quinta-feira, 30 de abril de 2020

DOAÇÃO DE SANGUE: PACE DE LAVRAS ADAPTA ROTINA PARA CONTINUAR COLETAS


Com as baixas temperaturas, e a propagação de gripes e resfriados, é comum que os postos de coleta de doação de sangue e medula óssea fiquem mais vazios. Este ano, outro fator que altera a rotina dos doadores é o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, que tem como medida fundamental de prevenção o distanciamento social. Pensando em meios de manter os estoques para atender os pacientes que precisam, o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Lavras, no Sul de Minas, adaptou sua rotina de atendimento para os doadores.

A doação de sangue é um gesto voluntário e solidário. O processo é rápido, fácil e seguro. Luiz Gustavo Pereira, captador do Pace, explica que o Posto de Coleta existe desde 2009 no município. “Ele surgiu por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas, a Prefeitura de Lavras e a Secretaria Municipal de Saúde. Atendemos os doadores com datas e horários já pré-definidos, uma vez por semana, às terças-feiras”, disse.

Devido à pandemia, foram necessárias algumas mudanças no atendimento. Luiz informa que, após a liberação para retomada das coletas, alguns critérios são seguidos: “diminuímos o número de doadores; antigamente, atendíamos até 35 pessoas, hoje podem no máximo 20 coletas. Além disso, é permitida a entrada de apenas duas pessoas na sala, respeitando o distanciamento social e evitando, assim, a aglomeração no local. Atendemos apenas os doadores que estão devidamente agendados”. Ainda como parte das medidas de prevenção, vale ressaltar que todos os colaboradores do Pace utilizam equipamentos de proteção individual (EPI). Álcool em gel e sabonete ficam à disposição para higienização das mãos, e existe um intervalo de dez minutos entre os agendamentos para desinfecção do local.

De acordo com o médico hematologista responsável pelo Pace, Marcelo Assunção, “a doação de sangue é extremamente importante e necessária para assegurar a saúde de vários pacientes. São diversas situações e doenças que demandam seu uso, como casos de acidentes, cirurgias, além de vários tipos de câncer em que o sangue se torna vital, pois é insubstituível, e seu uso é contínuo”, relatou.

Marcelo, que também é professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (DSA/UFLA), ressalta que “os hospitais de Lavras têm necessidade de cerca de 200 bolsas de sangue por mês. Por isso, é tão importante a conscientização e a continuação do serviço no Posto de Coleta”.

Interessados em doar sangue podem agendar horário pelo telefone 3694-4145. A coleta ocorre todas as terças-feiras (exceto feriados), das 7h30 às 11h30. Mais informações e campanhas sobre doação de sangue podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram @pacelavras.

Para doar sangue, é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade, menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização)

– Estar com boa saúde;
– Pesar acima de 50 kg;
– Ter dormido bem na noite anterior à doação;
– Não estar em jejum. Pela manhã, o candidato à doação deve se alimentar, evitando apenas alimentos gordurosos.
– Mulheres, mesmo quando menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem fazer a doação.
– Apresentar documento oficial e original de identidade com foto atual, emitido por órgão oficial.

Nenhum comentário: