Pular para o conteúdo principal

CIENTISTAS DO VIRGINIA TECH CONHECEM PROJETOS DA UFLA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS


Pesquisadores da Virginia Polytechnic Institute e State University (Virginia Tech) estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) entre os dias 7 e 9 para conhecer os projetos desenvolvidos pela Universidade na área de ciências florestais e estabelecer as próximas etapas para efetivação das parcerias previstas no Protocolo de Intenções entre as duas instituições, assinado em 25 de fevereiro deste ano.

Representantes do instituto americano visitaram Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) da universidade, vinculado ao Departamento de Ciências Florestais (DCF), e se reuniram com o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. 

Os cientistas se inteiraram sobre os projetos de manejo florestal realizados de forma conjunta com outras instituições, como é o caso do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) desenvolvido em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro - o sistema é a maior plataforma para armazenamento de dados ambientais existente no mundo, integrando e gerenciando os dados ambientais dos imóveis rurais de todo o Brasil levantados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O pesquisador Harold Burkhart, pioneiro nos estudos sobre biometria florestal no mundo, ressaltou que ambas as instituições terão ganhos com os projetos desenvolvidos em parceria. “Estou muito impressionado com o trabalho acadêmico e tecnológico de ponta desenvolvido na UFLA. É muito natural que haja essa aproximação para a criação de novos projetos. Essa cooperação vai trazer benefícios mútuos”, explicou o cientista da Virginia Tech.

Ressaltando a estrutura e o capital humano da UFLA, a pesquisadora da instituição americana Stella Zucchetti Schons do Valle reforçou que se dedicará para que o acordo apresente ótimos resultados em intercâmbio e produção de conhecimentos e tecnologias conjuntas nas áreas de economia, manejo e biomestria florestal, pesquisa operacional, inventário florestal e geoprocessamento.

O reitor da UFLA José Roberto Scolforo salientou a importância desse trabalho de cooperação, resultado de esforços de negociação feitos em 2018. 

“A Virginia Tech possui uma grande gama de professores qualificados, como Harold Burkhart, que pode ser considerado o ‘pai’ da biometria florestal. Então, é uma parceria bastante estratégica para que a UFLA amplie seus projetos, ao mesmo tempo em que fortalece as ações de internacionalização da Universidade como um todo. “

Localizada em Blacksburg, no estado da Virgínia, a Virginia Tech possui 110 bacharelados, 170 programas de mestrado e doutorado e mais de 34 mil estudantes. Profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em algum tipo de colaboração com a Virginia Tech já podem procurar pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), para conhecer mais detalhes a respeito da cooperação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.