terça-feira, 10 de setembro de 2019

MUNICÍPIO DE CANDEIAS FARÁ O CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS


O município de Candeias, no Sul de Minas, inaugurou o Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos de Candeias. Trata-se de uma iniciativa idealizada pela administração da cidade.

A ideia do projeto surgiu a partir do objetivo do prefeito Rodrigo Moraes Lamounier (Progressistas) de solucionar a situação do aumento do número de cães e gatos de rua. Uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) de Lavras e o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (Cismarg) disponibilizará o Castramóvel, que realizará 60 castrações mensais em cães e gatos. Será priorizada a castração de cães de rua e de animais de pessoas que cuidam de cães de ruas.

“Esse é um passo definitivo para resolvermos essa situação. Com essa parceria importante, estamos tornando realidade esse objetivo”, explicou o prefeito.

O projeto não visa somente a castração. Tem também o propósito de realizar o censo canino e felino do município e atuar no controle de doenças como a leishmaniose. Todos os cães e gatos castrados estão sendo microchipados gratuitamente.

A iniciativa busca também envolver escolas, profissionais de saúde e comunidade em prol da saúde e bem-estar dos animais e da população. Para mais informações, o telefone é (35) 3833-2533. O projeto funciona na Praça Marechal Deodoro, 36A, Bairro Alto Cruzeiro.

Legislação
A lei complementar nº 120/2018, capítulo V, ao tratar das medidas referentes a animais, estabelece: “É proibida a permanência de animais nas vias públicas, bem como a criação de suínos ou qualquer espécie de gado nas áreas urbanizadas do Município, salvo se autorizado por lei específica. (art. 132)” e “Todos os guardiões de cães e gatos deverão vaciná-los, identificá-los eletronicamente e cadastrá-los” (art. 32).

Nenhum comentário: