terça-feira, 23 de julho de 2019

REPRESENTANTES DA UFLA ENCERRAM MISSÃO NO MALI COM OBJETIVOS SOCIOECONÔMICOS


Docentes e pós-graduandos dos departamentos de Ciência do Solo (DCS) e Ciências da Saúde (DSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerram na última sexta-feira, 19, a missão ao país africano do Mali, pelo projeto de cooperação internacional “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali - Cotton Solos".

O projeto é coordenado e financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O principal objetivo é auxiliar os produtores de algodão do país aumentando a produtividade de suas lavouras, oferecendo, ao mesmo tempo, suporte a suas famílias nos cuidados com a alimentação e a saúde. 

Além da UFLA, também está envolvido o governo do Mali, por meio da Companhia Malinense de Desenvolvimento Têxtil.

De 8 a 19 de julho, a equipe participou de encontros e reuniões com autoridades do país africano e trabalhou na coleta de informações que irão subsidiar os planos de intervenção direta nas áreas agrícola e de saúde. 


Os representantes do Departamento de Ciência do Solo realizaram a coleta de amostras de solo e o levantamento de dados topográficos. Por sua vez, o grupo do departamento da Saúde fez o levantamento do processo saúde/doença da comunidade, com análises do solo, da água, da alimentação e do bem-estar geral dos africanos.

“A missão foi muito bem-sucedida. Contamos com a generosa colaboração da população local e dos nossos colegas agrônomos e extensionistas da companhia malinense ao longo de todo o trabalho de campo. Os dados coletados serão analisados no Brasil e no Mali e os resultados serão relatados nos próximos meses”, afirma o professor do Departamento de Ciência do Solo e pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, João José Marques.

Os trabalhos de campo foram realizados em duas aldeias da região produtora de algodão de Sikasso, no sudeste do país: Badiangara e Siani. A missão foi encerrada em Bamako, capital do país, com uma reunião entre a Embaixada do Brasil no Mali, a equipe da UFLA e os representantes da ABC.

Missão em Moçambique
Na semana passada teve início outra missão na África com a participação da UFLA. As ações estão sendo realizadas em Moçambique, por meio do projeto Além do Algodão, uma iniciativa do Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), da ABC e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). A missão termina no próximo dia 27.

A finalidade do programa é auxiliar os produtores familiares de algodão e instituições públicas de países africanos a constituir mercados estáveis para culturas alimentares associadas ao plantio de algodão, bem como para subprodutos gerados da atividade algodoeira. 

A atribuição dos representantes da UFLA na missão foi auxiliar nessa diversificação, tendo como foco a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias agricultoras e o desenvolvimento econômico gerado a partir do escoamento dos produtos em Moçambique.

com assessoria

Nenhum comentário: