quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PECUÁRIA: NOVO PROJETO DE COOPERAÇÃO NO MALI

Liderança mundial brasileira na exportação de carne bovina motivou interesse do país africano em solicitar cooperação no tema

Dados os excelentes resultados dos projetos em curso da cooperação técnica do Brasil com o Mali, uma nova demanda de cooperação foi apresentada ao governo brasileiro pelo país africano. O projeto cobrirá atividade de extrema importância cultural, social e econômica para o Mali: a pecuária de corte.

A solicitação de cooperação foi enviada ao Brasil no primeiro semestre de 2019 e, como resultado, uma delegação brasileira foi ao Mali entre os dias 7 a 11 de outubro para diagnóstico, levantamento de informações e dados do setor, de modo a desenhar os objetivos específicos do projeto.


Participaram da missão representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), coordenadora e financiadora da iniciativa, e três integrantes do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), entre eles o prrofessor Carlos Eduardo do Prado Saad, chefe do Departamento.

Esse tipo de ação preparatória é fundamental para que o desenho do projeto responda às reais necessidades do país cooperante. Para tal, a delegação brasileira reuniu-se com autoridades do Ministério da Pecuária e Pesca do Mali e realizou visitas de campo a propriedades rurais de criação de gado e abatedouros.


Para o desenho do projeto, definição dos objetivos gerais e específicos, atividades previstas, resultados esperados, etc, foi organizado seminário colaborativo, que contou com a participação de diversos atores malinenses, além da delegação brasileira. A atividade permitiu que todos pudessem se envolver e contribuir ativamente com suas ideias e experiências.

Com o nome tentativo, “Aumento do potencial produtivo de carne bovina no Mali – Mali Pecuária”, a nova iniciativa terá como foco contribuir com o incremento das exportações de carne bovina no Mali, por meio do aumento de produção e de produtividade de carne bovina de qualidade nas regiões do entorno de Bamako e Kaye.

Por meio de capacitações proferidas pelos especialistas da UFLA a técnicos do Ministério da Pecuária e Pesca, o projeto contemplará atividades de reforço de capacidades técnicas e institucionais na área de alimentação de bovinos, sanitária, gestão operacional de abatedouros e reprodutiva. Nessa última, em especial, prevê-se a introdução da raça de gado bovino Nelore, no Mali, para melhoramento genético das raças locais durante processo de reprodução.

Os especialistas brasileiros encontraram-se duas vezes com a ministra da Pecuária e Pesca do Mali, Kane Rokia Maguiraga, o que demonstra o grande interesse, ao mais alto nível, que o governo malinense tem pelo novo projeto. A ministra Maguiraga participou ainda de um almoço na Embaixada do Brasil no Mali, no âmbito de visita oficial do Diretor-Adjunto da ABC.

Segundo a ministra Maguiraga, o fato do Brasil ser um dos maiores exportadores de carne do mundo estimulou o Mali a solicitar cooperação nesse tema. “Além disso, o Mali gosta de cooperar com o Brasil. Nossas semelhanças, em termos de clima, vegetação e solo, nos aproximam”, afirmou Maguiraga.

O documento do projeto encontra-se agora em fase de desenho final e ajustes, para depois ser revisado por todos os parceiros envolvidos na iniciativa e, finalmente, ser assinado.


A cooperação técnica com Mali está amparada no Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Brasil e a União Africana, de 2007, e conta atualmente com dois projetos bilaterais em execução, ambos na área agrícola, e uma iniciativa trilateral em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para a promoção do trabalho decente na cadeia produtiva de algodão.

com Janaína Plessmann - da assessoria da ABC-MRE

Nenhum comentário: