quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

PAULO BRANT VISITA RAPOSOS PARA OFERECER AJUDA NA RECONSTRUÇÃO DA CIDADE

Visita teve objetivo de discutir medidas de reestruturação para o município, além de prestar solidariedade aos moradores e entregar donativos

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, esteve na manhã de ontem, terça, 28, em Raposos, na região central do estado, onde se reuniu com o prefeito Sérgio Silveira Soares para prestar sua solidariedade às vítimas das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.

Brant estava acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá; do deputado estadual Prof. Wendel Mesquita, que representou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); do chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Rodrigo Rodrigues; e da presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Aléxia Brant. Na ocasião, o vice-governador elogiou a atuação da Defesa Civil e da prefeitura.

Raposos não registrou nenhum óbito e nenhum ferido. “A gente não teve nenhuma vítima e isso foi fruto de um trabalho de prevenção da prefeitura e da Defesa Civil”, comentou Brant. Ele, ainda, visitou as áreas atingidas e entregou colchões, cobertores, e kits de higiene e dormitório arrecadados pelo Servas. “Além de prestar solidariedade à população, entrar em contato com as carências mais urgentes da prefeitura e aquelas mais estruturais para reconstruir Raposos”, afirmou o vice-governador.

“Estivemos na cidade para prestar solidariedade às famílias e me coloquei à disposição da secretaria de Assistência Social do município. Na sexta-feira, 24, toda a equipe da Sedese já estava em Raposos, pois foi uma das mais atingidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Agora estamos os orientando para liberação do Piso Mineiro de Assistência Social e dos recursos federais”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.

Donativos
Segundo dados da Defesa Civil de Minas Gerais, cerca de 2 mil famílias foram atingidas, sendo 1,3 mil estão desalojadas e 550 pessoas desabrigadas.

O Servas entregou ontem à prefeitura de Raposos 150 colchões, 105 cobertores, 50 kits de higiene e 50 kits dormitório. Nos próximos dias, ainda serão enviados à cidade 1 mil kits de limpeza e de higiene pessoal, 1,8 mil colchões, 1,8 mil lençóis e 1,8 mil colchas e 500 toalhas, além de 1,8 mil cestas básicas e 1,8 mil garrafas d’água.

Os batalhões dos Bombeiros e Polícia Militar irão receber donativos. As delegacias da Polícia Civil dos bairros Alípio de Melo, Barreiro e Floresta, e das cidades de Contagem, Santa Luiza e Ibirité estarão de plantão para receber doações. O Servas, na avenida Cristóvão Colombo, 683, bairro Funcionários, na capital, receberá, de segunda a sexta, das 8 às 18h, donativos para as vítimas. Aos sábados e domingos, as doações serão recebidas das 8 às 12h. Para mais informações, ligue (31) 3349-2400.

Na manhã desta terça, 28, a Defesa Civil divulgou o último balanço: são mais de 28 mil pessoas desalojadas, 4,1 mil desabrigados, 65 feridos, 50 óbitos e dois desaparecidos.

Nenhum comentário: