Pular para o conteúdo principal

STARTUP DE VARGINHA RECEBE PRÊMIO NACIONAL

Empresa foi considerada uma das mais desejadas pelo mercado corporativo

A startup Simplifica Fretes, de Varginha, foi considerada, mais uma vez, uma das mais atraentes do mercado. A conclusão é da edição 2019 do ranking “Top 100 Open Startups”, no qual a empresa mineira ficou em 9º lugar no ranking geral e em 1º na categoria marketplace, entre mais de 8.600 empresas cadastradas. 

O ranking elenca startups com negócios considerados inovadores e escaláveis, ou seja, que gere renda, empregos e impacto, sem precisar de muito recurso. Também são considerados critérios, como relacionamento com grandes empresas e investimentos recebidos.

A seleção deste ano foi feita com base na opinião de 15 mil executivos de mais de 2,2 mil empresas, com faturamento de 100 milhões de reais ou mais. A pesquisa é realizada desde 2016 pela “100 Open Startup”, plataforma internacional que faz a conexão entre grandes empresas e startups. 

O evento e premiação aconteceram na última semana, entre os dias 23/07 e 25/07, e foi destaque na revista Exame: https://exame.abril.com.br/pme/as-100-startups-brasileiras-mais-desejadas-pelas-empresas/

“O resultado foi bastante satisfatório, consequência do esforço e dedicação ao longo da nossa trajetória. Agora, vamos conseguir criar mais autoridade para consolidar a nossa solução dentro do mercado”, comenta Eduardo Labre, um dos sócios fundadores da Simplifica Fretes. 

Este foi o segundo ano que a empresa apareceu no ranking Top 100 Open Startups. Em 2018, ela foi ranqueada como a 2ª startup mais atraente do setor de tecnologia em logística e transportes.

Inovação
A Simplifica Fretes decidiu inovar e facilitar a rotina de empresas que trabalham com importação e exportação de mercadorias. Através de uma plataforma online, o cliente da startup inclui dados, como: local de coleta, destino, valor da mercadoria, peso e dimensão. Automaticamente o sistema dispara a demanda para as transportadoras, que verificam o veículo mais próximo do local de coleta e fazem a oferta do frete, pela da plataforma. 

“É uma ferramenta que se assemelha ao Uber, só que de transporte de cargas entre portos, aeroportos e indústrias”, explica Eduardo.

A empresa surgiu da ideia de três ex-colegas de trabalho, que há pouco mais de três anos eram funcionários de uma empresa tradicional de comércio exterior, em Varginha, e estavam cansados de enfrentar as mesmas dificuldades para localizar com rapidez transportadoras que pudessem prestar um serviço ágil e de qualidade. “Um dia nós paramos e decidimos resolver o problema. Foi aí que surgiu a ideia de criar uma plataforma digital de logística”, comenta Davi Santiago, outro sócio da Simplifica Fretes.

Mas a empresa só nasceria um pouco mais tarde. Com o projeto na cabeça, os três amigos procuraram o Sebrae Minas, em Varginha, onde apresentaram a ideia e receberam orientação especializada. “O Sebrae foi o primeiro órgão que decidimos procurar. Foi lá que conhecemos pela primeira vez o conceito de startup, que se encaixava na nossa proposta. Como a gente não era do ramo de tecnologia, ainda não estávamos acostumados”, relembra Eduardo Labre.

Com o suporte do Sebrae, eles criaram um plano de negócios e em seguida foram selecionados para participar do ‘Sebraetec’, programa que oferece consultoria especializada aos empreendedores. O Sebrae subsidia 70% dos custos da contratação de uma empresa de mercado, para desenvolver uma solução inovadora ou tecnológica. 

E dessa forma, a Simplifica Fretes conseguiu desenvolver o software de gestão de fretes e ainda testar a funcionalidade. Após as validações com possíveis clientes, foi lançada a primeira versão da plataforma que está no ar atualmente.

“O mercado de comércio exterior é grande, há muitas oportunidades e movimenta muito dinheiro. Existem empresas que atuam nesse setor, que muitas vezes são carentes de serviços que estejam alinhados com a logística e com a tecnologia. A Simplifica Fretes conseguiu aliar as duas coisas. É uma empresa de logística, que atua no digital”, comenta Tatiana Bastos, analista do Sebrae Minas.

com assessoria do Sebrae-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...