Pular para o conteúdo principal

LANÇADO O DOCUMENTÁRIO "HISTÓRIAS DE QUANDO A ÁGUA CHEGOU: ALFENAS E SUAS MEMÓRIAS SUBMERSAS"

Inauguração da Usina de Furnas: autoridades observam a barragem do Mirante da Usina

Em comemoração ao aniversário de Alfenas, no Sul de Minas, que completou 150 anos nesta terça-feira, 15, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) apresentou “Histórias de quando a água chegou: Alfenas e suas memórias submersas”, novo documentário da série que reúne relatos sobre a vinda das águas do Lago de Furnas. 

Disponível para o acesso de toda a comunidade acadêmica e alfenense, o vídeo se destaca como forma de homenagear o município, o qual tem se tornado, desde 1869, data de sua fundação, um importante núcleo urbano para a região sul-mineira.

Produzido e roteirizado por docentes e discentes integrantes do Civitas – Teorias e Práticas do Literário, programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e coordenado pelo professor Wellington Ferreira Lima, o documentário registra as histórias contadas por comerciantes, estudantes e, inclusive, pessoas diretamente prejudicadas pela implantação da represa. 

“Buscou-se reunir informações sobre os fatos ocorridos, de modo que se permitisse registrar memórias significativas de pessoas ou de testemunhas oculares, visando evitar que essas histórias se pudessem perder com o tempo”, afirmaram os coordenadores do projeto e docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Flaviane Faria de Carvalho e Italo Oscar Riccardi León.

Sobre a produção do documentário, a roteirista e responsável pelas imagens e direção, Joyce Larissa de Souza Pereira, discente do curso de Letras, explicou que não houve uma ideia prévia de como os relatos deveriam ser conduzidos. 

“Isso exigiu bastante pesquisa e muitas ações em sua elaboração, tais como a procura de pessoas relacionadas aos fatos ocorridos; a captação de relatos em vídeo; a pesquisa de documentos, fotos e vídeos em acervos históricos da cidade; edição de imagens, vídeos, sonorização etc”, disse.

O documentário, que foi resultado do processo de Concessão de Bolsas a Programas e Projetos de Extensão – PROBEXT (2018), contou ainda com a colaboração dos docentes Eloésio Paulo, Marcos de Carvalho, Jéssica Frutuoso Melo e Wellington Ferreira Lima, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, assim como das discentes Fernanda de Souza Fernandes, Maria Luiza Destro Silva e Anna Eliza Ananias Reis.


com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...