Pular para o conteúdo principal

AÇÃO DE EXTENSÃO PROMOVE CHAMADAS VIA WHATSAPP ENTRE IDOSOS E UNIVERSITÁRIOS

Ação é feita durante o período de distanciamento social

Com o objetivo de propiciar interações sociais e conversas voltadas para um desenvolvimento humano saudável, discentes e docentes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) estão promovendo encontros entre idosos e voluntários, via WhatsApp, durante o período de distanciamento social causado pelo novo coronavírus. 

A ação recebeu o nome de “Junto Contigo” e integra o projeto de extensão “Desenvolvimento Humano e Escuta Terapêutica”, que, entre outras atividades, auxilia na capacitação de estudantes da área da saúde para um atendimento mais humanizado com atenção multidisciplinar.

Coordenada pelas professoras da Escola de Enfermagem, Maria Regina Martinez e Ana Claudia Mesquita Garcia, a ação pretende ainda ser um momento de aprendizagem para os acadêmicos que participarem. 

“Espera-se que por meio da interação com os idosos, nossos estudantes se sintam mais ativos no combate aos efeitos prejudiciais dessa pandemia e que ouçam histórias que os tornem mais capazes de compreender o envelhecimento”, afirmou a professora Maria Regina.

Segundo ela, a ideia surgiu após conversar por videoconferência com o próprio pai, que tem 80 anos de idade e viu sua rotina se transformar devido à quarentena. 

“Ele nem tem um aparelho celular, mas, diante da falta de perspectiva de quando poderia encontrar comigo, meus irmãos e seus netos, fez questão de entrar na chamada junto com a minha mãe e nós três ficamos conversando mais de uma hora de um modo que me tocou muito. Percebi, então, que precisávamos voltar nossas atenções para os idosos, que estão mais vulneráveis que o habitual à solidão e às perdas características dessa fase do desenvolvimento humano”, contou a professora.

Outro aspecto que também influenciou a criação do projeto foi o relato de muitos estudantes que estão se sentindo solitários, ansiosos e com sentimento de inutilidade durante a pandemia. De acordo com a professora Maria Regina, “poder ouvir alguém mais experiente, que passou por outras crises durante a vida e que quer receber as chamadas de um desconhecido mais jovem disposto a estar junto com eles, mesmo que virtualmente, tem proporcionado uma experiência enriquecedora e significativa para os estudantes”.

Os estudantes interessados em conversar com os idosos devem entrar em contato com a equipe responsável pelo e-mail: juntocontigounifal@gmail.com. Já os idosos que desejam receber chamadas precisam compartilhar seu contato via WhatsApp com o número (35) 9 8834-8267.

Antes de iniciar as interações sociais por meio das ligações, os voluntários passam por um treinamento básico sobre escuta terapêutica e desenvolvimento humano na idade adulta tardia, mediado pelos discentes Jean Carlos Pacheco Nepe, do 7º período do curso de Medicina, e Poliana Pereira Vicente, do 7º período do curso de Enfermagem. 

Periodicamente, as professoras coordenadoras do “Junto Contigo”, realizarão sessões de supervisão com os estudantes para o compartilhamento de experiências e direcionamento de demandas inesperadas.

com Luciana Rezende - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Anônimo disse…
trazer pra lavras ideia boas iguais esta

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...