terça-feira, 17 de dezembro de 2019

ARTISTA PLÁSTICO DIEGO MENDONÇA HOMENAGEIA ANIVERSÁRIO DE SÃO JOÃO DEL-REI

O painel pode ser visitado de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h

Foi inaugurado o painel do artista plástico Diego Mendonça, afixado na ante-sala do gabinete do prefeito, na sede do prédio imperial da Prefeitura de São João del-Rei, nas Vertentes, construído em 1849.

Com 37 anos, Diego Mendonça fez uma homenagem para a cidade de São João del-Rei, sua terra natal, com um painel comemorativo dos 300 anos da cidade. No dia 8 a cidade completou 306 anos e a inauguração fez parte das comemorações de aniversário.

O painel é “uma saborosa degustação de cores, surpreendendo o espectador a cada figura, impressionando principalmente pelo tamanho, 4,0 x 2,5 metros”. É a maior obra já pintada pelo artista. 

"Diego tem talento garantido aos poucos", elogia Carlos Perktold, que integra a Associação Brasileira e a Associação Internacional de Críticos de Arte.


Cenário
Trata-se de uma leitura das grandes personalidades que nasceram ou viveram aqui, como Tiradentes, Tomé Portes Del Rei, Bárbara Heliodora e Tancredo Neves. Os sinos e a Maria Fumaça também receberam destaque. Tudo acontece no entorno da Ponte do Rosário que, por sua importância para a história da cidade, foi o cenário principal. Há de se falar também do grande concerto, envolvendo as tradicionais orquestras e bandas da cidade. 

O painel é uma representativa mostra da obra do pintor, que nasceu em uma família de artistas são-joanenses, e cresceu atento à estética, à beleza e às cores vibrantes dos trabalhos em madeira, pedra- sabão e gnaisse. "Foi assim, em meio às talhas dos escultores, dos mestres do barroco e dos grandes arcazes dos museus da minha cidade, que me vi impulsionado à admirar a arte, o belo, o claro-escuro das pinturas barrocas", diz o pintor, que também é clarinetista. Segundo a artista mineira Yara Tupynambá, "entre quadros e música, Diego caminha em um crescendo, com calma, como o próprio clima da cidade".

As obras do artista Diego Mendonça já foram exibidas em mais de 10 países, nos mais famosos museus e galerias internacionais, e ultrapassaram a marca de 500 trabalhos vendidos. O artista também tem colecionado prêmios nos principais salões do país. O mais recente foi em junho desse ano, recebeu medalha de ouro em Portugal, na Exposição Internacional de Arte, realizado pela Galeria Magenta.

 Atualmente, Diego é mestrando em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, no PIPAUS, pela UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei. O painel, segundo o Guia Internacional de Arte Contemporânea, publicado na França em 2015, está avaliado em R$ 190 mil. O projeto foi de iniciativa do vereador Cabo Zanola que, desde a administração anterior, vem lutando em favor das artes na cidade, trazendo o devido valor aos artistas locais. 

A Prefeitura doou as tintas e telas. O painel ficará permanente na Prefeitura, no segundo andar, na ante-sala do gabinete, onde poderá ser visto pelo público de 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário: