Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE POUSO ALEGRE MANTÉM SERVIÇOS DE AMPARO SOCIAL DURANTE PANDEMIA


Nesse período de crise provocada pela pandemia do novo coronovírus, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, tem mantido e até mesmo ampliado os serviços de amparo social. A Secretaria de Políticas Sociais mantém todos os equipamentos da rede de proteção à população em vulnerabilidade. Exemplo disso é o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – o Centro Pop, que a secretaria destaca como importante ponto de apoio.

Instalado à Rua São José nº 366, na região central da cidade, o Centro Pop atende à população em situação de rua no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os serviços ofertados são: café, higiene pessoal, guarda de pertences, área para lavar roupa, atendimento técnico, provisão de documentação, confecção de currículos, encaminhamento ao mercado de trabalho, contatos telefônicos com a família e visitas domiciliares com o intuito de restabelecer o vínculo entre usuário e a sua família. Em média, 50 pessoas são atendidas diariamente.

Nesse período de pandemia, o atendimento está sendo ofertado de acordo com as orientações de prevenção, evitando aglomerações. As atividades no novo cenário estão também voltadas a ações de caráter educativo à população, por meio de orientações sobre as medidas de contingenciamento do vírus e distribuição de panfletos que contemplam os direcionamentos de cuidados necessários para prevenção da Covid-19.

No mês de março último o Centro Pop distribuiu sabonetes para higienização das mãos frequentemente, ofertou um total de 419 banhos e 831 cafés. O horário do café acontece em dois períodos, para abranger melhor a população de rua.

O Atendimento ao Migrante, outro serviço oferecido, é feito através de um apoio técnico, executado por assistente social. A pessoa em situação de rua recebe a passagem para seu destino desejado, ou próximo dele, com o intuito de diminuir a permanência dessa população nas ruas, principalmente nesse período de pandemia. No mês foram realizados 162 recambiamentos. O atendimento das demandas inclui contatos com a família de origem, para sensibilizar os integrantes para o acolhimento da pessoa em situação de rua nesta fase de isolamento social.

O Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos (CEMAPA), equipamento que oferta pernoites para a população de rua, neste mês de abril está organizando, juntamente com o Centro Pop, a implementação de novas medidas de apoio a fim de atender a população de rua de Pouso Alegre.

O Centro Pop recebe doações, como roupas, produtos de higiene pessoal e artigos necessários para a prevenção da Covid-19. Para tanto o doador deve entrar em contato pelo telefone (35) 3423-3550, que a equipe irá retirar as doações no local combinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho