Pular para o conteúdo principal

16ª PARADA DO ORGULHO LGBTQi+ DE DIVINÓPOLIS TRABALHO AFETO E VALORIZAÇÃO CULTURAL


A Parada do Orgulho LGBTQi+ está se aproximando, são 16 anos de tradição em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, trabalhando a importância do afeto e o respeito às diversidades. O evento é realizado pelo Movimento Gay de Divinópolis (MGD), com apoio da Prefeitura Municipal de Divinópolis, através das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social e Governo, por meio Diretoria de Comunicação, além do suporte técnico prestado por demais setores. 

Diferente dos anos anteriores, o evento antes realizado em um dia, teve sua programação estendida e acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no final da rua Pitangui (Mercado Distrital), marcados com música, diversão e lazer.

Muito além de um evento voltado exclusivamente para o público LGBTQI+, a parada busca atrair toda comunidade divinopolitana, com o objetivo de levar para população maior conhecimento sobre a causa, seus direitos e deveres, além de partilhar momentos de alegria da festividade. Fundado em 1º de junho de 2005, o Movimento Gay de Divinópolis é reconhecido pela Prefeitura como Utilidade Pública Municipal segundo a Lei nº7.020.

O coordenador do MGD, José Marcelo David, conta que o objetivo da organização é promover a inclusão da comunidade no município e na região. 

“Esperamos na realização do evento transmitir a mensagem que somos normais e só queremos respeito com nossa orientação sexual. O preconceito existe e devemos fazer desse um momento de aproximação e afeto”, ressalta.

O Presidente do Movimento, ainda reforça a importância histórica da parada. “Também comemoramos os 50 anos de Stonewall, essência de todas as paradas esse ano, no Brasil e no mundo. 

Devido ao nascimento da primeira passeata a favor dos direitos LGBTQI+ nos Estados Unidos”, reforça. Na época, bares eram proibidos de vender bebidas para homossexuais e as pessoas eram obrigadas por lei a usarem roupas de acordo com o seu sexo biológico. Como um ato de resistência à repressão policial, deu início aos atos que hoje marcam o movimento.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Gustavo Mendes, a iniciativa visa a socialização. “Devemos valorizar a comunidade LGBTQI+, muitas vezes, vitima do preconceito. Queremos mostrar para a sociedade que existe toda uma história por trás do movimento”, afirma.

A Virada Cultural e o Festival Gastronômico dos Carros de FOOD Truck’s e Barracadas entraram na programação, esta que conta com diversas atrações. Visando o incentivo aos artistas da cidade e da região, o evento contará com voluntários e será filantrópico. O valor arrecadado com a venda das camisas da parada será revertido em doações para a Casa de Apoio Irmã Scheilla, que acolhe pessoas com Câncer e HIV

A parada conta com várias novidades e no primeiro dia, a partir das 18h, no palco Tenda e Afeto, haverá atrações musicais com Djs tocando músicas dos anos 70, 80 e 90. Show com a banda Los Therezza, bingo beneficente do Instituto Helena Antipoff e Barzinho e Violão MPB. 

Já no segundo dia, começando às 8h30, ações sociais, momentos de lazer para crianças, danças, roda de capoeira, shows e várias atividades marcarão o sábado.

No último dia da festa, logo pela manhã, às 09h, roda de capoeira. A abertura e concentração da Parada LGBTQI+ com Djs e shows de Drags, será ao 12h. A cantora Livvia Bicalho ficará responsável pelo encerramento do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho