segunda-feira, 8 de julho de 2019

UFLA É PARCEIRA DE OBRA REÚNE 10 ANOS DE PESQUISAS EM GESTÃO AMBIENTAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS

O livro é o sétimo volume da série Peixe Vivo, que faz parte do programa da Cemig que tem o mesmo nome

A Companhia Enérgita de Minas Gerais (Cemig) promoveu na última quarta-feira, 5, o lançamento do livro "Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas". 

A edição, realizada em parceria com Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) reúne o resultado de dez anos de pesquisa no desenvolvimento de índices que são aplicadas nos reservatórios da companhia para avaliar a integridade ambiental de bacias hidrográficas onde estão localizadas as usinas, gerando subsídios para uma gestão ambiental mais sustentável.

O lançamento fez parte do evento "O Meio Ambiente e a Cemig", que aconteceu na sede da empresa em Belo Horizonte, abordando as principais ações desenvolvidas pela Cemig relacionados à Gestão Ambiental, também no que diz respeito à rastreabilidade de resíduos, manejo da vegetação, licenciamento ambiental e qualidade da água, além da preservação da fauna aquática.

Segundo Rafael Augusto Fiorine, gerente de Ações e Programas Ambientais e Apoio à Operação da Cemig, o livro reforça o compromisso e o empenho da empresa na preservação das bacias onde atua, bem como no fomento dos estudos relacionados ao assunto. 

“O livro é o sétimo volume da série Peixe Vivo, que faz parte do programa da Cemig que tem o mesmo nome. É um orgulho para nós, da empresa, mais esta edição, que traz os resultados de uma ampla pesquisa que vai beneficiar e subsidiar pesquisadores e estudantes em seus trabalhos”, salienta Rafael Augusto.

Segundo o site da UFMG, a parceria permitiu, nas palavras de um dos seus autores, o professor Marcos Callisto, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, “recursos financeiros para manutenção de estudantes e pesquisadores associados, intercâmbio nacional e internacional com envio e recebimento de pesquisadores, aquisição de equipamentos e materiais de consumo e, o que é mais caro em projetos de pesquisa em ecologia, a realização de intenso trabalho de campo”.

O programa Peixe Vivo, lançado em 2007, tem o objetivo de desenvolver ações destinadas à preservação e manejo sustentável das bacias hidrográficas. 

Os outros livros da série, já lançados, estão disponíveis no neste endereço​. Em breve, será disponibilizado também a sétima edição Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas.​

Nenhum comentário: