Pular para o conteúdo principal

FISIOTERAPEUTAS MINEIROS SE UNEM NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Diante do número crescente de infectados no Estado e da situação de emergência decretada pelo Governo de Minas, Conselho Regional de Fisioterapia já cadastra profissionais para atuarem nas UTIs
Anderson Luís Coelho, presidente do CREFITO-4 MG

Mais de 400 mil infectados com o coronavírus no mundo, com 18 mil mortes. Cerca de 2200 casos no Brasil, e 60 óbitos. Somente em Minas, são mais de 130 pessoas com a doença. Preocupados com este cenário e cientes da importância da sua função neste ambiente, fisioterapeutas mineiros se uniram em prol da saúde pública do Estado. 

Foi com este objetivo que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) resolveu criar um cadastro de fisioterapeutas especializados e especialistas em Fisioterapia Respiratória e em Terapia Intensiva, profissionais capacitados para atuar no enfrentamento ao coronavírus. 

A relação de fisioterapeutas será colocada à disposição do Governo do Estado, que já decretou, inclusive, situação de emergência, podendo atuar em todo o território mineiro. Os profissionais devem possuir especialização lato senso ou título de especialista profissional emitido por sociedade científica homologada pelo Conselho Federal da área, além experiência comprovada em atendimento a paciente crítico sob ventilação mecânica. O cadastro já conta com quase 350 profissionais.

Com aproximadamente 4.100 leitos de UTI no Estado, Minas possui cerca de 830 fisioterapeutas atuando nas unidades, com um déficit superior a 150. Com a pandemia, esta situação se torna ainda mais crítica, por ser este o profissional da saúde mais capacitado para atuar em UTIs. 

O fisioterapeuta atua, por exemplo, na higienização pulmonar, no combate à perda muscular, na preservação da qualidade de vida do paciente, além de trabalhar para evitar complicações pós operatórias e na reabilitação.

A importância desses profissionais é tamanha que o Ministério da Educação publicou, em parceria com o Ministério da Saúde, no último dia 13, portaria autorizando a possibilidade de estudantes do curso (que estiverem cursando o último ano curricular) realizarem, em caráter excepcional, estágio curricular obrigatório em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades a serem especificadas pelo MS, enquanto durar a emergência decorrente da COVID19.

O presidente do CREFITO-4 MG, Anderson Luís Coelho, falou sobre a atuação dos fisioterapeutas mineiros nos hospitais do Estado em decorrência do coronavírus. 

“Somos linha de frente no combate à COVID-19 no Estado. Fisioterapeutas estão em contato direto com os infectados, atuando nas UTIs, trabalhando pela sobrevivência e reabilitação. Além de realizar o pré-cadastro de profissionais aptos a atuar no enfrentamento à pandemia, temos trabalhado para que fisioterapeutas tenham acesso aos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, que têm faltado em muitos hospitais do Estado. Já solicitei ao TCU autorização para que CREFITO-4 MG adquira, por meio de recursos econômicos próprios, os EPIs para os nossos profissionais que atuam em instituições de saúde públicas em atendimento a pacientes em diagnóstico, suspeita ou infecção pela COVID-19”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...