Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS CONSCIENTIZAM SOCIEDADE SOBRE TRÂNSITO SEGURO NO DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE

Segundo estudo da Arteris, cerca de 65% dos motoristas, quando estão na condição de pedestre, não utilizam as faixas e passarelas

Hoje, quinta-feira, 8, é comemorado o Dia Internacional do Pedestre. Para marcar a data, alunos da E. M. Antônio Florêncio Nogueira, participante do Projeto Escola Arteris, realizarão uma passeata e uma “blitz educativa” para pedestres e motoristas em Careaçu, no Sul de Minas. O objetivo é alertar a população sobre o uso da faixa de segurança e travessia em passarelas.

De acordo com o estudo realizado pela Arteris com 387 motoristas mineiros, entre os dias 17 e 28 de agosto de 2018, cerca de 65% dos entrevistados, quando estão na condição de pedestre, nem sempre utilizam as faixas e passarelas para fazer a travessia. 

“Infelizmente ainda existe muito desrespeito, falta de atenção e excesso de velocidade que colocam a vida do pedestre em risco. Por outro lado, os pedestres devem sempre sinalizar a sua intenção, verificar se todos os veículos pararam e se há condições seguras de travessia. E claro, onde há passarela, a população deve utilizá-la, sempre”, ressalta Luciano Louzane, diretor de operações da Fernão Dias.

A ação terá início às 15h, na Praça José Procópio Junqueira, região central da cidade. Juntamente com a equipe da Arteris Fernão Dias, os alunos irão distribuir folhetos com dicas de travessia segura para pedestres e orientar a população sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.

"O pedestre está entre os grupos de maior vulnerabilidade no trânsito. Para minimizar os acidentes é importante lembrar que em determinado momento, todos somos pedestres. Respeito ao próximo é primordial para construção de um trânsito seguro e harmônico”, afirma coordenadora de sustentabilidade da Arteris, Maria José Finardi.

Dicas de segurança para pedestre
Para evitar acidentes, o pedestre deve ficar atento ao trânsito e evitar o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto caminha. As condições de visão, audição e reflexos são importantes para a segurança. Ouvir música ou manusear o celular pode se tornar uma distração e impedir que o pedestre ouça a buzina de um carro, por exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.