segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ALUNOS DE EXTREMA SÃO PREMIADOS POR VÍDEO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A iniciativa partiu da professora de matemática Sandra Forster e seu projeto “Matemática Toda Hora”, aplicado nas escolas públicas e particulares de Extrema
Grupo Sistema de Numeração Decimal, EM Evandro Brito da Cunha, premiado na categoria Ensino Fundamental

Três grupos de estudantes de Extrema foram premiados no III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, que aconteceu no dia 6 de setembro, no auditório do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, no Espírito Santo. 

O grupo formado por alunos da E.M. Evandro Brito da Cunha ganharam na categoria voltado para o Ensino Fundamental. Já os outros dois grupos de alunos de uma escola particular de Extrema, no Sul de Minas, receberam prêmio pela categoria Ensino Médio e júri popular.

A participação dos alunos só foi possível com o trabalho da professora Sandra Forster que, em 2006, começou a implantar em sala de aula um método diferente de aprender matemática. Chamado de Matemática Toda Hora, o projeto aborda o tema através da música, dança, oficinas, vídeos, teatro e, em especial, a produção de vídeos aula.

Alunas junto com a professora Sandra Forster e Marcelo Borba, criador do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática

O festival, que foi encontrado por acaso, já estava em sua terceira edição e logo a proposta de participação foi oferecida em 3 escolas do município, onde a professora leciona, resultando na inscrição de 6 vídeos: dois vídeos dos alunos do 7º ano da E.M. Evandro Brito foram inscritos para concorrer na categoria de Ensino Fundamental, e quatro vídeos inscritos na categoria de Ensino Médio pela escola particular. 

Mais de 200 vídeos foram inscritos, sendo que na primeira fase foram avaliados o conteúdo matemático, qualidade técnica e criatividade, indo para a próxima etapa os 40 melhores em cada categoria.

Aluna Isabella de Azevedo, participante do grupo Sistema de Numeração Decimal

Dos seis vídeos inscritos, o “Sistema de Numeração Decimal” produzido pelos alunos Isabella de Azevedo, Adriel Marim, Larissa de Lima, Maria Eduarda Vieira, Mariely Zani e Pedro Henrique Bastos da E.M. Evandro Brito; e o vídeo “Função Seno” dos alunos Hellen de Souza, Maria Eduarda Suekuni, Maysa de Oliveira e Rayssa Silva, passaram para a fase finalista.

A revelação dos melhores trabalhos aconteceu no dia 6 de setembro, no Espírito Santo. Como regra do festival, não existe classificação de 1º, 2º e 3º lugar, apenas são anunciados os três ganhadores de cada categoria. 

Os dois grupos finalistas de Extrema foram premiados e, para gratidão da professora, o vídeo “De Frente com a Matemática: Função Cosseno” dos alunos Christian Lavorenti, Gabriel Miranda e Natália Forster ganhou na categoria de júri popular graças ao empenho de alunos, professores e gestores das escolas de Extrema, que acessaram o vídeo.

Foi uma grande conquista e oportunidade de aprendizado para estes alunos em ter seu trabalho valorizado e reconhecido perante um jurado experiente.

Quer assistir os vídeos? Acesse o site do Festival e confira:

Nenhum comentário: