Pular para o conteúdo principal

CAMANDUCAIA É A 6ª DE MINAS ONDE OS TURISTAS BRASILEIROS MAIS USAM O PAGAMENTO ELETRÔNICO

Análise da Visa lista os municípios do Estado que recebem mais turistas domésticos com cartões Visa e analisa como os brasileiros consomem na região
Vista parcial de Camanducaia

Conhecida por suas cidades da era colonial, Minas Gerais é um dos principais destinos de férias e negócios no Brasil. De acordo com o levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA) – consultoria da Visa, entre outubro de 2018 a setembro de 2019, as cidades mineiras de Belo Horizonte, Uberlândia, Confins, Juiz de Fora e Uberaba foram os locais no Estado em que turistas brasileiros mais usaram os cartões Visa nos segmentos relacionados ao turismo, como hospedagem, aluguel de carros, restaurantes, entretenimento e despesas com agências de viagens. Camanducaia foi a única cidade do Sul de Minas listada entre as 10 primeiras colocadas da pesquisa, figurando na 6ª posição.

Em Belo Horizonte, o segmento de aluguel de carros representa 53% do volume de pagamentos de turistas com cartões Visa. Hospedagem vem logo em seguida (24%), restaurantes (15%), despesas com agências de viagens (6%), e entretenimento (3%).

O setor de aluguel de carros também é a principal categoria com maior volume no uso de cartões Visa por turistas em Uberlândia (43%), seguidos por hospedagem (30%), restaurantes (21%), entretenimento (4%) e despesas com agências de viagens (3%).

Em Confins, aluguel de carros representa 42% do volume dos pagamentos com Visa, seguidos por despesas com agências de viagens (31%), restaurantes (22%), e hospedagem (1%).

Já em Juiz de Fora, hospedagem lidera com maior volume no uso de cartões Visa por turistas domésticos (35%), seguidos por restaurantes (33%), aluguel de carros (25%), despesas com agências de viagens (5%), e por fim, entretenimento (2%).

Quando analisados o volume de pagamento com cartões Visa em Uberaba, hospedagem lidera com 36% do uso, logo em seguida aluguel de carros (30%), restaurantes (28%), despesas com agências de viagens (3%), e entretenimento (2%).

“Os dados mostram que o consumidor já compreende as opções e facilidades que o mercado de pagamentos tem apresentado. À medida que as cidades adotam o uso de pagamentos digitais, os impactos podem ter um efeito catalisador no desempenho econômico geral do município, como crescimento do PIB, dos empregos, salários e da produtividade. Todo o comércio se beneficia”, comenta Rodrigo Santoro, Diretor Executivo da Visa Consulting & Analytics no Brasil.

Desde 2018, a Visa e seus parceiros têm promovido o programa Cidades do Futuro, que tem como objetivo incentivar a migração dos pagamentos digitais em cidades que ainda predomina o uso do dinheiro em papel, reforçando esses benefícios, como elevação do crescimento econômico, queda da criminalidade, aumento do nível de emprego, alta de salários e aumento da produtividade dos trabalhadores. “Já participam diretamente 200 municípios brasileiros de diversas regiões. Em Minas Gerais, Divinópolis, Juiz de Fora e Montes Claros recebem as ações do Cidades do Futuro”, completa Santoro.

Confira abaixo o ranking dos dez primeiros municípios de Minas Gerais onde mais foram utilizados pagamentos digitais por turistas brasileiros, entre outubro de 2018 e setembro de 2019, de acordo com os dados transacionados pela rede Visanet:

  1. Belo Horizonte
  2. Uberlândia
  3. Confins
  4. Juiz de Fora
  5. Uberaba
  6. Camanducaia
  7. Poços de Caldas 
  8. Ouro Preto-MG
  9. Contagem-MG
  10. Montes Claros-MG
Sobre o Cidades do Futuro
‘Cidades do Futuro’ é um programa desenvolvido pela Visa, em conjunto com seus clientes e parceiros (emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais) que busca incentivar o uso dos meios eletrônicos de pagamento em locais onde ainda predomina o uso do dinheiro em papel. Em 2018, as cidades de Belém (PA) Campina Grande (PB) e Maringá (PR) foram escolhidas para dar início ao projeto. 

Em um ano em que foram realizadas as ativações nas cidades, registrou-se um crescimento de 84% na adoção de pagamentos eletrônicos Visa nos municípios em relação às demais cidades do estado do Pará, Paraíba e Paraná. Em 2019, com base no ‘Índice de Maturidade para Pagamentos Digitais’ - levantamento realizado pela Visa Consulting & Analytics que classificou os municípios em quatro estágios relacionados ao nível de desenvolvimento dos pagamentos eletrônicos, a Visa anunciou a expansão do programa para mais 200 cidades brasileiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho