terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

SESSÃO ESPECIAL VAI HOMENAGEAR OS 120 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE DE POUSO ALEGRE

Catedral Metropolitana de Pouso Alegre 

O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Rodrigo Modesto (PTB) propôs um requerimento ao Plenário da Câmara Municipal para realizar uma Sessão Especial de Homenagem a Arquidiocese de Pouso Alegre pelos seus 120 anos de criação. Em 2020, a Diocese completa seu jubileu de fundação.

A Sessão Especial de Homenagem a Arquidiocese de Pouso Alegre será realizada no dia 16 de março, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre. O evento contará com a exibição de um documentário sobre a história da Arquidiocese, a entrega de diplomas de reconhecimento ao Jubileu para o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado; para a Paróquia mais antiga da Diocese; para a Paróquia mais antiga de Pouso Alegre e para o padre mais antigo da Diocese em atividade. Em seguida, haverá os discursos do Arcebispo Dom Majella e do presidente da Câmara. No final será servido um coffee break para os presentes na Sessão Especial.

História da criação da Diocese de Pouso Alegre
O primeiro passo para a criação da diocese de Pouso Alegre foi dado no dia 10 de maio de 1899, quando monsenhor José Paulino foi nomeado visitador diocesano da porção sul-mineira do Bispado de São Paulo. No dia 88 de setembro do mesmo ano, monsenhor José Paulino instalou o Seminário Menor e o Ginásio Diocesano São José.

Em 04 de agosto de 1900, a Sagrada Congregação Consistorial expediu o decreto pontifício Regio Latissime patens, por meio do qual nasceu a Diocese de Pouso Alegre, sufragânea do Arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro. Isto significou que o território sul-mineiro desmembrou das dioceses de São Paulo e Mariana. À época, aproximadamente 200 mil pessoas habitavam as 107 paróquias da nova Igreja episcopal, ocupando uma área de 49,4 mil quilômetros quadrados.

Como pastor da nova Diocese, a Santa Sé nomeou o então bispo de Vitória, Dom João Batista Corrêa Nery. A nomeação se deu no dia 17 de fevereiro de 1901.

Elevação à Arquidiocese
A notícia chegou às mãos de dom José D’Ângelo Neto em junho de 1962. A carta emitida pela Nunciatura Apostólica no Brasil revelava que o Papa João XXIII elevara, por meio da bula Qui tamquam Petrus, de 14 de abril, o Bispado de Pouso Alegre à categoria de arquidiocese e a promoção de Dom José à condição de primeiro arcebispo da nova sede Arquiepiscopal Metropolitana de Pouso Alegre, a qual teria como sufragâneas as Dioceses de Guaxupé e Campanha.

Nenhum comentário: