Pular para o conteúdo principal

MINAS TEM LEVE ALTA DE INADIMPLÊNCIA EM JANEIRO

Gastos sazonais, como IPTU e IPVA, acabam comprometendo o orçamento das famílias e aumentando em 0,18% o número de consumidores inadimplentes

O início do ano de 2020 registrou leve aumento de 0,18% no número de consumidores inadimplentes em Minas Gerais na comparação com dezembro de 2019. Despesas sazonais, como IPTU e IPVA, comprometeram o orçamento das famílias. “Como neste período há uma sobrecarga de despesas, é importante o planejamento financeiro para não incorrer em dívidas que possam gerar a inadimplência”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

Apesar do número de devedores ter apresentado alta, o cenário é mais otimista na comparação entre janeiro de 2020 (0,81%) e janeiro de 2019 (1,33%). Isso porque houve melhora de alguns indicadores macroeconômicos como a queda da inflação, da taxa de desemprego, dos juros, e ainda ocorreu a elevação dos rendimentos médios reais.

Mulheres devem mais
Houve queda no indicador de inadimplência por gênero: homens (-0,84%) e mulheres (-0,19%). Apesar disso, as mulheres continuam acumulando mais dívidas. O motivo são as diferenças salariais no mercado de trabalho e também nos níveis de desemprego. Segundo dados do IBGE o universo feminino tem um rendimento 28% inferior à classe masculina (mulheres R$1.581 / homens R$ 2.195 – 4º tri. 2019). Já em relação à taxa de desemprego, a diferença é de 3,5 pontos percentuais (4º tri. 19 mulheres 11,4% e homens 7,9%).

Idosos também saem na frente na inadimplência
O indicador de inadimplência na faixa etária entre 65 e 94 anos de idade, em Minas Gerais inicia o ano com uma aceleração de 17,04%. Essa tendência é observada desde junho de 2018. O presidente da CDL/BH observa que mesmo com o aumento dos rendimentos reais, de 11,4%, ainda persiste a inadimplência. “Em muitas situações, os aposentados é que são os responsáveis financeiros pela família, além de terem altos gastos com remédios. Isso acaba comprometendo o orçamento, dificultando a quitação de suas dívidas”, afirma Souza e Silva.

Indicador de dívidas também cresce
Na base de comparação mensal, o indicador de dívidas seguiu a mesma tendência de crescimento observada nos inadimplentes. A alta registrada foi de 0,1% em janeiro/2020 em relação ao mesmo período de 2019 (-1,39%). 

Em relação ao perfil das dívidas, a tendência é a mesma dos devedores, ou seja, homens (-4,36%) e mulheres (-3,9%) apresentam queda no número de dívidas. É importante destacar também que o motivo de queda menos intensa do gênero feminino está relacionado às diferenças existentes no mercado de trabalho.

Os idosos também concentram mais dívidas (12,56%). Seguindo a mesma tendência observada no indicador de devedores, embora apresente uma aceleração com menor intensidade.


Cresce também o número de empresas devedoras
Na comparação mensal (Jan.20 / Dez.19) a alta no número de empresas devedoras foi de 0,54%. Já na base anual (Jan.20 / Jan. 19), houve um crescimento de 2,33% no início do ano. Quando é feita a comparação anual por setor, o cenário é de crescimento da inadimplência em todos eles. O destaque é para serviços, que apresenta índice de 4,82%. O motivo é a retração da economia mineira por 11 trimestres consecutivos, impactando com mais intensidade esse segmento.

Vale destacar que no mês de janeiro de 2020 o número médio de dívidas por CNPJ foi de 1,883. Já em janeiro de 2019, foi de 1,978.

Mesmo com o registro de crescimento da inadimplência entre as empresas, quando é feita a comparação entre dezembro/2018 (-0,27%) e dezembro/2019 (-3,23%) percebe-se uma queda no indicador, iniciada em janeiro de 2019. O presidente da CDL/BH atribui essa tendência de desaceleração das dívidas à melhora do ambiente econômico. “As empresas estão recuperando suas receitas e quitando suas dívidas. A tendência que é esse cenário otimista persista, gerando maior ganho para as empresas e geração de emprego e renda no Estado”, afirma Souza e Silva.

Metodologia – Os indicadores de inadimplência apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH têm acesso.

com assessoria da CDL/BH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/