Pular para o conteúdo principal

FISIOTERAPEUTAS MINEIROS SE UNEM NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Diante do número crescente de infectados no Estado e da situação de emergência decretada pelo Governo de Minas, Conselho Regional de Fisioterapia já cadastra profissionais para atuarem nas UTIs
Anderson Luís Coelho, presidente do CREFITO-4 MG

Mais de 400 mil infectados com o coronavírus no mundo, com 18 mil mortes. Cerca de 2200 casos no Brasil, e 60 óbitos. Somente em Minas, são mais de 130 pessoas com a doença. Preocupados com este cenário e cientes da importância da sua função neste ambiente, fisioterapeutas mineiros se uniram em prol da saúde pública do Estado. 

Foi com este objetivo que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) resolveu criar um cadastro de fisioterapeutas especializados e especialistas em Fisioterapia Respiratória e em Terapia Intensiva, profissionais capacitados para atuar no enfrentamento ao coronavírus. 

A relação de fisioterapeutas será colocada à disposição do Governo do Estado, que já decretou, inclusive, situação de emergência, podendo atuar em todo o território mineiro. Os profissionais devem possuir especialização lato senso ou título de especialista profissional emitido por sociedade científica homologada pelo Conselho Federal da área, além experiência comprovada em atendimento a paciente crítico sob ventilação mecânica. O cadastro já conta com quase 350 profissionais.

Com aproximadamente 4.100 leitos de UTI no Estado, Minas possui cerca de 830 fisioterapeutas atuando nas unidades, com um déficit superior a 150. Com a pandemia, esta situação se torna ainda mais crítica, por ser este o profissional da saúde mais capacitado para atuar em UTIs. 

O fisioterapeuta atua, por exemplo, na higienização pulmonar, no combate à perda muscular, na preservação da qualidade de vida do paciente, além de trabalhar para evitar complicações pós operatórias e na reabilitação.

A importância desses profissionais é tamanha que o Ministério da Educação publicou, em parceria com o Ministério da Saúde, no último dia 13, portaria autorizando a possibilidade de estudantes do curso (que estiverem cursando o último ano curricular) realizarem, em caráter excepcional, estágio curricular obrigatório em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades a serem especificadas pelo MS, enquanto durar a emergência decorrente da COVID19.

O presidente do CREFITO-4 MG, Anderson Luís Coelho, falou sobre a atuação dos fisioterapeutas mineiros nos hospitais do Estado em decorrência do coronavírus. 

“Somos linha de frente no combate à COVID-19 no Estado. Fisioterapeutas estão em contato direto com os infectados, atuando nas UTIs, trabalhando pela sobrevivência e reabilitação. Além de realizar o pré-cadastro de profissionais aptos a atuar no enfrentamento à pandemia, temos trabalhado para que fisioterapeutas tenham acesso aos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, que têm faltado em muitos hospitais do Estado. Já solicitei ao TCU autorização para que CREFITO-4 MG adquira, por meio de recursos econômicos próprios, os EPIs para os nossos profissionais que atuam em instituições de saúde públicas em atendimento a pacientes em diagnóstico, suspeita ou infecção pela COVID-19”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...