sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS SUSPENDEU ENCONTRO QUE RECEPCIONARIA NOVOS CALOUROS

O início do semestre letivo está mantido para 2 de março
Vista parcial do campus da UFLA tendo ao fundo o município de Lavras

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) comunica aos calouros ingressantes nos cursos de graduação que foram adiados o credenciamento e o encontro de boas-vindas, previstos para ocorrer ontem, quinta-feira, 27 a partir das 15h. A atividade será realizada em nova data, ainda não definida. O encontro de boas-vindas previa a reunião de todos os novos estudantes no Centro de Eventos, na Avenida Norte, para um momento de conversa com o reitor e palestra sobre trânsito e segurança pública.

Como medida de prudência, diante da notícia recente da confirmação de um caso de coronavírus (Covid-19) no Brasil, a Direção Executiva da UFLA optou por seguir as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde, no sentido de evitar grandes aglomerações de pessoas em um único espaço fechado.

As demais atividades da programação da recepção de calouros de 2020/1 serão realizadas conforme o previsto. Hoje, sexta-feira, 28, os estudantes participam de reuniões com os coordenadores de seus cursos ao longo do dia e recebem o kit calouro. (Veja a programação atualizada). Na data, o ônibus interno irá circular de hora em hora, das 7h30 às 21h30, para melhor mobilidade dos novos estudantes.

Justificativas de ausências dos dias 28 e 29 de fevereiro deverão ser entregues à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) em formulário próprio até o dia 3 de março, conforme instruções disponíveis em http://prg.ufla.br/discentes/recepcao-de-calouros.

O início do semestre letivo está mantido para 2 de março.

Brasil confirma primeiro caso da doença
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira, 26, o primeiro caso de novo coronavírus em São Paulo. O homem de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, nesta terça-feira, 25, com histórico de viagem para Itália, região da Lombardia. 

O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investigava o caso desde então. A SES-SP e SMS-SP estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.

Ao confirmar o primeiro caso no país, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou que já era esperada a circulação do vírus, mas que, diferente dos demais países com transmissão, o Brasil ainda não está no inverno – período em que há maior risco de contágio. 

Todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, diariamente, atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br/coronavirus.

Para a população em geral, permanecem as orientações para medidas de higiene respiratória, sendo elas:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Nenhum comentário: