Pular para o conteúdo principal

DESAFIO DE CYBER SEGURANÇA PROTEGERÁ REDES DE TELECOMUNICAÇÕES DE ATAQUES HACKERS

Competição será realizada durante a Semana das Telecomunicações, que nesta edição traz a segurança cibernética como um dos principais assuntos durante palestras, workshops e minicursos

Em meio a tantas notícias em volta de casos de vazamentos de informações e invasões no meio virtual, o curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel promove pela primeira vez para alunos da instituição - localizada em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, um desafio onde o objetivo é a proteção de ataques e invasões de hackers. 

O desafio será um dos destaques da Semana das Telecomunicações deste ano que trará em sua edição diversas discussões e debates sobre a segurança cibernética. A Semana contará ainda com palestras, workshops e minicursos entre os dias 19 a 24 de agosto.

A competição de Cyber Security, denominada de CTF_Inatel Telecom Challenge, será realizada no sábado, dia 24 de agosto e fará com que os alunos aprendam e testem seus conhecimentos sobre segurança de redes de telecomunicações e invasão de sistemas em um ambiente controlado. Os alunos terão que resolver na prática quatro desafios que envolverão simulações de invasão a redes de comunicações privadas.

Com a realização do desafio, os alunos poderão vivenciar na prática a proteção destas redes contra ataques, ameaças, violações e o uso não autorizado de dados. Os alunos participantes do CTF_Inatel Telecom Challenge concorrerão a prêmios. 


O primeiro colocado será contemplado com uma participação na iniciação científica no novo laboratório do Inatel, o CS&I Lab, do curso de Engenharia de Telecomunicações, voltado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas em Cyber Security e Internet das Coisas – IoT. As inscrições são exclusivas para os alunos do Inatel.

Para o professor Marcelo Marques, Coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e Coordenador geral do CS&I Lab, a promoção de uma competição como esta, em que o aluno aprende, aplica e testa seus conhecimentos em uma simulação real dos aspectos relacionados a cyber segurança das redes de telecomunicações, possibilita não só um grande aprendizado, mas também, uma formação diferenciada ao aluno, levando-o a se destacar no mercado de trabalho.

ShowCase
O Inatel também preparou uma programação especial com showcases para o público que irá prestigiar a Semana das Telecomunicações. As pesquisas conduzidas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) e pelo Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) serão expostas e o público poderá conhecer de perto os protótipos e os equipamentos utilizados pelos pesquisadores do Inatel.

CRR e 5G Range
Nesta demonstração, os participantes poderão ver o mais recente transceptor 5G desenvolvido no Inatel e que está revolucionando as aplicações nas áreas de agronegócios, com a oferta de uma cobertura de mais de 50 km com taxas acima de 50 Mbps. Interaja com a mais recente tecnologia em comunicações móveis do Inatel e veja qual será o futuro das Redes 5G no Brasil. 

O CRR pesquisa, desenvolve e implementa soluções para tornar as Redes 5G ainda mais atrativas para o cenário brasileiro. As atuais pesquisas, focadas no desenvolvimento de uma Rede 5G para áreas remotas, visa vencer todos os obstáculos para a verdadeira universalização do acesso à Internet.


Telecom
O 5G também estará presente no do Laboratório WOCA do Inatel. Os participantes terão a oportunidade de testar transmissões 5G da ordem de Gb/s baseadas em sistemas convergentes Fibra/Wireless e antenas de alto desempenho, desenvolvidas nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel. 

A apresentação contará também com um show-room de antenas e componentes de RF baseados em fotônica aplicados a 5G e radares para diversas faixas de frequência, incluindo ondas milimétricas (frequência superiores a 30 GHz).

Programação completa
A Semana das Telecomunicações também contempla muitas palestras, painéis e minicursos. As atividades desta edição foram divididas em trilhas. A cada dia, o participante poderá participar de ações voltadas para os temas de Simulação Eletromagnética, Conectividade Óptica de alto desempenho, Software na Engenharia de Telecomunicações e a Segurança Cibernética.

A participação nas atividades da Semana das Telecomunicações é aberta ao público. Para a participação nos minicursos os interessados devem se inscrever pelo site oficial da semana. Para as demais participações não há necessidade de inscrições. A programação completa da Semana pode ser consultada em www.inatel.br/semanadatelecom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...