Pular para o conteúdo principal

NOVAS ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR O GASTO ENERGÉTICO NA PRODUÇÃO DE NANOFIBRAS DE CELULOSE


A celulose é um importante produto de exportação brasileiro, obtido principalmente de florestas de pinus e eucalipto. As fibras de celulose podem ser utilizadas para diversos fins, porém o gasto energético de alguns tratamentos ainda influencia sua utilização no setor industrial. 

Por isso, pesquisas são realizadas no intuito de contribuir para a diminuição do uso de energia no processo. Uma dessas pesquisas foi realizada por pós-graduandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

“Nossa intenção foi analisar os pré-tratamentos químicos e enzimáticos que são aplicados nas fibras de eucalipto e de pinus, para saber se esses processos podem gerar mais dislocation na fibra e, assim, contribuir para que a desfibrilação possa ser mais rápida, consumindo menos energia”, comenta a doutoranda em Engenharia de Biomateriais, Maressa Carvalho Mendonça.

A dislocation é uma região irregular da parede celular da fibra celulósica, que pode ser natural ou gerada devido a algum esforço mecânico. Porém, a presença das dislocations nas fibras da madeira pode comprometer sua resistência. 

Já a desfibrilação é o processo que transforma as fibras da madeira em uma espécie de ‘gel’, para que seja possível a separação das nanofibrilas e, por consequência, torne o produto maleável para o uso, servindo para fazer embalagens, por exemplo.

O estudo, desenvolvido sob a coordenação do professor Gustavo Henrique Denzin Tonoli, teve início em 2017 e é dividido em duas partes: a aplicação desses tratamentos químicos e o estudo sobre a consequência desses tratamentos na fibra. 

“Nessa segunda etapa, avaliamos as dislocations com uso de um microscópio com luz polarizada, que nos proporcionou imagens desse material para que pudéssemos quantificar essas irregularidades existentes em toda a extensão das fibras, avaliando comprimento, diâmetro e arcamento das fibras”, explica Alisson Farley Soares Durães, engenheiro florestal, mestre e doutorando em Ciência e Tecnologia da Madeira.

Conforme os pesquisadores, os resultados da pesquisa provaram que a aplicação de pré-tratamentos químicos, enzimáticos e mecânicos nas fibras pode afetar a integridade da fibra, criando dislocations e levando à redução do consumo energético quando aplicado em escala industrial. 

O estudo intitulado “Avaliação das Dislocations em Polpas de Celulose Submetidos a Pré-Tratamentos” foi premiado como o terceiro melhor pôster da Conferência Internacional TAPPI Nano 2019, realizada este ano no Japão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...