Pular para o conteúdo principal

PBH REGULAMENTA LEI QUE PROÍBE ISENÇÃO FISCAL PARA CONDENADOS POR CORRUPÇÃO


A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no último dia 5 de novembro, o Decreto nº 17.205 para regulamentar a Lei nº 11.165 – que proíbe a concessão de isenção ou benefício fiscal a pessoa física ou jurídica envolvida em corrupção ou ato de improbidade administrativa.

Conforme o decreto, não será concedido benefício fiscal ou isenção se for verificada a existência de condenação pelos crimes de corrupção passiva ou ativa, previstos nos artigos 317 e 333 do Decreto-lei federal nº 2.848, respectivamente; por improbidade administrativa praticada em qualquer nível dos entes públicos federados; ou condenação judicial ou administrativa pela prática dos atos lesivos à administração pública, nacional ou estrangeira, tipificados no artigo 5º da Lei federal nº 12.846.

O decreto 17.205 aplica-se às isenções e benefícios fiscais relativos aos tributos instituídos pelo Município, especialmente IPTU, ITBI e ISSQN, alcançando inclusive os programas de incentivo à cultura, instituídos pela Lei nº 6.498; Programa Esporte para Todos; Programa de Incentivo à Instalação e Ampliação de Empresa; e o Programa BH Mais Saúde.

O subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso, destaca a importância da regulamentação da lei por meio do Decreto nº 17.205. “A Lei nº 11.165 beneficia a população de Belo Horizonte porque desestimula pessoas físicas e jurídicas domiciliadas na cidade quanto à prática de atos de corrupção ou de improbidade administrativa, que invariavelmente causariam danos ao erário público, afetando negativamente o patrimônio da administração pública, à medida que estas pessoas não poderão ser beneficiadas por qualquer tipo de isenção ou benefício fiscal caso sejam condenadas definitivamente por atos dessa natureza”, afirma.

De acordo com a legislação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, consultará ou cruzará dados nos registros de inscrição de empresas no Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), para avaliar a possibilidade de concessão, manutenção ou renovação de isenções e benefícios fiscais porventura concedidos.

“A isenção ou o benefício será cancelado se constatada, a qualquer tempo, falsidade nas declarações apresentadas. Nesse sentido, ressalta-se que, se houver cancelamento das isenções ou dos benefícios fiscais concedidos, a Administração Tributária vai cobrar os tributos correspondentes, sem prejuízo das sanções cíveis, penais e administrativas que couberem à pessoa física ou jurídica”, explica Eugênio Veloso.

O subsecretário também enfatiza que a legislação beneficia a administração municipal e os moradores da capital. “Ao não se conceder ou se cancelar eventuais benefícios fiscais ou isenções de pessoas condenadas por atos de corrupção ou de improbidade administrativa, aumenta proporcionalmente a arrecadação das receitas municipais que seriam afetadas pelos eventuais benefícios, potencializando a capacidade financeira de a Prefeitura prestar os serviços públicos de que a população necessita”.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho