Pular para o conteúdo principal

UFLA É PARCEIRA DE OBRA REÚNE 10 ANOS DE PESQUISAS EM GESTÃO AMBIENTAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS

O livro é o sétimo volume da série Peixe Vivo, que faz parte do programa da Cemig que tem o mesmo nome

A Companhia Enérgita de Minas Gerais (Cemig) promoveu na última quarta-feira, 5, o lançamento do livro "Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas". 

A edição, realizada em parceria com Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) reúne o resultado de dez anos de pesquisa no desenvolvimento de índices que são aplicadas nos reservatórios da companhia para avaliar a integridade ambiental de bacias hidrográficas onde estão localizadas as usinas, gerando subsídios para uma gestão ambiental mais sustentável.

O lançamento fez parte do evento "O Meio Ambiente e a Cemig", que aconteceu na sede da empresa em Belo Horizonte, abordando as principais ações desenvolvidas pela Cemig relacionados à Gestão Ambiental, também no que diz respeito à rastreabilidade de resíduos, manejo da vegetação, licenciamento ambiental e qualidade da água, além da preservação da fauna aquática.

Segundo Rafael Augusto Fiorine, gerente de Ações e Programas Ambientais e Apoio à Operação da Cemig, o livro reforça o compromisso e o empenho da empresa na preservação das bacias onde atua, bem como no fomento dos estudos relacionados ao assunto. 

“O livro é o sétimo volume da série Peixe Vivo, que faz parte do programa da Cemig que tem o mesmo nome. É um orgulho para nós, da empresa, mais esta edição, que traz os resultados de uma ampla pesquisa que vai beneficiar e subsidiar pesquisadores e estudantes em seus trabalhos”, salienta Rafael Augusto.

Segundo o site da UFMG, a parceria permitiu, nas palavras de um dos seus autores, o professor Marcos Callisto, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, “recursos financeiros para manutenção de estudantes e pesquisadores associados, intercâmbio nacional e internacional com envio e recebimento de pesquisadores, aquisição de equipamentos e materiais de consumo e, o que é mais caro em projetos de pesquisa em ecologia, a realização de intenso trabalho de campo”.

O programa Peixe Vivo, lançado em 2007, tem o objetivo de desenvolver ações destinadas à preservação e manejo sustentável das bacias hidrográficas. 

Os outros livros da série, já lançados, estão disponíveis no neste endereço​. Em breve, será disponibilizado também a sétima edição Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas.​

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...