Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA PROÍBE MUNICÍPIO DE ITUTINGA DE TRANSFERIR IMÓVEIS NA VILA RESIDENCIAL CEMIG

Moradores do bairro Vila Residencial Cemig denunciam abandonado das áreas e questionam a venda dos locais públicos

Um projeto de lei aprovado por 5 votos a favor em maio de 2018 pela Câmara Municipal de Itutinga, no Sul de Minas, se transformou em um imbróglio judicial entre a Prefeitura da cidade e os moradores do bairro Vila Residencial Cemig. O Projeto de Lei (PL) 0010/2018, autorizou o Poder Executivo de Itutinga a alienar 4 bens imóveis no referido bairro, conforme matéria publicada pelo Blog O Corvo-Veloz à época.

Pelo PL, a prefeitura iria desafetar as áreas do "parquinho" e da quadra de futsal do bairro Vila Residencial Cemig e suas subsequentes alienações. Além disso, seriam alienadas mais duas áreas, as quais, segundo justificativa apresentada pelo projeto de lei da prefeitura, se apresentavam sem qualquer benfeitoria.

A Prefeitura de Itutinga alegava falta de recursos financeiros para realizar uma ampliação física e melhorias na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Monteiro Lobato e que, com os recursos arrecadados da alienação dos quatro bens imóveis, os valores arrecadados seriam revertidos para ajudar nas ampliações e melhorias na unidade de educação infantil.

"Não estamos contra e nunca fomos contra a ampliação da creche. A própria população vem apresentando alternativas eficazes para a obtenção do dinheiro para esse fim, mas infelizmente há uma ideia fixa na destruição da quadra e do parquinho do bairro Cemig. Por isso estamos lutando, porque sabemos que na verdade  uma coisa não está dependendo da outra", desabafou uma moradora da Vila Residencial Cemig.

A Vila Residencial Cemig se tornou um bairro de Itutinga por meio da Lei 1006 de 18 de julho de 2003. Como contrapartida da transferência da área da antiga Vila Residencial para o município de Itutinga, a prefeitura recebeu 5 áreas da Cemig, sendo duas áreas livres, uma área com parquinho infantil, uma área com quadra de futsal e uma área considerada "área verde".

Dianto disso, foi movida uma Ação Popular com pedido liminar ajuizada contra o município de Itutinga,  uma vez que no dia 21 de novembro deste ano o prefeito Fabiano Ribeiro do Vale (PSDB) determinou a publicação do edital de Leilão nº 001/2019, o qual tem o objetivo de alienar os bens no bairro Vila Residencial Cemig sob a alegação de que são considerados desnecessários pela administração pública.

A Ação Popular destaca que o "edital supracitado é ilegal uma vez que o artigo 3º da Lei Municipal nº 1593/2018 estipulou que a desafetação de bens públicos municipais deve se dar pela modalidade concorrência e não por leilão, motivo pelo qual pugna pela concessão de medida liminar consistente na imediata suspensão do processo Licitatório 108/2019-Leilão 001/2019, cuja realização está prevista para o dia 16/12/2019".

No final da tarde de ontem, quinta-feira, 12, o juiz da Vara Única da Comarca de Itumirim Rodrigo Melo Oliveira determinou a proibição da transferência da propriedade dos imóveis adquiridos por eventuais arrematantes até ulterior decisão judicial, sob pena de responsabilidade pessoal dos agentes públicos que descumprirem a ordem, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a Prefeitura de Itutinga, mais até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.