Pular para o conteúdo principal

ARTISTA PLÁSTICO DIEGO MENDONÇA HOMENAGEIA ANIVERSÁRIO DE SÃO JOÃO DEL-REI

O painel pode ser visitado de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h

Foi inaugurado o painel do artista plástico Diego Mendonça, afixado na ante-sala do gabinete do prefeito, na sede do prédio imperial da Prefeitura de São João del-Rei, nas Vertentes, construído em 1849.

Com 37 anos, Diego Mendonça fez uma homenagem para a cidade de São João del-Rei, sua terra natal, com um painel comemorativo dos 300 anos da cidade. No dia 8 a cidade completou 306 anos e a inauguração fez parte das comemorações de aniversário.

O painel é “uma saborosa degustação de cores, surpreendendo o espectador a cada figura, impressionando principalmente pelo tamanho, 4,0 x 2,5 metros”. É a maior obra já pintada pelo artista. 

"Diego tem talento garantido aos poucos", elogia Carlos Perktold, que integra a Associação Brasileira e a Associação Internacional de Críticos de Arte.


Cenário
Trata-se de uma leitura das grandes personalidades que nasceram ou viveram aqui, como Tiradentes, Tomé Portes Del Rei, Bárbara Heliodora e Tancredo Neves. Os sinos e a Maria Fumaça também receberam destaque. Tudo acontece no entorno da Ponte do Rosário que, por sua importância para a história da cidade, foi o cenário principal. Há de se falar também do grande concerto, envolvendo as tradicionais orquestras e bandas da cidade. 

O painel é uma representativa mostra da obra do pintor, que nasceu em uma família de artistas são-joanenses, e cresceu atento à estética, à beleza e às cores vibrantes dos trabalhos em madeira, pedra- sabão e gnaisse. "Foi assim, em meio às talhas dos escultores, dos mestres do barroco e dos grandes arcazes dos museus da minha cidade, que me vi impulsionado à admirar a arte, o belo, o claro-escuro das pinturas barrocas", diz o pintor, que também é clarinetista. Segundo a artista mineira Yara Tupynambá, "entre quadros e música, Diego caminha em um crescendo, com calma, como o próprio clima da cidade".

As obras do artista Diego Mendonça já foram exibidas em mais de 10 países, nos mais famosos museus e galerias internacionais, e ultrapassaram a marca de 500 trabalhos vendidos. O artista também tem colecionado prêmios nos principais salões do país. O mais recente foi em junho desse ano, recebeu medalha de ouro em Portugal, na Exposição Internacional de Arte, realizado pela Galeria Magenta.

 Atualmente, Diego é mestrando em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, no PIPAUS, pela UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei. O painel, segundo o Guia Internacional de Arte Contemporânea, publicado na França em 2015, está avaliado em R$ 190 mil. O projeto foi de iniciativa do vereador Cabo Zanola que, desde a administração anterior, vem lutando em favor das artes na cidade, trazendo o devido valor aos artistas locais. 

A Prefeitura doou as tintas e telas. O painel ficará permanente na Prefeitura, no segundo andar, na ante-sala do gabinete, onde poderá ser visto pelo público de 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.