Pular para o conteúdo principal

DIVULGADO PRIMEIRO ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSELHO EMPRESARIAL DO SUL DE MINAS DE 2020


O Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e a Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV), no Sul de Minas, realizaram a 8ª pesquisa do Índice de Confiança do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL). O estudo é referente ao primeiro trimestre de 2020 e às perspectivas para o segundo trimestre deste ano.

Com metodologia e tabulação realizadas pelo assessor de Gestão da ACIV e professor do Grupo Unis, Guilherme Augusto Dionísio Vivaldi, e aplicação e análises pelo professor Pedro dos Santos Portugal Júnior, o índice apresenta a percepção dos empresários no que se refere a seis quesitos intimamente ligados ao desempenho das empresas, são eles: vendas, inadimplência, segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional. 

O resultado permite compreender o contexto regional e auxiliar empresários e demais agentes na tomada de decisões.

De acordo com o professor Pedro Portugal, o índice geral de confiança, que engloba a situação atual e futura, alcançou o patamar de 106,00, representando uma queda de 8,42 pontos em relação à pesquisa anterior, sendo a maior queda desde o início da pesquisa em 2018. 

“Cabe salientar que, apesar da queda, o índice ainda se encontra no campo positivo e a confiança em nível alto. Importante citar que a pesquisa foi realizada antes das determinações de isolamento social em razão da pandemia do Covid-19”, afirmou.

A primeira pesquisa de 2020 demonstrou um empresariado ainda confiante, porém, em um nível bem menor do que na sondagem feita em dezembro de 2019 tanto no contexto atual quanto na perspectiva futura. 
“É muito importante salientarmos que essa atual pesquisa foi realizada no dia 13/03/2020, uma semana antes das ações mais efetivas de combate à pandemia do COVID 19 como o isolamento social e fechamento das atividades empresariais consideradas não essenciais. Portanto, é possível que a confiança do empresariado tenha diminuído um pouco mais desde então”, ressaltou o Prof. Pedro.

É importante salientar que este relatório avalia apenas as questões dos negócios e da economia sem adentrar nas discussões da área de saúde que devem ser conduzidas com responsabilidade e sempre ouvindo as autoridades nesse assunto a nível internacional, nacional, estadual e municipal.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.