Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA COLETIVA DE IMPRENSA VIRTUAL SOBRE SITUAÇÃO DO CORONAVÍRUS

Nesta segunda-feira, 30, Minas Gerais confirmou a primeira morte por causa da doença

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) realizou, nesta segunda-feira (30/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, mais uma coletiva virtual sobre a situação do coronavírus no estado. Na oportunidade, o secretário da SES-MG, Carlos Eduardo Amaral, falou à imprensa juntamente com o secretário adjunto Marcelo Cabral e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho.

“Minas Gerais teve o primeiro óbito em decorrência do coronavírus confirmado no boletim de hoje. Todo o esforço que o governo e a SES-MG estão fazendo é para reduzir o máximo possível a ocorrência de casos e óbitos relacionados ao Covid-19", disse o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. "É importante frisar que o registro deste primeiro óbito não altera o patamar atual do estado, ou seja, não modifica a conduta que já estamos tendo com relação à pandemia”, complementou.

Em relação aos exames que estão sendo realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o secretário explicou que, atualmente, há 2.400 exames que já foram realizados pela fundação e, a capacidade, neste momento, é de 400 exames por dia. A previsão é de que, até o fim desta semana, o Estado aumente sua capacidade operacional para cerca de 1.800 exames diários. 

"Com isso, entendemos que haverá considerável alinhamento entre as notificações, os exames colhidos e a capacidade operacional da secretaria. No entanto, é importante entender que o número de notificações cresce progressivamente e a secretaria gradualmente vai ampliando sua capacidade operacional”, pontuou Amaral.

Em relação à investigação das mortes causadas pelo Covid-19, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho, explicou de que forma são feitas as notificações. 

“É importante frisar que os óbitos em investigação são dinâmicos e a listagem se altera diariamente, de acordo com a publicação de cada boletim. À medida que a epidemia avança, é esperado que haja maior suspeição em relação ao coronavírus, ou seja, é esperado que haja aumento na notificação de casos suspeitos, o que não significa dizer que, de fato, há um aumento dos óbitos por Covid-19. O que ocorre é a sensibilidade do sistema tendo em vista o avanço da epidemia”, afirmou o subsecretário.

Coes Regional
Na ocasião, também foi informado que, como medida de regionalizar ainda mais o controle da saúde, a SES-MG ativará o Centro de Operações em Emergência de Saúde (Coes) nas 28 Regionais de Saúde do Estado.

“A ação tem como objetivo aproximar o controle da emergência de saúde pública de cada região dos municípios e dos prestadores. Como Minas Gerais é um estado de grandes dimensões, essa ação é fundamental para haver a cobertura de todas as áreas de forma igualitária, de acordo com cada necessidade territorial”, avaliou o secretário Carlos Eduardo Amaral.

Serão, ao todo, 14 Comitês Macrorregionais para enfrentamento ao Covid-19, distribuídos nas macrorregiões de saúde definidas pelo Plano Diretor de Regionalização (PDR). As sedes administrativas serão as Superintendências Regionais de Saúde, localizadas nos municípios polo da macrorregião. Os comitês terão caráter propositivo, além de composição multidisciplinar e multissetorial. Estarão, ainda, vinculados ao Coes-Minas Covid-19, coordenado pela SES-MG.

Ao ser questionado sobre possíveis subnotificações no Estado, o secretário Carlos Eduardo explicou que há três níveis de acompanhamento dos casos. No primeiro nível, há o aumento de forma extrema na notificação de possíveis casos suspeitos, o estímulo para que os profissionais de saúde, ao atenderem casos em que se perceba a ocorrência de um quadro viral ou gripal, os notifiquem como casos suspeitos.

“Ao fazer isso, facilitamos a análise de todas as áreas do estado, a fim de observar possíveis mudanças. Portanto, nem tudo que está sendo notificado como suspeito de coronavírus de fato será confirmado como a doença”, avaliou.

O segundo nível é a confirmação diagnóstica, que se dá por meio da realização de exames, dentro dos critérios estabelecidos para a testagem ser feita. Eles atestam se os casos são de coronavírus ou não. “A partir do momento que Minas Gerais passou a ser uma área de transmissão comunitária, foi definido que a realização dos exames seria prioritária para casos de óbitos, pessoas privadas de liberdade ou asiladas, rede sentinela e profissionais de saúde. Este é o foco dos exames que estão sendo realizados atualmente”, destacou.

O terceiro e último nível são os esforços para evitar a sobrecarga do sistema de saúde do Estado. “Fazemos o acompanhamento diário e, neste momento, não identificamos essa sobrecarga. E isso é importante, pois reflete que nossos esforços estão alinhados e que estão surtindo efeitos. Por isso, é fundamental destacar que a subnotificação, caso ocorra, não é suficiente para modificar os casos hoje divulgados”, concluiu.

Em relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) dos profissionais de saúde, o secretário adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, destacou os repasses que a secretaria tem feito aos municípios, a fim de auxiliá-los no enfrentamento ao Covid-19.

“Por meio da subsecretaria de Inovação e Logística da SES-MG, temos feito os repasses, conforme anunciado ao longo da última semana, de R$ 71 milhões para os hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, R$ 61 milhões para Unidade Básica de Saúde (UBS) e Upas, e R$ 32 milhões para Atenção Primária, que dão condições para que os municípios façam as devidas aquisições de insumos e EPI, de acordo com suas necessidades”, afirmou.

Boletim epidemiológico 30/3
De acordo com o boletim epidemiológico publicado na manhã desta segunda-feira (30/3), Minas Gerais apresenta 29.724 casos suspeitos e 261 casos confirmados. Há, ainda, 23 óbitos em investigação e uma morte confirmada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...