quinta-feira, 17 de outubro de 2019

LANÇADO O DOCUMENTÁRIO "HISTÓRIAS DE QUANDO A ÁGUA CHEGOU: ALFENAS E SUAS MEMÓRIAS SUBMERSAS"

Inauguração da Usina de Furnas: autoridades observam a barragem do Mirante da Usina

Em comemoração ao aniversário de Alfenas, no Sul de Minas, que completou 150 anos nesta terça-feira, 15, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) apresentou “Histórias de quando a água chegou: Alfenas e suas memórias submersas”, novo documentário da série que reúne relatos sobre a vinda das águas do Lago de Furnas. 

Disponível para o acesso de toda a comunidade acadêmica e alfenense, o vídeo se destaca como forma de homenagear o município, o qual tem se tornado, desde 1869, data de sua fundação, um importante núcleo urbano para a região sul-mineira.

Produzido e roteirizado por docentes e discentes integrantes do Civitas – Teorias e Práticas do Literário, programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e coordenado pelo professor Wellington Ferreira Lima, o documentário registra as histórias contadas por comerciantes, estudantes e, inclusive, pessoas diretamente prejudicadas pela implantação da represa. 

“Buscou-se reunir informações sobre os fatos ocorridos, de modo que se permitisse registrar memórias significativas de pessoas ou de testemunhas oculares, visando evitar que essas histórias se pudessem perder com o tempo”, afirmaram os coordenadores do projeto e docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Flaviane Faria de Carvalho e Italo Oscar Riccardi León.

Sobre a produção do documentário, a roteirista e responsável pelas imagens e direção, Joyce Larissa de Souza Pereira, discente do curso de Letras, explicou que não houve uma ideia prévia de como os relatos deveriam ser conduzidos. 

“Isso exigiu bastante pesquisa e muitas ações em sua elaboração, tais como a procura de pessoas relacionadas aos fatos ocorridos; a captação de relatos em vídeo; a pesquisa de documentos, fotos e vídeos em acervos históricos da cidade; edição de imagens, vídeos, sonorização etc”, disse.

O documentário, que foi resultado do processo de Concessão de Bolsas a Programas e Projetos de Extensão – PROBEXT (2018), contou ainda com a colaboração dos docentes Eloésio Paulo, Marcos de Carvalho, Jéssica Frutuoso Melo e Wellington Ferreira Lima, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, assim como das discentes Fernanda de Souza Fernandes, Maria Luiza Destro Silva e Anna Eliza Ananias Reis.


com assessoria da UNIFAL-MG

Nenhum comentário: