Pular para o conteúdo principal

NOVAS ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR O GASTO ENERGÉTICO NA PRODUÇÃO DE NANOFIBRAS DE CELULOSE


A celulose é um importante produto de exportação brasileiro, obtido principalmente de florestas de pinus e eucalipto. As fibras de celulose podem ser utilizadas para diversos fins, porém o gasto energético de alguns tratamentos ainda influencia sua utilização no setor industrial. 

Por isso, pesquisas são realizadas no intuito de contribuir para a diminuição do uso de energia no processo. Uma dessas pesquisas foi realizada por pós-graduandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

“Nossa intenção foi analisar os pré-tratamentos químicos e enzimáticos que são aplicados nas fibras de eucalipto e de pinus, para saber se esses processos podem gerar mais dislocation na fibra e, assim, contribuir para que a desfibrilação possa ser mais rápida, consumindo menos energia”, comenta a doutoranda em Engenharia de Biomateriais, Maressa Carvalho Mendonça.

A dislocation é uma região irregular da parede celular da fibra celulósica, que pode ser natural ou gerada devido a algum esforço mecânico. Porém, a presença das dislocations nas fibras da madeira pode comprometer sua resistência. 

Já a desfibrilação é o processo que transforma as fibras da madeira em uma espécie de ‘gel’, para que seja possível a separação das nanofibrilas e, por consequência, torne o produto maleável para o uso, servindo para fazer embalagens, por exemplo.

O estudo, desenvolvido sob a coordenação do professor Gustavo Henrique Denzin Tonoli, teve início em 2017 e é dividido em duas partes: a aplicação desses tratamentos químicos e o estudo sobre a consequência desses tratamentos na fibra. 

“Nessa segunda etapa, avaliamos as dislocations com uso de um microscópio com luz polarizada, que nos proporcionou imagens desse material para que pudéssemos quantificar essas irregularidades existentes em toda a extensão das fibras, avaliando comprimento, diâmetro e arcamento das fibras”, explica Alisson Farley Soares Durães, engenheiro florestal, mestre e doutorando em Ciência e Tecnologia da Madeira.

Conforme os pesquisadores, os resultados da pesquisa provaram que a aplicação de pré-tratamentos químicos, enzimáticos e mecânicos nas fibras pode afetar a integridade da fibra, criando dislocations e levando à redução do consumo energético quando aplicado em escala industrial. 

O estudo intitulado “Avaliação das Dislocations em Polpas de Celulose Submetidos a Pré-Tratamentos” foi premiado como o terceiro melhor pôster da Conferência Internacional TAPPI Nano 2019, realizada este ano no Japão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/