Pular para o conteúdo principal

SESSÃO ESPECIAL VAI HOMENAGEAR OS 120 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE DE POUSO ALEGRE

Catedral Metropolitana de Pouso Alegre 

O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Rodrigo Modesto (PTB) propôs um requerimento ao Plenário da Câmara Municipal para realizar uma Sessão Especial de Homenagem a Arquidiocese de Pouso Alegre pelos seus 120 anos de criação. Em 2020, a Diocese completa seu jubileu de fundação.

A Sessão Especial de Homenagem a Arquidiocese de Pouso Alegre será realizada no dia 16 de março, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre. O evento contará com a exibição de um documentário sobre a história da Arquidiocese, a entrega de diplomas de reconhecimento ao Jubileu para o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado; para a Paróquia mais antiga da Diocese; para a Paróquia mais antiga de Pouso Alegre e para o padre mais antigo da Diocese em atividade. Em seguida, haverá os discursos do Arcebispo Dom Majella e do presidente da Câmara. No final será servido um coffee break para os presentes na Sessão Especial.

História da criação da Diocese de Pouso Alegre
O primeiro passo para a criação da diocese de Pouso Alegre foi dado no dia 10 de maio de 1899, quando monsenhor José Paulino foi nomeado visitador diocesano da porção sul-mineira do Bispado de São Paulo. No dia 88 de setembro do mesmo ano, monsenhor José Paulino instalou o Seminário Menor e o Ginásio Diocesano São José.

Em 04 de agosto de 1900, a Sagrada Congregação Consistorial expediu o decreto pontifício Regio Latissime patens, por meio do qual nasceu a Diocese de Pouso Alegre, sufragânea do Arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro. Isto significou que o território sul-mineiro desmembrou das dioceses de São Paulo e Mariana. À época, aproximadamente 200 mil pessoas habitavam as 107 paróquias da nova Igreja episcopal, ocupando uma área de 49,4 mil quilômetros quadrados.

Como pastor da nova Diocese, a Santa Sé nomeou o então bispo de Vitória, Dom João Batista Corrêa Nery. A nomeação se deu no dia 17 de fevereiro de 1901.

Elevação à Arquidiocese
A notícia chegou às mãos de dom José D’Ângelo Neto em junho de 1962. A carta emitida pela Nunciatura Apostólica no Brasil revelava que o Papa João XXIII elevara, por meio da bula Qui tamquam Petrus, de 14 de abril, o Bispado de Pouso Alegre à categoria de arquidiocese e a promoção de Dom José à condição de primeiro arcebispo da nova sede Arquiepiscopal Metropolitana de Pouso Alegre, a qual teria como sufragâneas as Dioceses de Guaxupé e Campanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...