segunda-feira, 13 de abril de 2020

PREFEITURA DE POUSO ALEGRE MANTÉM SERVIÇOS DE AMPARO SOCIAL DURANTE PANDEMIA


Nesse período de crise provocada pela pandemia do novo coronovírus, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, tem mantido e até mesmo ampliado os serviços de amparo social. A Secretaria de Políticas Sociais mantém todos os equipamentos da rede de proteção à população em vulnerabilidade. Exemplo disso é o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – o Centro Pop, que a secretaria destaca como importante ponto de apoio.

Instalado à Rua São José nº 366, na região central da cidade, o Centro Pop atende à população em situação de rua no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os serviços ofertados são: café, higiene pessoal, guarda de pertences, área para lavar roupa, atendimento técnico, provisão de documentação, confecção de currículos, encaminhamento ao mercado de trabalho, contatos telefônicos com a família e visitas domiciliares com o intuito de restabelecer o vínculo entre usuário e a sua família. Em média, 50 pessoas são atendidas diariamente.

Nesse período de pandemia, o atendimento está sendo ofertado de acordo com as orientações de prevenção, evitando aglomerações. As atividades no novo cenário estão também voltadas a ações de caráter educativo à população, por meio de orientações sobre as medidas de contingenciamento do vírus e distribuição de panfletos que contemplam os direcionamentos de cuidados necessários para prevenção da Covid-19.

No mês de março último o Centro Pop distribuiu sabonetes para higienização das mãos frequentemente, ofertou um total de 419 banhos e 831 cafés. O horário do café acontece em dois períodos, para abranger melhor a população de rua.

O Atendimento ao Migrante, outro serviço oferecido, é feito através de um apoio técnico, executado por assistente social. A pessoa em situação de rua recebe a passagem para seu destino desejado, ou próximo dele, com o intuito de diminuir a permanência dessa população nas ruas, principalmente nesse período de pandemia. No mês foram realizados 162 recambiamentos. O atendimento das demandas inclui contatos com a família de origem, para sensibilizar os integrantes para o acolhimento da pessoa em situação de rua nesta fase de isolamento social.

O Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos (CEMAPA), equipamento que oferta pernoites para a população de rua, neste mês de abril está organizando, juntamente com o Centro Pop, a implementação de novas medidas de apoio a fim de atender a população de rua de Pouso Alegre.

O Centro Pop recebe doações, como roupas, produtos de higiene pessoal e artigos necessários para a prevenção da Covid-19. Para tanto o doador deve entrar em contato pelo telefone (35) 3423-3550, que a equipe irá retirar as doações no local combinado.

Nenhum comentário: