos e extensionistas da companhia malinense ao longo de todo o trabalho de campo. Os dados coletados serão analisados no Brasil e no Mali e os resultados serão relatados nos próximos meses”, afirma o professor do Departamento de Ciência do Solo e pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, João José Marques.

Os trabalhos de campo foram realizados em duas aldeias da região produtora de algodão de Sikasso, no sudeste do país: Badiangara e Siani. A missão foi encerrada em Bamako, capital do país, com uma reunião entre a Embaixada do Brasil no Mali, a equipe da UFLA e os representantes da ABC.

Missão em Moçambique
Na semana passada teve início outra missão na África com a participação da UFLA. As ações estão sendo realizadas em Moçambique, por meio do projeto Além do Algodão, uma iniciativa do Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), da ABC e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). A missão termina no próximo dia 27.

A finalidade do programa é auxiliar os produtores familiares de algodão e instituições públicas de países africanos a constituir mercados estáveis para culturas alimentares associadas ao plantio de algodão, bem como para subprodutos gerados da atividade algodoeira. 

A atribuição dos representantes da UFLA na missão foi auxiliar nessa diversificação, tendo como foco a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias agricultoras e o desenvolvimento econômico gerado a partir do escoamento dos produtos em Moçambique.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/