terça-feira, 24 de dezembro de 2019

POUSO ALEGRE OCUPA O 6º LUGAR NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM MINAS GERAIS


Pouso Alegre, no Sul de Minas, continua colecionando recordes sucessivos na geração de empregos. É a cidade sul-mineira que mais gerou vagas em 2019. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), dispositivo legal instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego para controlar admissões e demissões dos trabalhadores sob o regime da CLT, divulgou na última quinta-feira, 19 um saldo positivo de 2.770 empregos, no acumulado do ano .

Neste mês de novembro, Pouso Alegre criou 320 novos empregos, contra -2 em Itajubá, 142 em Três Corações, 91 em Alfenas, 101 em Varginha, 83 em São Sebastião do Paraíso, 88 em São Lourenço, 46 em Ouro Fino, 175 em Lavras, 7 em Boa Esperança, 444 em Poços de Caldas, 15 em Guaxupé, 110 em Santa Rita do Sapucaí, 119 em Passos, 141 em Três Pontas, -39 em Machado e -12 em Andradas.

Com o resultado de novembro, Pouso Alegre passou a ocupar a sexta posição no ranking de evolução formal de empregos em Minas Gerais, se totalizados os dados de municípios com população acima de 30 mil habitantes. Ultrapassou até mesmo Betim, quando registrou 2.770 contratações no acumulado do ano, contra 2.580 da cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O município se destaca até mesmo se comparado a cidades de maior porte, como Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Nova Lima, Uberlândia e Betim. A expectativa é que o início das operações de indústrias, em fase de implantação ou ampliação, irá alavancar ainda mais o mercado de trabalho nos próximos meses, com a criação de centenas de empregos. Os principais empregadores são os setores produtivo, industrial e de serviços.

Mas a evolução na geração de empregos vem sendo apontada desde o início de 2017. Entre janeiro daquele ano a outubro de 2019, Pouso Alegre criou 4.873 vagas, um saldo positivo invejável nos três últimos anos. Quase o dobro da soma das vagas geradas pelas cinco cidades mais populosas da região: Poços de Caldas com 1.116 vagas no período; Varginha registrou saldo positivo de 1.325; Passos com 331; Lavras criou 485 novos postos de trabalho e Itajubá ficou com saldo negativo de -528 vagas, totalizando os últimos três anos.

O mês de junho/19 foi um marco na evolução de empregos em Pouso Alegre. Naquele mês a soma do saldo positivo apontou que o município havia recuperado as vagas perdidas durante a crise econômica (2015-2016), quando naqueles dois anos foram fechadas quase quatro mil vagas.

A geração de empregos em Pouso Alegre registra números tão expressivos que chegou mesmo a impactar a projeção populacional, com reflexos na reformulação do Plano Diretor do Município, que está sendo elaborado com apoio da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Técnicos que trabalham na elaboração do Plano com a projeção aritmética que propõe uma população de 210 mil habitantes no município, para daqui a 20 anos (2040), precisaram reconsiderar os dados. Ainda de acordo com métodos matemáticos, outra projeção, a geométrica, eleva o número de habitantes para 280 mil, considerando a evolução de empregos em comparação com o número de habitantes.

Nenhum comentário: