Pular para o conteúdo principal

MINAS É O 4º ESTADO QUE MAIS PRATICA HIPNOSE CLÍNICA NOS TRATAMENTOS DE SAÚDE

Pesquisa da OMNI Brasil traça o perfil demográfico e comportamental. Depois de insônia, ansiedade e depressão, entre as doenças mais tratadas, estão problemas como enxaquecas, redução de peso, bruxismo e até intolerância a glúten e lactose
Josecler Alair, da empresa Hipnos Hipnoterapia e Coachinh de Lavras, destaca que a hipnose foge do padrão terapêutico convencional e tem foco em identificar e tratar a raiz do problema

Em São Paulo, ela já faz parte da rotina de serviços do Hospital A. C. Camargo, especializado na luta contra o câncer, e ganhou espaço no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/SP), a instituição que serve de escola para os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 

Trata-se da hipnoterapia e, agora, é a vez dessa prática ser finalmente reconhecida e adotada pela medicina. O método começa a figurar entre os recursos oferecidos por instituições de renome no mundo todo e também a hipnotizar o mercado brasileiro.

Além dos hospitais, os consultórios odontológicos, médicos e profissionais da área de saúde começaram a usar a hipnose. O tratamento que antes era indicado apenas para disfunções emocionais como pânico, fobias e compulsão alimentar, em 2019 registrou uma mudança do comportamento dos pacientes. Somente o primeiro semestre registrou a incidência de tratamentos ligados a dores nos tratamentos de câncer e substituição de anestesias nos consultórios médicos e odontológicos.

A OMNI Brasil, realizou uma pesquisa online nos meses de julho, agosto e setembro de 2019, com pessoas de todas as classes sociais dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal, para fazer o “raio X” de quem são esses pacientes e os tratamentos mais procurados.

Os dados coletados da Pesquisa OMNI Brasil 2019, apontaram que 119 mil brasileiros já utilizaram a hipnose clínica como método de tratamento. O Estado de São Paulo liderou como a região que mais tem pacientes de hipnoterapia, o que representa 37,9% dos entrevistados. Rio de Janeiro e Paraná empatam na segunda posição com 10,3%, Minas Gerais ocupa a quarta posição com 4,8%, Rio Grande do Sul e Distrito Federal ocupam o quinto lugar com 4,1%.

Em Lavras e região, a prática da hipnose também já é uma realidade. Localizada na cidade, o hipnoterapeuta Josecler Alair realiza atendimentos para toda região, incluindo Carrancas, Nepomuceno, Itutinga, Itumirim, Nazareno dentre outras cidades. Tendo como terapeuta responsável Josecler Alair, a empresa Hipnos oferece além do tratamento por meio da Hipnose, o processo de Reiki, Coaching, PNL, utilizando como base a Psicanálise. 

Alair, como gosta de ser chamado, também promove cursos e palestras. "Nossas palestras são descontraídas, utilizando ferramentas da PNL (Programação Neurolinguística) com a participação dos ouvintes, trazendo-os para o contexto ao vivenciarem a palestra de forma lúdica", destaca Alair.

Ele é perito judicial graduado pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro e formou-se em Hipnose Clínica no Instituto de Hipnose e Psicanálise SP (IHP). Também tem formação em hipnose prática com PNL no Instituto de Engenharia da Mente Humana (IEMNH) em Brasília, cursou Psicanálise Clínica no Instituto Teológico Gamaliel em Pernambuco, é Practitioner em PNL pelo Instituto Você, além de ser terapeuta Reiki, níveis I e II, iniciado pela Mestra Eleni Santiago Seidel em Itajaí - SC.

"A nossa sociedade nos exige um ritmo muito intenso, nossa vida é muito corrida, as comidas ficam prontas em instantes, os relacionamentos são virtuais, o estresse e a ansiedade tomam conta da população e a depressão tem sido algo muito comum nesta geração. Há uma maneira de mudar essa situação e ser uma pessoa plena e feliz", complementa o hipnoterapeuta.

Alair ressalta que a prática da hipnose foge do padrão terapêutico convencional e tem foco em identificar e tratar a raiz do problema logo nas primeiras sessões, e não tem interesse em só minimizar os sintomas dos transtornos. 

"A forma como cada cliente responde aos problemas apresentados durante suas vidas é única, tornando então o tratamento totalmente individual, sem regras, sem enquadrar o cliente em técnicas prontas, como receitas de bolo, dando a impressão que todos têm os mesmos problemas pelos mesmos motivos, destaca ele.

"É possível se amar mais e melhor. E a hipnoterapia tem muito a contribuir no processo de autoconhecimento. A pessoa pode se cuidar e vivenciar experiências novas e com a ajuda da hipnose clínica ela vai encontrar equilíbrio e bem estar para dar sequência em seus dias sem traumas, medos, dores e continuar com muito mais paz e tranquilidade", reforça ele.

A Hipnos - Hipnoterapia e Coaching realiza atendimento em Lavras todos os dias da semana de acordo com a necessidade do cliente, sendo necessário agendamento prévio. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 98818-7293 ou pelo site https://hipnos.psc.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...