Pular para o conteúdo principal

CORREIOS AJUDA NO APOIO ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES


Desde o início das fortes chuvas que atingiram o Sudeste neste mês, com incidência principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, 30 mil pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas e 55 foram vítimas fatais somente em MG. 

Como forma de minimizar o sofrimento das famílias atingidas, os Correios estão ajudando nas ações da Defesa Civil do Estado, do Servas e da PMMG, distribuindo donativos arrecadados por esses órgãos.

Os Correios estão apoiando o Governo de MG colocando à disposição colaboradores e veículos para ajudar no transporte de itens básicos necessários às famílias afetadas pelas chuvas. O governador Romeu Zema declarou no último dia 30, que em momentos como esses de catástrofes naturais, a logística é fundamental para a atuação adequada dos órgãos que podem auxiliar a população atingida. 

“A distribuição de alimentos, de medicamentos, de bens de higiene, de limpeza, tem sido feita através dos caminhões da empresa estatal federal, que tem contribuído muito. Um dos grandes problemas de um momento como esse é a logística, então estamos conseguindo enviar aquilo que é necessário para todas as regiões do estado com agilidade”, afirmou o governador.

Não é a primeira vez que os Correios atuam ajudando os governos nos vários níveis a prestar socorro às vítimas de catástrofes. Em 2008, nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba, municípios decretaram estado de calamidade, por conta de enchentes. Os Correios arrecadaram 72 toneladas de donativos (tendas, barracas, alimentos não perecíveis, roupas, medicamentos, agasalhos), que foram distribuídos pela estatal às populações atingidas.

Em 2010, fortes chuvas também causaram danos em Alagoas. As agências dos Correios novamente passaram a receber donativos que foram distribuídos pela empresa nas localidades afetadas. Na ocasião, 28 cidades foram atingidas (15 delas em estado de calamidade pública).

No ano de 2014, Minas Gerais também sofreu com estragos provocados pela chuva. Virgolândia, na região do Rio Doce, foi bastante afetada. E mais uma vez os órgãos envolvidos no auxílio às populações atingidas tiveram o apoio dos Correios, que se colocaram à disposição da Prefeitura na ajuda aos desabrigados.

Além desse apoio aos órgãos dos diversos níveis de governos nos momentos de catástrofes, os Correios também realizam outras ações de caráter social. Distribui livros didáticos e medicamentos, por exemplo, no suporte a políticas públicas de municípios, estados e do governo federal. Essas são ações que mostram claramente a importância da estatal para a vida dos brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...