Pular para o conteúdo principal

AÇÃO DE EXTENSÃO PROMOVE CHAMADAS VIA WHATSAPP ENTRE IDOSOS E UNIVERSITÁRIOS

Ação é feita durante o período de distanciamento social

Com o objetivo de propiciar interações sociais e conversas voltadas para um desenvolvimento humano saudável, discentes e docentes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) estão promovendo encontros entre idosos e voluntários, via WhatsApp, durante o período de distanciamento social causado pelo novo coronavírus. 

A ação recebeu o nome de “Junto Contigo” e integra o projeto de extensão “Desenvolvimento Humano e Escuta Terapêutica”, que, entre outras atividades, auxilia na capacitação de estudantes da área da saúde para um atendimento mais humanizado com atenção multidisciplinar.

Coordenada pelas professoras da Escola de Enfermagem, Maria Regina Martinez e Ana Claudia Mesquita Garcia, a ação pretende ainda ser um momento de aprendizagem para os acadêmicos que participarem. 

“Espera-se que por meio da interação com os idosos, nossos estudantes se sintam mais ativos no combate aos efeitos prejudiciais dessa pandemia e que ouçam histórias que os tornem mais capazes de compreender o envelhecimento”, afirmou a professora Maria Regina.

Segundo ela, a ideia surgiu após conversar por videoconferência com o próprio pai, que tem 80 anos de idade e viu sua rotina se transformar devido à quarentena. 

“Ele nem tem um aparelho celular, mas, diante da falta de perspectiva de quando poderia encontrar comigo, meus irmãos e seus netos, fez questão de entrar na chamada junto com a minha mãe e nós três ficamos conversando mais de uma hora de um modo que me tocou muito. Percebi, então, que precisávamos voltar nossas atenções para os idosos, que estão mais vulneráveis que o habitual à solidão e às perdas características dessa fase do desenvolvimento humano”, contou a professora.

Outro aspecto que também influenciou a criação do projeto foi o relato de muitos estudantes que estão se sentindo solitários, ansiosos e com sentimento de inutilidade durante a pandemia. De acordo com a professora Maria Regina, “poder ouvir alguém mais experiente, que passou por outras crises durante a vida e que quer receber as chamadas de um desconhecido mais jovem disposto a estar junto com eles, mesmo que virtualmente, tem proporcionado uma experiência enriquecedora e significativa para os estudantes”.

Os estudantes interessados em conversar com os idosos devem entrar em contato com a equipe responsável pelo e-mail: juntocontigounifal@gmail.com. Já os idosos que desejam receber chamadas precisam compartilhar seu contato via WhatsApp com o número (35) 9 8834-8267.

Antes de iniciar as interações sociais por meio das ligações, os voluntários passam por um treinamento básico sobre escuta terapêutica e desenvolvimento humano na idade adulta tardia, mediado pelos discentes Jean Carlos Pacheco Nepe, do 7º período do curso de Medicina, e Poliana Pereira Vicente, do 7º período do curso de Enfermagem. 

Periodicamente, as professoras coordenadoras do “Junto Contigo”, realizarão sessões de supervisão com os estudantes para o compartilhamento de experiências e direcionamento de demandas inesperadas.

com Luciana Rezende - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Anônimo disse…
trazer pra lavras ideia boas iguais esta

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...