Pular para o conteúdo principal

NA LINHA DE FRENTE DO COMBATE À COVID-19, FISIOTERAPEUTAS SÃO CONVOCADOS

Convocação visa à capacitação online obrigatória nos protocolos oficiais de enfrentamento à COVID-19. Atuando nas UTIs e expostos ao risco, profissionais ainda lidam com a falta de equipamentos de proteção individual
Anderson Luís Coelho, presidente do CREFITO-4 MG com Luís Henrique Mandetta, ministro da Saúde

“A demanda no hospital é enorme. Volume de pacientes na UTI só aumenta. Muita responsabilidade. Intubação, ventilação, higienização. Sim, se o paciente respira por aparelhos, sou eu que cuido e controlo a sua respiração. Em caso de parada cardíaca ou outra complicação, o trabalho é manual. Tem o pós-operatório. Ainda é necessário exercitá-lo para que não haja perda de musculatura. Estou presente em todo o processo, que vai até a reabilitação. Equipamentos de proteção individual ainda chegam aos hospitais. Estou exposta ao vírus. Sei da minha responsabilidade. Agora é a hora que a sociedade mais precisa de mim. Não vou fugir ao meu dever”.

Este é apenas um relato de uma fisioterapeuta, dentre centenas espalhadas pelas UTIs do Estado, que se arriscam diariamente na luta pela manutenção da vida de pacientes infectados pela COVID-19. Profissionais da linha de frente no combate à pandemia, fisioterapeutas foram convocados pelo Ministério da Saúde para uma capacitação compulsória nos protocolos oficiais de enfrentamento à COVID-19. 

O procedimento, obrigatório a todos os profissionais do País, tem caráter consultivo, colocando a relação de profissionais à disposição de órgãos competentes em caso de necessária convocação para atuar nas ações de enfrentamento ao coronavírus. O cadastro é feito pelos próprios fisioterapeutas no site do MS.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), Anderson Luís Coelho, falou sobre a convocação. 

“O grande público ainda não conhece a atuação do fisioterapeuta nas UTIs e a importância do seu papel nesta pandemia. São eles que lidam diretamente com os infectados, expostos ao vírus, e com a falta de EPIs. Estão presentes durante todo o processo, que vai desde a internação do paciente até a sua reabilitação. Essa convocação para o treinamento on line obrigatório colocará à disposição do Governo Federal e órgãos competentes profissionais capacitados e dispostos a atuar no front de combate contra a pandemia”.

Anderson Coelho, que participou de reunião com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, no último dia 31, para tratar sobre o assunto, lembrou que “o Conselho se antecipou e também tem realizado, desde o dia 20 de março, um pré-cadastro de fisioterapeutas especializados e especialistas em Fisioterapia Respiratória e em Terapia Intensiva, que já conta com 350 nomes, disponíveis para os órgãos públicos de saúde”. 

O presidente do CREFITO-4 MG destacou que a autarquia também tem lutado pela aquisição dos equipamentos de proteção, tendo inclusive solicitado ao TCU autorização para adquirir os materiais com recursos próprios para profissionais que atuam em instituições de saúde públicas.
Breno Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

TCE MULTA GESTORES DA PREFEITURA DE PERDÕES POR ILEGALIDADE EM CONTRATO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na sessão desta terça-feira (21/10), condenou os gestores da Prefeitura de Perdões à multa individual de R$3 mil pela irregularidade no contrato que previa a construção de parte da Escola Municipal Joaquim Camilo Mendes , na Comunidade rural dos Machados . O denunciante (Denúncia n. 1167029) delatou que, em regime de empreitada , foi contratado em 2022 pela Prefeitura de Perdões para construção de quatro salas de aula na comunidade de Machados. Todavia, ainda no curso do contrato, a empresa foi comunicada sobre a paralisação da obra, ainda não concluída, com a justificativa de evitar danos financeiros ao município e à própria empresa. Além disso, acusou a prefeitura de iniciar outra concorrência para executar a parcela de itens pendentes daquele contrato, onde ficou evidente a total identidade de itens na planilha orçamentária do novo procedimento licitatório. Para o denunciante, houve uma tentativa da prefeitur...