Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTE DA UFLA CRIA ÓRTESE DE TORNOZELO UTILIZANDO IMPRESSORA 3D

No projeto do curso de Engenharia Mecânica, o pulso elétrico do músculo sadio é enviado para a órtese, para que seja realizado o movimento desejado

Possibilitar às pessoas que sofreram o Acidente Vascular Encefálico (AVE), também conhecido como derrame: uma recuperação dos movimentos mais rápida, esta é a proposta de uma pesquisa de conclusão de curso do estudante Mohamed Ali Zorkot, de Engenharia Mecânica, do departamento de Engenharia (DEG) da UFLA.

Com ajuda de uma impressora 3D, Mohamed desenvolveu uma órtese de tornozelo automatizada - um dispositivo externo capaz de auxiliar nos movimentos de membros afetados. 

“Utilizamos a eletromiografia, que é uma técnica de monitoramento que utiliza um sensor que funciona através de pulsos elétricos. O sensor é colocado em um músculo saudável, e, então ele capta o pulso elétrico daquele músculo e transmite a um equipamento que traduz e reproduz esse movimento na órtese com um atraso de tempo (delay), possibilitando, por exemplo, que aquela pessoa que teve um lado do corpo afetado possa ter um tratamento de reabilitação com maior eficiência.”. ”

Conforme explica Mohamed, quando uma pessoa sofre um derrame parte do corpo fica comprometido e existe o pulso elétrico, porém, ele não chega ao membro afetado por isso, é necessário um estímulo de um membro não afetado. 

Atualmente, as pesquisas com neurotransmissores têm sido mais utilizadas e são mais conhecidas, já os estudos com sensores de pulso elétrico do músculo ainda são escassos. 

A perna foi escaneada em uma empresa de São Paulo para obter uma perfeita modelagem do membro inferior e, com isso, foi possível desenvolver a órtese de acordo com a anatomia humana. Em seguida, o modelo do sistema pé / tornozelo e a órtese foram impressas em 3D no laboratório de processos de fabricação na UFLA. 

“Nas nossas revisões bibliográficas encontramos poucos materiais a respeito de aplicações para membros inferiores, por isso, esse estudo é um salto desse tipo de tecnologia”, diz o orientador da pesquisa professor Sandro Pereira da Silva do DEG.

Sandro destaca que atualmente são realizadas diversas pesquisas na UFLA relacionando desenvolvimento de tecnologia voltada a reabilitação humana, por isso, em 2016, foi criado o Grupo de Bioengenharia Aplicada a Reabilitação Humana (Bearh), do qual, Mohamed faz parte. 

“A intenção é aplicar o desenvolvimento tecnológico, no dia a dia das pessoas com o intuito de torná-lo melhor. Para isso, usamos um conjunto de ferramentas de engenharia aplicadas para o desenvolvimento de protótipos: como o projeto conceitual, os atributos de máquina, sistemas elétricos, robótica, inteligência artificial, entre outros. A ideia é alcançar o estado da arte em cada linha de pesquisa e transformar isso em um equipamento de baixo custo e de ampla permeabilidade social.”

Conforme os pesquisadores, à medida que a órtese esteja exercendo sua devida funcionalidade, é previsto que, em decorrência do estímulo muscular, o indivíduo seja cada vez menos dependente do aparelho motor e, consequentemente, apresente progresso das suas condições. 

O professor médico ortopedista Ednaldo Bougleux da Silva Andrade, do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), foi coorientador da pesquisa e contribuiu com informações sobre a área médica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...