sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

DIRETOR DO HCSL TRANQUILIZA POPULAÇÃO SOBRE POSSÍVEIS CASOS DE CORONAVÍRUS

Diretor tranquiliza população e afirma que HCSL é referência na região para atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus

O diretor técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Alexandre Ciapina Hueb, concedeu entrevistas para diversos veículos de comunicação ontem, quinta-feira, dia 27 de fevereiro, falando sobre o preparo da equipe do HCSL no atendimento de possíveis casos do coronavírus na região e acalmando à população quanto aos três pacientes que vieram de Varginha e apresentam sintomas relacionados a infecção de vias aéreas.

Os pacientes chegaram recentemente da Itália e estão isolados em local determinado, nas dependências do HCSL, onde foram obtidas amostras para realização de testes para identificação de possível contaminação pelo coronavírus. A avaliação clínica deles permanece estável e as medidas de contingência e restrição foram adotadas com sucesso.

Os pacientes ficarão isolados e passarão por exames laboratoriais no HCSL, para confirmação ou não da infecção pelo coronavírus. Os exames são enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, fato que não ocorreu até a tarde desta quinta-feira, dia 27 de fevereiro.

O Hospital Samuel Libânio foi indicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) como referência e estratégia no Sul de Minas para atender casos suspeitos do novo coronavírus. A SES criou planos de contingência para lidar com eventuais pacientes com suspeita da enfermidade respiratória, cujo o surgimento ocorreu na cidade de Wuhan, na China, onde a maioria dos casos está concentrada. 

“O HCSL está elencado para ser um local de acolhimento, isolamento dos pacientes, contenção e, eventualmente, um tratamento para possível contaminação pelo vírus coronavírus. Nós temos as condições ideais para que o paciente seja atendido e isolado no sentido de conter uma possível contaminação”, afirma Alexandre Hueb, que estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira.

com assesoria do HCSL

Nenhum comentário: