sexta-feira, 2 de agosto de 2019

STARTUP DE VARGINHA RECEBE PRÊMIO NACIONAL

Empresa foi considerada uma das mais desejadas pelo mercado corporativo

A startup Simplifica Fretes, de Varginha, foi considerada, mais uma vez, uma das mais atraentes do mercado. A conclusão é da edição 2019 do ranking “Top 100 Open Startups”, no qual a empresa mineira ficou em 9º lugar no ranking geral e em 1º na categoria marketplace, entre mais de 8.600 empresas cadastradas. 

O ranking elenca startups com negócios considerados inovadores e escaláveis, ou seja, que gere renda, empregos e impacto, sem precisar de muito recurso. Também são considerados critérios, como relacionamento com grandes empresas e investimentos recebidos.

A seleção deste ano foi feita com base na opinião de 15 mil executivos de mais de 2,2 mil empresas, com faturamento de 100 milhões de reais ou mais. A pesquisa é realizada desde 2016 pela “100 Open Startup”, plataforma internacional que faz a conexão entre grandes empresas e startups. 

O evento e premiação aconteceram na última semana, entre os dias 23/07 e 25/07, e foi destaque na revista Exame: https://exame.abril.com.br/pme/as-100-startups-brasileiras-mais-desejadas-pelas-empresas/

“O resultado foi bastante satisfatório, consequência do esforço e dedicação ao longo da nossa trajetória. Agora, vamos conseguir criar mais autoridade para consolidar a nossa solução dentro do mercado”, comenta Eduardo Labre, um dos sócios fundadores da Simplifica Fretes. 

Este foi o segundo ano que a empresa apareceu no ranking Top 100 Open Startups. Em 2018, ela foi ranqueada como a 2ª startup mais atraente do setor de tecnologia em logística e transportes.

Inovação
A Simplifica Fretes decidiu inovar e facilitar a rotina de empresas que trabalham com importação e exportação de mercadorias. Através de uma plataforma online, o cliente da startup inclui dados, como: local de coleta, destino, valor da mercadoria, peso e dimensão. Automaticamente o sistema dispara a demanda para as transportadoras, que verificam o veículo mais próximo do local de coleta e fazem a oferta do frete, pela da plataforma. 

“É uma ferramenta que se assemelha ao Uber, só que de transporte de cargas entre portos, aeroportos e indústrias”, explica Eduardo.

A empresa surgiu da ideia de três ex-colegas de trabalho, que há pouco mais de três anos eram funcionários de uma empresa tradicional de comércio exterior, em Varginha, e estavam cansados de enfrentar as mesmas dificuldades para localizar com rapidez transportadoras que pudessem prestar um serviço ágil e de qualidade. “Um dia nós paramos e decidimos resolver o problema. Foi aí que surgiu a ideia de criar uma plataforma digital de logística”, comenta Davi Santiago, outro sócio da Simplifica Fretes.

Mas a empresa só nasceria um pouco mais tarde. Com o projeto na cabeça, os três amigos procuraram o Sebrae Minas, em Varginha, onde apresentaram a ideia e receberam orientação especializada. “O Sebrae foi o primeiro órgão que decidimos procurar. Foi lá que conhecemos pela primeira vez o conceito de startup, que se encaixava na nossa proposta. Como a gente não era do ramo de tecnologia, ainda não estávamos acostumados”, relembra Eduardo Labre.

Com o suporte do Sebrae, eles criaram um plano de negócios e em seguida foram selecionados para participar do ‘Sebraetec’, programa que oferece consultoria especializada aos empreendedores. O Sebrae subsidia 70% dos custos da contratação de uma empresa de mercado, para desenvolver uma solução inovadora ou tecnológica. 

E dessa forma, a Simplifica Fretes conseguiu desenvolver o software de gestão de fretes e ainda testar a funcionalidade. Após as validações com possíveis clientes, foi lançada a primeira versão da plataforma que está no ar atualmente.

“O mercado de comércio exterior é grande, há muitas oportunidades e movimenta muito dinheiro. Existem empresas que atuam nesse setor, que muitas vezes são carentes de serviços que estejam alinhados com a logística e com a tecnologia. A Simplifica Fretes conseguiu aliar as duas coisas. É uma empresa de logística, que atua no digital”, comenta Tatiana Bastos, analista do Sebrae Minas.

com assessoria do Sebrae-MG

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