quinta-feira, 8 de agosto de 2019

CRIANÇAS CONSCIENTIZAM SOCIEDADE SOBRE TRÂNSITO SEGURO NO DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE

Segundo estudo da Arteris, cerca de 65% dos motoristas, quando estão na condição de pedestre, não utilizam as faixas e passarelas

Hoje, quinta-feira, 8, é comemorado o Dia Internacional do Pedestre. Para marcar a data, alunos da E. M. Antônio Florêncio Nogueira, participante do Projeto Escola Arteris, realizarão uma passeata e uma “blitz educativa” para pedestres e motoristas em Careaçu, no Sul de Minas. O objetivo é alertar a população sobre o uso da faixa de segurança e travessia em passarelas.

De acordo com o estudo realizado pela Arteris com 387 motoristas mineiros, entre os dias 17 e 28 de agosto de 2018, cerca de 65% dos entrevistados, quando estão na condição de pedestre, nem sempre utilizam as faixas e passarelas para fazer a travessia. 

“Infelizmente ainda existe muito desrespeito, falta de atenção e excesso de velocidade que colocam a vida do pedestre em risco. Por outro lado, os pedestres devem sempre sinalizar a sua intenção, verificar se todos os veículos pararam e se há condições seguras de travessia. E claro, onde há passarela, a população deve utilizá-la, sempre”, ressalta Luciano Louzane, diretor de operações da Fernão Dias.

A ação terá início às 15h, na Praça José Procópio Junqueira, região central da cidade. Juntamente com a equipe da Arteris Fernão Dias, os alunos irão distribuir folhetos com dicas de travessia segura para pedestres e orientar a população sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.

"O pedestre está entre os grupos de maior vulnerabilidade no trânsito. Para minimizar os acidentes é importante lembrar que em determinado momento, todos somos pedestres. Respeito ao próximo é primordial para construção de um trânsito seguro e harmônico”, afirma coordenadora de sustentabilidade da Arteris, Maria José Finardi.

Dicas de segurança para pedestre
Para evitar acidentes, o pedestre deve ficar atento ao trânsito e evitar o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto caminha. As condições de visão, audição e reflexos são importantes para a segurança. Ouvir música ou manusear o celular pode se tornar uma distração e impedir que o pedestre ouça a buzina de um carro, por exemplo.

Nenhum comentário: