Pular para o conteúdo principal

DIVULGADO PRIMEIRO ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSELHO EMPRESARIAL DO SUL DE MINAS DE 2020


O Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e a Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV), no Sul de Minas, realizaram a 8ª pesquisa do Índice de Confiança do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL). O estudo é referente ao primeiro trimestre de 2020 e às perspectivas para o segundo trimestre deste ano.

Com metodologia e tabulação realizadas pelo assessor de Gestão da ACIV e professor do Grupo Unis, Guilherme Augusto Dionísio Vivaldi, e aplicação e análises pelo professor Pedro dos Santos Portugal Júnior, o índice apresenta a percepção dos empresários no que se refere a seis quesitos intimamente ligados ao desempenho das empresas, são eles: vendas, inadimplência, segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional. 

O resultado permite compreender o contexto regional e auxiliar empresários e demais agentes na tomada de decisões.

De acordo com o professor Pedro Portugal, o índice geral de confiança, que engloba a situação atual e futura, alcançou o patamar de 106,00, representando uma queda de 8,42 pontos em relação à pesquisa anterior, sendo a maior queda desde o início da pesquisa em 2018. 

“Cabe salientar que, apesar da queda, o índice ainda se encontra no campo positivo e a confiança em nível alto. Importante citar que a pesquisa foi realizada antes das determinações de isolamento social em razão da pandemia do Covid-19”, afirmou.

A primeira pesquisa de 2020 demonstrou um empresariado ainda confiante, porém, em um nível bem menor do que na sondagem feita em dezembro de 2019 tanto no contexto atual quanto na perspectiva futura. 
“É muito importante salientarmos que essa atual pesquisa foi realizada no dia 13/03/2020, uma semana antes das ações mais efetivas de combate à pandemia do COVID 19 como o isolamento social e fechamento das atividades empresariais consideradas não essenciais. Portanto, é possível que a confiança do empresariado tenha diminuído um pouco mais desde então”, ressaltou o Prof. Pedro.

É importante salientar que este relatório avalia apenas as questões dos negócios e da economia sem adentrar nas discussões da área de saúde que devem ser conduzidas com responsabilidade e sempre ouvindo as autoridades nesse assunto a nível internacional, nacional, estadual e municipal.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho