Pular para o conteúdo principal

UninCor CEDE ESPAÇO PARA ORGANIZAÇÃO QUE ACOLHE DEPENDENTES QUÍMICOS


Na última semana, a Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) realizou uma cerimônia para entrega das chaves do Sítio Espraiadinho para o Grupo de Resgate Amigos de Deus. Para o evento, que ocorreu no próprio sítio, localizado no bairro Dharma, estiveram presentes, a pró-reitora administrativa, Viviane Barbosa, o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, Ricardo Junqueira Del Carlo, colaboradores, professores e coordenadores de curso da universidade, idealizadores da instituição filantrópica, além de representantes da sociedade civil e entidades de classe.

O Grupo de Resgate Amigos de Deus é uma instituição sem fins lucrativos que acolhe dependentes químicos e os auxilia, por meio da metodologia de discipulado cristão, no processo de largar o vício. O grupo promove um tratamento de forma sistêmica, envolvendo os dependentes na busca pela melhor qualidade de vida no meio familiar e na sociedade.

A metodologia adotada no projeto existe há 60 anos, e foi idealizada pelo pastor David Wilkerson, em Nova York/ EUA. Em Três Corações, o gerente de uma pedreira, Sebastião Francisco Bastos, e o consultor ambiental e topógrafo, Stéfhano Jammié de Lemos Porto, serão os responsáveis por implantar e adequar o sistema. Mas, para que seja iniciado, era necessário um local onde os acolhidos pudessem viver, enquanto passam pelo tratamento.

Com área de aproximadamente sete hectares, o sítio possui casa, pomar e terreno arado para plantio. De acordo com a pró-reitora administrativa da UninCor, Viviane Barbosa, a instituição de ensino será uma das parceiras na realização do projeto. 

“Além de ceder o espaço para que os acolhidos vivam, a UninCor, por meio dos seus cursos, oferecerá atendimentos nutricional, odontológico e psicológico aos pacientes, que também aprenderão sobre plantio e manejo da terra, com os estudantes de Agronomia. Desta forma, o sítio será autossustentável, pois os moradores plantarão quase todos os alimentos necessários para a sua sobrevivência”, afirma.

Porém, a participação de toda a sociedade é essencial para o sucesso do projeto. “Este é apenas o início, pois já recebemos a casa. Mas, ainda precisamos de móveis, eletrodomésticos e utensílios, roupas de cama e banho, além de alimentos e itens de higiene pessoal. Por isso, aproveitamos para pedir que toda a comunidade se uma a nós, nesse propósito de sermos instrumentos de Deus no auxílio a essas pessoas”, diz Stéfhano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.