Pular para o conteúdo principal

UninCor CRIA GRUPO DE APOIO A ENLUTADOS


O luto é um acontecimento normal da vida e não uma espécie de doença e, em muitos casos, a negação do sofrimento e da morte, impedem o desenrolar normal da resolução do luto. Com o intuito de ajudar pessoas enlutadas a passar por esse momento difícil, a Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) deu início, na última semana, ao Grupo Psicoterapêutico de Apoio aos Enlutados (Grupo Âncora). 


A iniciativa, que é realizada pelo curso de Psicologia, é coordenada pelo professor Francisco de Assis Carvalho, que tem doutorado nas questões de morte e luto.

O Âncora é um grupo de apoio aos enlutados e às pessoas que passam por momentos difíceis, sobretudo na perda de alguém querido. É um projeto em que os participantes se ajudam mutuamente, partilhando situações já vividas e acolhendo uns aos outros pela dinâmica do diálogo e da escuta. A metodologia usada nos encontros foi inspirada no trabalho das Associações Casulo/ SP e Nossa Luz/ Portugal.

“A dissimulação e o recalcamento aos quais são obrigadas as pessoas em luto são fatores muito importantes de estresse e, até mesmo, de doenças, sendo muito importante buscar ajuda para passar pelo momento de dor. Por isso, o nome Âncora foi escolhido, pois é algo a que nos agarremos para sobreviver, enquanto caminhamos sem destino procurando quem nos ajude a aceitar a morte e voltar a abraçar a vida”, afirma o professor Francisco.

Os encontros, que contam com o apoio de dois psicólogos e de estudantes de Psicologia, são quinzenais, sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 17h, e ocorrem na sala 215 da universidade e como o grupo segue uma dinâmica de fluxo contínuo, as pessoas interessadas podem participar gratuitamente. As inscrições são feitas pelo telefone (35) 3239-1250 ou pelo whatsapp (35) 99146-4617.

Programação completa:

26/09: Tema: A culpa
03/10: A procura
31/10: O fluir dos sentimentos
14/11: O vai e vem da saudade
28/11: A falta de sentido para a vida
12/12: Aprendizagens com a dor da perda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.