Pular para o conteúdo principal

DOAÇÃO DE SANGUE: PACE DE LAVRAS ADAPTA ROTINA PARA CONTINUAR COLETAS


Com as baixas temperaturas, e a propagação de gripes e resfriados, é comum que os postos de coleta de doação de sangue e medula óssea fiquem mais vazios. Este ano, outro fator que altera a rotina dos doadores é o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, que tem como medida fundamental de prevenção o distanciamento social. Pensando em meios de manter os estoques para atender os pacientes que precisam, o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Lavras, no Sul de Minas, adaptou sua rotina de atendimento para os doadores.

A doação de sangue é um gesto voluntário e solidário. O processo é rápido, fácil e seguro. Luiz Gustavo Pereira, captador do Pace, explica que o Posto de Coleta existe desde 2009 no município. “Ele surgiu por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas, a Prefeitura de Lavras e a Secretaria Municipal de Saúde. Atendemos os doadores com datas e horários já pré-definidos, uma vez por semana, às terças-feiras”, disse.

Devido à pandemia, foram necessárias algumas mudanças no atendimento. Luiz informa que, após a liberação para retomada das coletas, alguns critérios são seguidos: “diminuímos o número de doadores; antigamente, atendíamos até 35 pessoas, hoje podem no máximo 20 coletas. Além disso, é permitida a entrada de apenas duas pessoas na sala, respeitando o distanciamento social e evitando, assim, a aglomeração no local. Atendemos apenas os doadores que estão devidamente agendados”. Ainda como parte das medidas de prevenção, vale ressaltar que todos os colaboradores do Pace utilizam equipamentos de proteção individual (EPI). Álcool em gel e sabonete ficam à disposição para higienização das mãos, e existe um intervalo de dez minutos entre os agendamentos para desinfecção do local.

De acordo com o médico hematologista responsável pelo Pace, Marcelo Assunção, “a doação de sangue é extremamente importante e necessária para assegurar a saúde de vários pacientes. São diversas situações e doenças que demandam seu uso, como casos de acidentes, cirurgias, além de vários tipos de câncer em que o sangue se torna vital, pois é insubstituível, e seu uso é contínuo”, relatou.

Marcelo, que também é professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (DSA/UFLA), ressalta que “os hospitais de Lavras têm necessidade de cerca de 200 bolsas de sangue por mês. Por isso, é tão importante a conscientização e a continuação do serviço no Posto de Coleta”.

Interessados em doar sangue podem agendar horário pelo telefone 3694-4145. A coleta ocorre todas as terças-feiras (exceto feriados), das 7h30 às 11h30. Mais informações e campanhas sobre doação de sangue podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram @pacelavras.

Para doar sangue, é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade, menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização)

– Estar com boa saúde;
– Pesar acima de 50 kg;
– Ter dormido bem na noite anterior à doação;
– Não estar em jejum. Pela manhã, o candidato à doação deve se alimentar, evitando apenas alimentos gordurosos.
– Mulheres, mesmo quando menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem fazer a doação.
– Apresentar documento oficial e original de identidade com foto atual, emitido por órgão oficial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...