sexta-feira, 4 de outubro de 2019

MONITOR INFORMA FAMILIARES DE PROCEDIMENTOS COM PACIENTES EM TEMPO REAL NO HCSL

Univás e Núcleo Hospitalar do HCSL estão unidos para trazer melhorias para pacientes durante processo de acreditação internacional

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) vinculou-se ao Núcleo de Tecnologia Hospitalar do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) para suprir a demanda de criação de produtos tecnológicos que sejam aplicados no hospital para o melhor atendimento e segurança dos pacientes e seus familiares. 

Um dos destaques é o projeto monitor que transmite informações para familiares do paciente está na sala cirúrgica  por meio de um aparelho de TV. 


“Com esse monitor o familiar consegue fazer o acompanhamento do que está acontecendo em tempo real. No monitor tem o nome dos médicos, pacientes e status da cirurgia, que traz informações se a pessoa está aguardando a cirurgia, durante a cirurgia, ou está em recuperação anestésica”, explica o coordenador do processo de acreditação internacional Qmentum do HCSL, professor Flávio Fraga Vilela.

Ele reforça que o monitor tem o objetivo de garantir que os familiares fiquem atualizados em relação a todos procedimentos pelos quais os pacientes estão passando dentro do Centro Cirúrgico do HCSL. Outra vantagem é que o monitor de TV libera os enfermeiros que precisavam a todo momento levar informações do paciente aos familiares. 

“Com isso diminuímos esse tempo usado para passar informações verbais e trazemos o foco dos enfermeiros para assistência aos pacientes. Isso melhora o dia a dia também dos enfermeiros”, esclarece o representante do Núcleo de Tecnologia Hospitalar, Luís Antônio da Silva.

O Núcleo de Tecnologia Hospitalar do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) aliado e agregado às funções acadêmicas vem atendendo demandas da implantação do projeto Qmentum, que revisa e renova os processos operacionais do HCSL com o objetivo primordial de atender cada vez melhor o paciente e o usuário do Hospital. 

"Os produtos envolvendo softwares e aplicativos são criados por meio do Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde (MPCAS), que tem um contexto multidisciplinar, e reúne estagiários e professores dos cursos de Sistemas de Informação e a Engenharia da Produção”, conta o o pró-reitor de Pós-graduação José Dias da Silva Neto.

A equipe conta com suporte acadêmico da Univás movimentando uma parceria única e especial como o HCSL e a pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, que atua no contexto de novas realizações que mostram a excelência de atendimento do HCSL. 

“Hoje fazemos pesquisas e desenvolvemos produtos dentro da própria instituição e melhoramos nossa qualidade em todos os sentidos. Dentro da família FUVS está ocorrendo neste momento uma integração real ente o Hospital e a Universidade”, ressalta o professor José Dias.

O Núcleo de Segurança do Paciente, junto com a direção, toda equipe de Enfermagem e o Núcleo Tecnológico do HCSL, também juntaram forças para criação do sistema de monitoramento para acompanhantes de pacientes em cirurgia. 

"O acompanhante com um familiar no Centro Cirúrgico tem sempre questionamentos, dúvidas, receios e temores. Por isso, nos preocupamos que o paciente e seu acompanhante tenha uma experiência positiva em nosso Hospital", conta a coordenadora do Núcleo de Segurança, Viviane Souza Silveira.

Segundo a coordenadora de Enfermagem, Jussara Rodrigues, o programa de monitoramento atua no pré, trans e pós-operatório. 

"O sistema informa em tempo real através do monitor a etapa que o paciente se encontra e é alimentado pela equipe de Enfermagem atuante no momento da cirurgia. As famílias reagiram muito positivamente ao novo serviço dizendo que o procedimento reduz a ansiedade por terem o acesso às informações.Temos um compromisso ético com nossos pacientes e seus familiares, tratando todos de forma digna e humanizada", enfatiza Jussara.

O projeto Qmentum é um momento histórico de busca de mais profissionalização e atendimento de excelência pensando sempre e, especialmente, nos pacientes do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

com assessoria

Nenhum comentário: