Pular para o conteúdo principal

STARTUP DE VARGINHA RECEBE PRÊMIO NACIONAL

Empresa foi considerada uma das mais desejadas pelo mercado corporativo

A startup Simplifica Fretes, de Varginha, foi considerada, mais uma vez, uma das mais atraentes do mercado. A conclusão é da edição 2019 do ranking “Top 100 Open Startups”, no qual a empresa mineira ficou em 9º lugar no ranking geral e em 1º na categoria marketplace, entre mais de 8.600 empresas cadastradas. 

O ranking elenca startups com negócios considerados inovadores e escaláveis, ou seja, que gere renda, empregos e impacto, sem precisar de muito recurso. Também são considerados critérios, como relacionamento com grandes empresas e investimentos recebidos.

A seleção deste ano foi feita com base na opinião de 15 mil executivos de mais de 2,2 mil empresas, com faturamento de 100 milhões de reais ou mais. A pesquisa é realizada desde 2016 pela “100 Open Startup”, plataforma internacional que faz a conexão entre grandes empresas e startups. 

O evento e premiação aconteceram na última semana, entre os dias 23/07 e 25/07, e foi destaque na revista Exame: https://exame.abril.com.br/pme/as-100-startups-brasileiras-mais-desejadas-pelas-empresas/

“O resultado foi bastante satisfatório, consequência do esforço e dedicação ao longo da nossa trajetória. Agora, vamos conseguir criar mais autoridade para consolidar a nossa solução dentro do mercado”, comenta Eduardo Labre, um dos sócios fundadores da Simplifica Fretes. 

Este foi o segundo ano que a empresa apareceu no ranking Top 100 Open Startups. Em 2018, ela foi ranqueada como a 2ª startup mais atraente do setor de tecnologia em logística e transportes.

Inovação
A Simplifica Fretes decidiu inovar e facilitar a rotina de empresas que trabalham com importação e exportação de mercadorias. Através de uma plataforma online, o cliente da startup inclui dados, como: local de coleta, destino, valor da mercadoria, peso e dimensão. Automaticamente o sistema dispara a demanda para as transportadoras, que verificam o veículo mais próximo do local de coleta e fazem a oferta do frete, pela da plataforma. 

“É uma ferramenta que se assemelha ao Uber, só que de transporte de cargas entre portos, aeroportos e indústrias”, explica Eduardo.

A empresa surgiu da ideia de três ex-colegas de trabalho, que há pouco mais de três anos eram funcionários de uma empresa tradicional de comércio exterior, em Varginha, e estavam cansados de enfrentar as mesmas dificuldades para localizar com rapidez transportadoras que pudessem prestar um serviço ágil e de qualidade. “Um dia nós paramos e decidimos resolver o problema. Foi aí que surgiu a ideia de criar uma plataforma digital de logística”, comenta Davi Santiago, outro sócio da Simplifica Fretes.

Mas a empresa só nasceria um pouco mais tarde. Com o projeto na cabeça, os três amigos procuraram o Sebrae Minas, em Varginha, onde apresentaram a ideia e receberam orientação especializada. “O Sebrae foi o primeiro órgão que decidimos procurar. Foi lá que conhecemos pela primeira vez o conceito de startup, que se encaixava na nossa proposta. Como a gente não era do ramo de tecnologia, ainda não estávamos acostumados”, relembra Eduardo Labre.

Com o suporte do Sebrae, eles criaram um plano de negócios e em seguida foram selecionados para participar do ‘Sebraetec’, programa que oferece consultoria especializada aos empreendedores. O Sebrae subsidia 70% dos custos da contratação de uma empresa de mercado, para desenvolver uma solução inovadora ou tecnológica. 

E dessa forma, a Simplifica Fretes conseguiu desenvolver o software de gestão de fretes e ainda testar a funcionalidade. Após as validações com possíveis clientes, foi lançada a primeira versão da plataforma que está no ar atualmente.

“O mercado de comércio exterior é grande, há muitas oportunidades e movimenta muito dinheiro. Existem empresas que atuam nesse setor, que muitas vezes são carentes de serviços que estejam alinhados com a logística e com a tecnologia. A Simplifica Fretes conseguiu aliar as duas coisas. É uma empresa de logística, que atua no digital”, comenta Tatiana Bastos, analista do Sebrae Minas.

com assessoria do Sebrae-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...