segunda-feira, 16 de março de 2020

COMITÊ ESPECIAL SOBRE COVID-19 DA UFLA SE REUNIU ONTEM

Na última quinta-feira, 12, a Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu Portaria instituindo um Comitê Especial de Emergência para discutir e definir ações relacionadas à prevenção da infecção pelo novo coronavírus

Na reunião de ontem, domingo, 15, o Comitê Especial de Emergência para prevenção ao Coronavírus (CEE Covid-19) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fez a avaliação diária do cenário relativo à doença e deliberou pela manutenção das decisões tomadas na última sexta-feira, 13. A situação epidemiológica regional permanece a mesma. Não há nenhum caso de infecção por coronavírus na macrorregião de Lavras. 

Em Lavras e na microrregião não há casos suspeitos, que estejam aguardando resultados de exames. Em Minas Gerais são quatro casos confirmados, nas cidades de Ipatinga, Divinópolis, Juiz de Fora e Patrocínio.

Os integrantes do Comitê acompanham continuamente a situação e emitem comunicados diários sobre as deliberações. As dúvidas e sugestões relativas ao tema – e de natureza institucional – que forem encaminhadas pela comunidade acadêmica ao e-mail cope.dma@ufla.br, ou aos membros do Comitê, serão analisadas nas reuniões, para deliberações subsidiadas nas evidências técnicas disponíveis no momento. 

O posicionamento acerca dessas questões será incluído nos boletins diários de atualização. Apenas particularidades que não sejam de natureza institucional é que não serão tratadas nas pautas diárias.

Relembre as deliberações da última sexta-feira, 13, que permanecem em vigor:
  • Manutenção do calendário acadêmico da graduação e pós-graduação. Aulas, portanto, estão mantidas;
  • Suspensão de todos os eventos a serem realizados na Universidade a partir das 7h de 16/3, inclusive os registrados e aprovados na Proec;
  • Assim como as viagens internacionais a trabalho, as viagens nacionais também estão suspensas. Bancas de defesa com membros externos devem ser realizadas por videoconferência também a partir de 16/3.
  • A vinda de professores visitantes, alunos estrangeiros ou outros convidados do exterior deve ser adiada. Os responsáveis pelas ações programadas e que envolveriam a vinda de estrangeiros devem providenciar o adiamento e informar à Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
  • O Comitê divulgará um Boletim Técnico pela Editora UFLA, como forma de orientar e informar toda a comunidade acadêmica.
  • O Comitê recomenda, ainda, aos estudantes e demais membros da comunidade universitária que evitem, mesmo em ambientes externos, a participação em festas, eventos e outras aglomerações de grande número de pessoas.
  • Notícias falsas sobre a doença, envolvendo a UFLA e outras universidades da cidade, estão circulando. A comunidade deve ficar atenta e consultar a página oficial da UFLA, especialmente pelo link ufla.br/coronavirus. Somente por seus veículos oficiais a UFLA emite comunicados. Os textos falsos estão sendo encaminhados para investigação, pois colocam em risco a saúde pública, causando pânico e desinformações.
Suspensão
O início das aulas das novas turmas do cursinho pré-vestibular Pré-Uni, ofertado pela UFLA em parceria com a Prefeitura, foi adiado preventivamente. Diante da suspensão dos eventos cadastrados na Proec, e sendo o Pré-Uni um projeto de extensão que reúne um novo público com presença simultânea, a medida se estende também a tal projeto.

Resumo das informações gerais da UFLA sobre o coronavírus

Aulas
As aulas de graduação e de pós-graduação seguem o calendário, sem qualquer interrupção.

Eventos
Considerando a diversidade de origem dos participantes de eventos realizados na Instituição, informamos que, como medida de prevenção, estão suspensos todos os eventos que seriam realizados na UFLA, incluindo aqueles já registrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), até que a situação se estabilize ou sejam definidas novas orientações de conduta.

Viagens
Estão suspensos todos os afastamentos nacionais e internacionais que seriam realizados no interesse da administração.

Com relação aos afastamentos pessoais, o Comitê sugere que cada pessoa avalie a necessidade de sua viagem, a urgência e a possibilidade de adiamento. Lavras é hoje um município sem casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Bancas
A participação de membros externos em bancas de avaliação (Qualificação, Mestrado, Doutorado, TCC) deve ocorrer por videoconferência.

Professores e estudantes estrangeiros
A visita de todo pesquisador ou estudante estrangeiro deve ser previamente comunicada à Diretoria de Relações Internacionais (DRI-UFLA).

Neste momento, orienta-se que qualquer visita seja adiada.

Discentes, docentes e técnicos regressando do exterior
Toda pessoa, regressando do exterior, deve realizar o isolamento domiciliar preventivo, por um período de sete dias, de acordo com as orientações abaixo:

  1. a pessoa deve permanecer a uma distância de pelo menos um metro dos contactantes ou fazer uso de máscara;
  2. talheres, roupa de cama e de banho devem ser individualizados e lavados imediatamente após o uso;
  3. o ambiente em que ela estiver deve ser mantido arejado, com janelas abertas e circulação de ar;
  4. deve-se lavar muito bem as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia;
  5. usar álcool gel 70% para higienizar as mãos e para passar em móveis, computadores ou outros objetos tocados pela pessoa em isolamento;
  6. cobrir a face com o antebraço ou lenço descartável ao espirrar ou tossir;
  7. evitar receber visitas;
  8. evitar contato com animais de estimação;
  9. procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratório, digestivos e/ou febre.
Sobre o vírus
O novo coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções.

Isso pode ocorrer por meio do contato direto com as secreções de uma pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca por meio das mãos.

Nenhum comentário: