Pular para o conteúdo principal

UninCor CRIA GRUPO DE APOIO A ENLUTADOS


O luto é um acontecimento normal da vida e não uma espécie de doença e, em muitos casos, a negação do sofrimento e da morte, impedem o desenrolar normal da resolução do luto. Com o intuito de ajudar pessoas enlutadas a passar por esse momento difícil, a Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) deu início, na última semana, ao Grupo Psicoterapêutico de Apoio aos Enlutados (Grupo Âncora). 


A iniciativa, que é realizada pelo curso de Psicologia, é coordenada pelo professor Francisco de Assis Carvalho, que tem doutorado nas questões de morte e luto.

O Âncora é um grupo de apoio aos enlutados e às pessoas que passam por momentos difíceis, sobretudo na perda de alguém querido. É um projeto em que os participantes se ajudam mutuamente, partilhando situações já vividas e acolhendo uns aos outros pela dinâmica do diálogo e da escuta. A metodologia usada nos encontros foi inspirada no trabalho das Associações Casulo/ SP e Nossa Luz/ Portugal.

“A dissimulação e o recalcamento aos quais são obrigadas as pessoas em luto são fatores muito importantes de estresse e, até mesmo, de doenças, sendo muito importante buscar ajuda para passar pelo momento de dor. Por isso, o nome Âncora foi escolhido, pois é algo a que nos agarremos para sobreviver, enquanto caminhamos sem destino procurando quem nos ajude a aceitar a morte e voltar a abraçar a vida”, afirma o professor Francisco.

Os encontros, que contam com o apoio de dois psicólogos e de estudantes de Psicologia, são quinzenais, sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 17h, e ocorrem na sala 215 da universidade e como o grupo segue uma dinâmica de fluxo contínuo, as pessoas interessadas podem participar gratuitamente. As inscrições são feitas pelo telefone (35) 3239-1250 ou pelo whatsapp (35) 99146-4617.

Programação completa:

26/09: Tema: A culpa
03/10: A procura
31/10: O fluir dos sentimentos
14/11: O vai e vem da saudade
28/11: A falta de sentido para a vida
12/12: Aprendizagens com a dor da perda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.