Pular para o conteúdo principal

ARTISTA PLÁSTICO DIEGO MENDONÇA HOMENAGEIA ANIVERSÁRIO DE SÃO JOÃO DEL-REI

O painel pode ser visitado de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h

Foi inaugurado o painel do artista plástico Diego Mendonça, afixado na ante-sala do gabinete do prefeito, na sede do prédio imperial da Prefeitura de São João del-Rei, nas Vertentes, construído em 1849.

Com 37 anos, Diego Mendonça fez uma homenagem para a cidade de São João del-Rei, sua terra natal, com um painel comemorativo dos 300 anos da cidade. No dia 8 a cidade completou 306 anos e a inauguração fez parte das comemorações de aniversário.

O painel é “uma saborosa degustação de cores, surpreendendo o espectador a cada figura, impressionando principalmente pelo tamanho, 4,0 x 2,5 metros”. É a maior obra já pintada pelo artista. 

"Diego tem talento garantido aos poucos", elogia Carlos Perktold, que integra a Associação Brasileira e a Associação Internacional de Críticos de Arte.


Cenário
Trata-se de uma leitura das grandes personalidades que nasceram ou viveram aqui, como Tiradentes, Tomé Portes Del Rei, Bárbara Heliodora e Tancredo Neves. Os sinos e a Maria Fumaça também receberam destaque. Tudo acontece no entorno da Ponte do Rosário que, por sua importância para a história da cidade, foi o cenário principal. Há de se falar também do grande concerto, envolvendo as tradicionais orquestras e bandas da cidade. 

O painel é uma representativa mostra da obra do pintor, que nasceu em uma família de artistas são-joanenses, e cresceu atento à estética, à beleza e às cores vibrantes dos trabalhos em madeira, pedra- sabão e gnaisse. "Foi assim, em meio às talhas dos escultores, dos mestres do barroco e dos grandes arcazes dos museus da minha cidade, que me vi impulsionado à admirar a arte, o belo, o claro-escuro das pinturas barrocas", diz o pintor, que também é clarinetista. Segundo a artista mineira Yara Tupynambá, "entre quadros e música, Diego caminha em um crescendo, com calma, como o próprio clima da cidade".

As obras do artista Diego Mendonça já foram exibidas em mais de 10 países, nos mais famosos museus e galerias internacionais, e ultrapassaram a marca de 500 trabalhos vendidos. O artista também tem colecionado prêmios nos principais salões do país. O mais recente foi em junho desse ano, recebeu medalha de ouro em Portugal, na Exposição Internacional de Arte, realizado pela Galeria Magenta.

 Atualmente, Diego é mestrando em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, no PIPAUS, pela UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei. O painel, segundo o Guia Internacional de Arte Contemporânea, publicado na França em 2015, está avaliado em R$ 190 mil. O projeto foi de iniciativa do vereador Cabo Zanola que, desde a administração anterior, vem lutando em favor das artes na cidade, trazendo o devido valor aos artistas locais. 

A Prefeitura doou as tintas e telas. O painel ficará permanente na Prefeitura, no segundo andar, na ante-sala do gabinete, onde poderá ser visto pelo público de 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...