Pular para o conteúdo principal

PESQUISA INÉDITA BUSCA IDENTIFICAR MICRORGANISMOS PRESENTES NA ATMOSFERA LOCAL


Convivemos diariamente com diversos tipos de microrganismos, presentes no solo, na água e até mesmo no ar que respiramos. Estudos recentes apontam a importância de bactérias na meteorologia e até mesmo no clima de nosso planeta. 

“A atmosfera é um sistema bastante complexo, contém diversos microrganismos que são emitidos por diferentes fontes e estão sempre em suspensão no ar”, esclarece o meteorologista e professor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRS) Marcelo Vieira da Silva Filho.

O pesquisador, juntamente com a professora Luciene Alves Batista Siniscalchi (DRS), coordena desde 2018 uma pesquisa inovadora que tem como objetivo identificar os principais microrganismos presentes na atmosfera através da água da chuva coletada na UFLA. Tais microrganismos (bactérias, fungus e vírus) quando em suspensão na atmosfera são classificados como bioaerossóis, ramo interdisciplinar da ciência que compõe a Aeromicrobiologia e a Meteorologia. 

Dentre os bioaerossóis, a pesquisa visa a identificação de bactérias, e qual seu papel na atmosfera, como comenta Marcelo: “As bactérias presentes na atmosfera podem funcionar como núcleos de condensação de nuvens, que por sua vez, iniciam o processo de formação de nuvens por exemplo, e alguns desses microrganismos participam inclusive do ciclo hidrológico”.

A professora Luciene enfatiza a importância de conhecermos essas bactérias, por meio de métodos de seleção e cultivo bacteriano em placas, identificando e quantificando as mesmas. 

“Além disso, o grupo de trabalho envolvido têm relacionado a diversidade e abundância encontrada, com os fatores abióticos mensurados. Assim, a identificação de gêneros e/ou espécies e sua relação com o ambiente pode nos ajudar a entender os fenômenos meteorológicos e impactos ambientais. Acreditamos que essa área, ainda em crescimento, têm muito a corroborar pois conecta, dentro das ciências ambientais, diferentes áreas do conhecimento”, comenta a docente.

As amostras da água de chuva são coletadas semanalmente e, posteriormente, os microrganismos são isolados em laboratório. Dois deles já foram identificados, conforme explica a estudante do 10º período de Engenharia Ambiental e Sanitária Larissa Lucas Barros: “dos microrganismos isolados, identificamos bactérias dos gêneros Staphhylococcus e Micrococcus, que também foram encontradas em uma pesquisa realizada pela Nasa na alta troposfera. Também observamos que há uma sazonalidade de bactérias, ou seja, sua presença é influenciada principalmente por fatores meteorológicos, como temperatura e umidade relativa do ar.”

O próximo passo do estudo é continuar a identificar diferentes microrganismos presentes na atmosfera e sua sazonalidade. 

“É importante destacar que há uma escassez de trabalhos acadêmicos nessa área no Brasil. Os estudos sobre a microbiologia e ciências atmosféricas são encontrados na Europa e nos Estados Unidos. Então, se conseguirmos identificar esses microrganismos presentes na nossa atmosfera local, isso pode contribuir para entendermos uma série de impactos ambientais que ocorrem tanto no solo como em corpos d’água e que podem causar prejuízos futuros ”, finaliza o professor Marcelo.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/