segunda-feira, 16 de março de 2020

UFLA SUSPENDE AULAS DA GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E ENSINO INFANTIL A PARTIR DO DIA 23

Em reunião hoje, subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Dario Brock Ramalho, apresentou dados sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 no Estado aos reitores de instituições públicas de ensino de Minas
Imagem do microscópio eletrônico de transmissão mostra o SARS-CoV-2, o vírus que causa o covid-19

Nesta segunda-feira, 16, o Comitê Especial de Emergência (CEE COVID19-UFLA) em reunião conjunta com a Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deliberou por suspender, por tempo indeterminado, todas as atividades de ensino presencial (educação infantil, aulas de graduação e pós-graduação) a partir do dia 23 de março, segunda-feira, além de fechar o Restaurante Universitário (RU) e suspender o serviço de transporte interno (Mamute). 

A Biblioteca Universitária funcionará exclusivamente para empréstimos e as atividades administrativas permanecerão até nova deliberação por este comitê.

"A decisão se antecipa à ocorrência de casos em Lavras. A UFLA, mais uma vez, revela sua preocupação em cuidar da saúde e da vida de sua comunidade e contribuir para cuidar da saúde e da vida da comunidade lavrense. Este comitê reitera a importância dos discentes retornarem às suas residências e evitarem buscar os serviços de saúde a não ser em casos de real necessidade, a fim de evitar sobrecarga no sistema de saúde. Festas e aglomerações sociais devem ser evitadas", destaca a instituição em nota.

"É um momento de emergência em saúde pública e as medidas de controle relacionadas à circulação viral devem ser priorizadas. Enfatizamos que todos – estudantes, docentes, técnicos e terceirizados – devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde", reforça a UFLA.

O CEE COVID19-UFLA informa que as reuniões diárias permanecem para avaliação de todas as alterações no cenário epidemiológico e atualizações/orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. "Reiteramos que até o momento não há comunicação de casos suspeitos ou confirmados em Lavras", conclui.

O Comitê manterá a comunidade acadêmica informada de todas as decisões relacionadas ao assunto.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, reitera que “a UFLA sempre se preocupa com a saúde da comunidade, com a comunidade lavrense onde ela está inserida. A decisão tomada foi em respeito à comunidade acadêmica e à comunidade lavrense”.

A Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA disponibilizou um e-mail para esclarecimento de dúvidas da comunidade acadêmica: cope.dma@ufla.br

Reunião
A medida foi anunciada após reunião com os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG), da qual participou o subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Dario Brock Ramalho, que apresentou dados sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 em Minas Gerais. Segundo ele, o estado apresenta um atraso de cerca de duas semanas em relação à situação nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. 

“No que se refere à evolução da doença, Minas Gerais e a capital Belo Horizonte devem começar a registrar mais casos a partir desta semana, contudo, sem transmissão comunitária [quando não se pode mais identificar a trajetória do vírus]”, destacou.

A necessidade de articular as ações foi destacada pelo subsecretário, que agradeceu às instituições públicas de ensino superior o compromisso de articular as suas ações, potencializando o impacto das decisões, e a contribuição em produção e disseminação de conhecimento sobre a nova doença. 

“Uma grande dificuldade que temos deve-se à inexistência de dados sobre o comportamento do vírus nos países tropicais. Estamos iniciando a geração desses dados porque estamos entre os primeiros países afetados. Olhamos com atenção as informações da epidemia nos países temperados, mas é preciso observar os dados da nossa realidade.” 

Informações oficiais
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançou um hotsite com informações sobre o novo Coronavírus (Covid-19). O intuito do ambiente virtual é divulgar informações, de fontes confiáveis, sobre a pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, podendo assim, manter as comunidades interna e externa à UFLA atualizadas sobre cuidados individuais e coletivos essenciais e sobre o conhecimento produzido na própria instituição a respeito do tema.

Pela cautela e medidas de prevenção que o momento exige, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está atenta a todas as atualizações e orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e manterá a comunidade acadêmica informada de todas as decisões relacionadas ao assunto.

No hotsite o usuário encontra orientações sobre prevenção e providências em caso de sintomas, impactos na vida acadêmica, materiais educativos e um guia de ensino e pesquisa. Também há links úteis de órgãos públicos de saúde no Brasil e da Organização Mundial de Saúde.

Acesse o hotsite: https://ufla.br/coronavirus

Um comentário:

Anônimo disse...



“No que se refere à evolução da doença, Minas Gerais e a capital Belo Horizonte devem começar a registrar mais casos a partir desta semana, contudo, sem transmissão comunitária [quando não se pode mais identificar a trajetória do vírus]”, destacou.

isso é importante heim...