terça-feira, 7 de abril de 2020

OUSEUSE AJUDA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS COM A PRODUÇÃO DE MÁSCARAS

Empresa de São Paulo faz pedido de 1 milhão de peças

O isolamento social tornou-se uma das principais armas contra a Covid-19, assim como higienizar as mãos com frequência. Porém, além da saúde, todos os setores da sociedade estão sendo afetados pela pandemia, e o principal deles é a economia. Mas, como dizia Albert Einstein, o famoso físico alemão, autor das teorias da Relatividade e da Física Quântica, "a crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. É na crise que se aflora o melhor de cada um".

De fato, o coronavírus afetou o funcionamento da indústria, comércio e muitas outras áreas da economia. Mas, por outro, está despertando a solidariedade e a criatividade dos empresários. A Ouseuse, por exemplo, uma das maiores empresas de moda íntima de Juruaia, no Sudoeste de Minas, por conta do bem maior de salvar vidas, fez banco de horas de seus colaboradores, suprindo apenas as facções para que estas não fiquem sem renda. “No momento, essa é a atitude certa a fazer. Temos, antes de mais nada, que pensar nas vidas humanas”, explica Rosana Marques, diretora executiva da marca.

Inquieta com a situação, mas resolvida a fazer alguma coisa para ajudar no combate ao coronavírusa, a empresária conta que “começamos a estudar sobre a confecção de máscaras, que dependia de uma série de exigências. Mas, como o governo liberou o uso de máscaras caseiras para toda a população, começamos a confeccionar essa peça - na semana passada - em larga escala aqui na Ouseuse. Oito funcionários estão com aqui com a gente de forma voluntária e está tudo em ritmo acelerado. E, claro, com todas as medidas de distanciamento social e de higiene". 

Rosana conta que, em poucos dias, mais de 5 mil máscaras de TNT (40 gramas – polipropileno) já foram confeccionadas. Desse volume, 350 foram doadas ao Supermercado São João, de Guaxupé, que serão usadas pelos colaboradores. “Como ‘pagamento’, o supermercado repassou 16 cestas básicas que serão doadas para famílias carentes de Juruaia. Essa corrente do bem é muito bacana. Uma boa ação gera outra boa ação. Estamos a todo vapor para ajudar a combater o coronavírus”, diz Rosana.

Novo negócio à vista
Perguntada sobre a possibilidade de se tornar um novo nicho a ser trabalhado, Rosana Marques é enfática. “Sim! Pois as máscaras, a exemplo de países asiáticos que já as utilizam no dia a dia, serão comuns daqui pra frente. Vai se tornar um hábito do brasileiro usar essa proteção contra os vírus. E já estamos estudando a possibilidade de confeccionar, também, gorros e aventais para a área de saúde”.

A empresária, inclusive, já foi contactada por uma empresa de São Paulo, que encomendou 1 milhão de máscaras para os próximos meses. “A Ouseuse não irá conseguir atender sozinha a esse pedido. Por isso, já estou mobilizando outras confecções da cidade, assim como facções, para que possamos atender essa solicitação”. De fato, a todo momento chegam novas solicitações de máscaras em Juruaia, que já totaliza um pedido de 2 milhões. “Essa guinada deu um upgrade na cidade e estão todos muitos animados. Juruaia sempre foi uma cidade unida e, com a crise, estamos mais fortes do que nunca”, diz Rosana.

Como já dizia Isaac Newton, o colega físico de Einstein: “Para toda ação há sempre uma reação”.

Nenhum comentário: