Pular para o conteúdo principal

DESAFIO DE CYBER SEGURANÇA PROTEGERÁ REDES DE TELECOMUNICAÇÕES DE ATAQUES HACKERS

Competição será realizada durante a Semana das Telecomunicações, que nesta edição traz a segurança cibernética como um dos principais assuntos durante palestras, workshops e minicursos

Em meio a tantas notícias em volta de casos de vazamentos de informações e invasões no meio virtual, o curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel promove pela primeira vez para alunos da instituição - localizada em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, um desafio onde o objetivo é a proteção de ataques e invasões de hackers. 

O desafio será um dos destaques da Semana das Telecomunicações deste ano que trará em sua edição diversas discussões e debates sobre a segurança cibernética. A Semana contará ainda com palestras, workshops e minicursos entre os dias 19 a 24 de agosto.

A competição de Cyber Security, denominada de CTF_Inatel Telecom Challenge, será realizada no sábado, dia 24 de agosto e fará com que os alunos aprendam e testem seus conhecimentos sobre segurança de redes de telecomunicações e invasão de sistemas em um ambiente controlado. Os alunos terão que resolver na prática quatro desafios que envolverão simulações de invasão a redes de comunicações privadas.

Com a realização do desafio, os alunos poderão vivenciar na prática a proteção destas redes contra ataques, ameaças, violações e o uso não autorizado de dados. Os alunos participantes do CTF_Inatel Telecom Challenge concorrerão a prêmios. 


O primeiro colocado será contemplado com uma participação na iniciação científica no novo laboratório do Inatel, o CS&I Lab, do curso de Engenharia de Telecomunicações, voltado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas em Cyber Security e Internet das Coisas – IoT. As inscrições são exclusivas para os alunos do Inatel.

Para o professor Marcelo Marques, Coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e Coordenador geral do CS&I Lab, a promoção de uma competição como esta, em que o aluno aprende, aplica e testa seus conhecimentos em uma simulação real dos aspectos relacionados a cyber segurança das redes de telecomunicações, possibilita não só um grande aprendizado, mas também, uma formação diferenciada ao aluno, levando-o a se destacar no mercado de trabalho.

ShowCase
O Inatel também preparou uma programação especial com showcases para o público que irá prestigiar a Semana das Telecomunicações. As pesquisas conduzidas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) e pelo Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) serão expostas e o público poderá conhecer de perto os protótipos e os equipamentos utilizados pelos pesquisadores do Inatel.

CRR e 5G Range
Nesta demonstração, os participantes poderão ver o mais recente transceptor 5G desenvolvido no Inatel e que está revolucionando as aplicações nas áreas de agronegócios, com a oferta de uma cobertura de mais de 50 km com taxas acima de 50 Mbps. Interaja com a mais recente tecnologia em comunicações móveis do Inatel e veja qual será o futuro das Redes 5G no Brasil. 

O CRR pesquisa, desenvolve e implementa soluções para tornar as Redes 5G ainda mais atrativas para o cenário brasileiro. As atuais pesquisas, focadas no desenvolvimento de uma Rede 5G para áreas remotas, visa vencer todos os obstáculos para a verdadeira universalização do acesso à Internet.


Telecom
O 5G também estará presente no do Laboratório WOCA do Inatel. Os participantes terão a oportunidade de testar transmissões 5G da ordem de Gb/s baseadas em sistemas convergentes Fibra/Wireless e antenas de alto desempenho, desenvolvidas nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel. 

A apresentação contará também com um show-room de antenas e componentes de RF baseados em fotônica aplicados a 5G e radares para diversas faixas de frequência, incluindo ondas milimétricas (frequência superiores a 30 GHz).

Programação completa
A Semana das Telecomunicações também contempla muitas palestras, painéis e minicursos. As atividades desta edição foram divididas em trilhas. A cada dia, o participante poderá participar de ações voltadas para os temas de Simulação Eletromagnética, Conectividade Óptica de alto desempenho, Software na Engenharia de Telecomunicações e a Segurança Cibernética.

A participação nas atividades da Semana das Telecomunicações é aberta ao público. Para a participação nos minicursos os interessados devem se inscrever pelo site oficial da semana. Para as demais participações não há necessidade de inscrições. A programação completa da Semana pode ser consultada em www.inatel.br/semanadatelecom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...