terça-feira, 14 de janeiro de 2020

CASA DA CULTURA NEGRA É INAUGURADA EM OURO PRETO


A Prefeitura de Ouro Preto, na região Central de Minas, entregou à comunidade ouro-pretana, no último sábado, 11, às 17h, as obras de reforma e ampliação da Casa de Cultura Negra de Ouro Preto. Localizado no terreno ao lado da Igreja de Santa Efigênia, local onde surgiu um dos primeiros núcleos que deu origem à cidade de Ouro Preto, a Casa de Cultura Negra foi idealizada para abrigar as mais diferentes linguagens artísticas, estabelecendo um diálogo entre o passado e o presente, com o compromisso de valorizar, preservar e divulgar a herança da cultura afro-brasileira em suas mais ricas e expressivas vertentes.

O espaço propiciará a realização de atividades sociais e educativas, e o fortalecimento da cultura e tradições do município, abrindo oportunidades e valorizando a história do negro na cidade. Com esta importante conquista, Ouro Preto abre as comemorações dos 40 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, primeiro concedido ao Brasil, em 1980.

A obra
A obra e o projeto de restauro e ampliação foram integralmente acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, liderada pelo secretário Zaqueu Astoni. Com início em abril de 2018, a Casa foi reformada, ampliada e ganhou mais um módulo com novos serviços e duas arenas, à maneira de anfiteatro, com Adinkra em seu piso.

Os símbolos africanos Adinkra, que significam grandeza, prudência, firmeza e magnanimidade, foram desenvolvidos pelos Akan (grupo linguístico presente em Gana, Costa do Marfim e Togo, países da África Oeste), e se destacam pela utilização de signos para transmitir ideias. Cada um representa um conceito, ditado ou provérbio enraizado na experiência Akan.

O paisagismo do conjunto inclui plantas ligadas à cultura, medicina e religiosidade africanas.

Nenhum comentário: