Pular para o conteúdo principal

COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA VAI ÀS URNAS HOJE

 Votação faz parte do processo de consulta informal à comunidade universitária para os cargos de reitor e vice-reitor para o período de maio de 2020 a maio de 2024

A comunidade universitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vai às hoje, quinta-feira, 5, das 08h às 22h, para a votação do processo de consulta informal à comunidade universitária para os cargos de reitor e vice-reitor para o período de maio de 2020 a maio de 2024.

Quatro chapas se inscreveram e foram homologadas para o processo de consulta informal à comunidade, porém no último dia 14, os representantes da Chapa 4 - "Renovação já! Respeito e Responsabilidade", com Francisval de Melo Carvalho (reitor) e Eric Fernandes de Mello Araújo (vice-reitor) formalizaram o pedido de desistência da candidatura junto à Comissão Eleitoral.

Sendo assim, as três chapas concorrentes são: Chapa 1 "Somos todos UFLA", encabeçada pela professora Fátima Maria de Souza Moreira e tendo como vice o professor Júlio Neil Cassa Louzada; Chapa 2 "Unidos pela UFLA", encabeçada pelo professor João Chrystomo de Resende Júnior e tendo como vice o professor José Roberto Soares Scolforo, que é o atual reitor da universidade e a  Chapa 3 "UFLA para todos", encabeçada pelo professor André Vital Saúde e tendo como vice o professor Giovanni Francisco Rabelo. 

Consulta pública
O processo de consulta informal é um espaço democrático, no qual os candidatos têm igualdade de condições para os debates e exposição das suas propostas. O processo de consulta informal à comunidade na UFLA foi elaborado levando em consideração a realidade jurídico/política do país, preservando a democracia e fortalecendo a autonomia universitária, além de garantir espaços de discussão das propostas, como os debates que devem ocorrer.

Os três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) participam da consulta informal à comunidade universitária participam deste momento importante na discussão das propostas com os candidatos, assim definindo o melhor caminho para garantir que a UFLA mantenha suas características originais, como a de garantia de acesso, incentivos à permanência e busca de qualidade e mantendo a sua excelência no ensino, pesquisa e extensão. 

A Comissão Eleitoral é formada por representantes das entidades representativas dos segmentos da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras: ADUFLA, SindUFLA, DCE e APG.

Após a consulta informal, o Colégio Eleitoral, que é formado pelos três Conselhos Superiores da universidade (Conselho Universitário - CUNI, de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE e de Curadores - CCUR), fará uma lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

Maiores informações sobre o processo de consulta informal à comunidade podem ser obtidas por meio do site: consultaufla2019.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.