Pular para o conteúdo principal

PROFESSORES DA UFLA DESENVOLVEM DISPOSITIVO CAPAZ DE AUTOMATIZAR EQUIPAMENTO DE VENTILAÇÃO MANUAL


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) permanece trabalhando em ações que possam contribuir, de forma significativa, com o enfrentamento da pandemia da Covid-19. 

Buscando meios de auxiliar os profissionais de saúde que atuam com pacientes contaminados e que necessitam do auxílio do respirador, professores dos departamentos de Engenharia (DEG) e de Automação (DAT), e de Ciências da Saúde (DSA), desenvolveram em laboratório, a partir de projeto multidisciplinar, um dispositivo que atua como respirador mecânico automatizado e promove a ventilação artificial, podendo ser utilizado nos postos avançados de saúde – Hospitais de Campanha – onde geralmente não há toda a infraestrutura necessária.

A professora do curso de Engenharia Mecânica e coordenadora do projeto, Joelma Rezende Durão Pereira, explica que o protótipo é um dispositivo projetado no software TopSolid, cuja licença foi fornecida pela empresa Missler do Brasil, em parceria com a Automatron, que cedeu o atuador e as válvulas. 

“O processo mais rápido seria usinar, mas estamos aplicando nova tecnologia. A partir da concepção o dispositivo foi produzido em impressora 3D sob o conceito de manufatura enxuta, ou seja, para montar não é necessário nenhum tipo de ferramenta, apenas encaixe no padrão lego”, disse.

O Ambu se enquadra em um equipamento de suporte ventilatório transitório até o acoplamento de um ventilador (respirador mecânico). Esse tipo de instrumento ainda é muito utilizado e depende da compressão manual realizada pelos profissionais de saúde, mas se for utilizado por um tempo prolongado, o equipamento perde a qualidade da ventilação e pode levar a uma fadiga muscular de quem o opera. 

“Uma vantagem do dispositivo desenvolvido é a padronização da frequência ventilatória e o mesmo volume de oxigênio que é ofertado ao paciente. Outro aspecto importante é a disponibilidade do profissional da saúde, que poderá atender a outras demandas. Este tipo de equipamento não tem a intenção de substituir um respirador, mas ofertar um suporte ventilatório automatizado transitório, que em casos extremos, em transporte de pacientes ou situações de campanha, pode ser de grande valia” informa professor do DSA Ernesto Lippi.

O processo de desenvolvimento do mecanismo de acionamento do equipamento de suporte ventilatório passou por estudo de viabilidade técnica e econômica e, depois de concluído, chegou-se a solução proposta, que versou pela simplicidade e baixo custo.

Os pulsos do respirador mecânico serão controlados por um temporizador, que estabelece ritmo de 14 a 20 vezes por minuto, dependendo da necessidade do paciente. Os médicos poderão acompanhar o bom funcionamento do equipamento através do sinalizador de cores. 

“A luz verde indica que o sistema está funcionando em perfeitas condições e que o paciente está recebendo de forma correta a oxigenação; amarelo mostra que o equipamento está energizado, mas parado por decisão do profissional de saúde, que estará operando, e o vermelho será acionado caso o sistema indique alguma falha. Esse tipo de sinalização vai auxiliar de forma visual e ampla o acompanhamento do paciente por médicos e enfermeiros”, explicou o professor de Engenharia de Controle e Automação Fábio Domingues.

De acordo com o professor Sandro Pereira da Silva, do Departamento de Engenharia, o projeto está em fase final de validação, com um custo total que gira em torno de R$2.000,00 por equipamento, ainda podendo ser reduzido quando produzido em larga escala. 

“Assim que concluirmos e passarmos pelo Comitê de Ética, será possível propor parcerias com a Prefeitura Municipal, com empresas que queiram produzir o sistema em maior quantidade e demais instituições que se interessem, como por exemplo, os hospitais de Lavras e região”.

A equipe envolvida no projeto é composta pelos pesquisadores: Joelma Rezende Durão Pereira (coordenadora do projeto); pelos professores do DEG Henrique Leandro Silveira, Sandro Pereira da Silva e Fábio Domingues; pelo professor do DSA Ernesto Lippi e pelo técnico de controle e automação Alexandre Luiz da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...