Pesquisadores da Virginia Polytechnic Institute e State University (Virginia Tech) estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) entre os dias 7 e 9 para conhecer os projetos desenvolvidos pela Universidade na área de ciências florestais e estabelecer as próximas etapas para efetivação das parcerias previstas no Protocolo de Intenções entre as duas instituições, assinado em 25 de fevereiro deste ano.
Representantes do instituto americano visitaram Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) da universidade, vinculado ao Departamento de Ciências Florestais (DCF), e se reuniram com o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.
Os cientistas se inteiraram sobre os projetos de manejo florestal realizados de forma conjunta com outras instituições, como é o caso do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) desenvolvido em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro - o sistema é a maior plataforma para armazenamento de dados ambientais existente no mundo, integrando e gerenciando os dados ambientais dos imóveis rurais de todo o Brasil levantados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O pesquisador Harold Burkhart, pioneiro nos estudos sobre biometria florestal no mundo, ressaltou que ambas as instituições terão ganhos com os projetos desenvolvidos em parceria. “Estou muito impressionado com o trabalho acadêmico e tecnológico de ponta desenvolvido na UFLA. É muito natural que haja essa aproximação para a criação de novos projetos. Essa cooperação vai trazer benefícios mútuos”, explicou o cientista da Virginia Tech.
Ressaltando a estrutura e o capital humano da UFLA, a pesquisadora da instituição americana Stella Zucchetti Schons do Valle reforçou que se dedicará para que o acordo apresente ótimos resultados em intercâmbio e produção de conhecimentos e tecnologias conjuntas nas áreas de economia, manejo e biomestria florestal, pesquisa operacional, inventário florestal e geoprocessamento.
O reitor da UFLA José Roberto Scolforo salientou a importância desse trabalho de cooperação, resultado de esforços de negociação feitos em 2018.
“A Virginia Tech possui uma grande gama de professores qualificados, como Harold Burkhart, que pode ser considerado o ‘pai’ da biometria florestal. Então, é uma parceria bastante estratégica para que a UFLA amplie seus projetos, ao mesmo tempo em que fortalece as ações de internacionalização da Universidade como um todo. “
Localizada em Blacksburg, no estado da Virgínia, a Virginia Tech possui 110 bacharelados, 170 programas de mestrado e doutorado e mais de 34 mil estudantes. Profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em algum tipo de colaboração com a Virginia Tech já podem procurar pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), para conhecer mais detalhes a respeito da cooperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário