quarta-feira, 29 de abril de 2020

UFLA APRESENTA SUA NOVA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO FOCADA EM GEOTECNOLOGIA E SISTEMAS INTELIGENTES

Zetta é uma evolução do Lemaf, criado há mais de 25 anos no Departamento de Ciências Florestais 
 Samuel Campos, diretor da Zetta

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentou na última sexta-feira, 24, a toda comunidade acadêmica, sua nova Agência UFLA de Inovação, Geotecnologias e Sistemas Inteligentes, a Zetta. Seguindo as recomendações de segurança em virtude da pandemia do COVID-19, o lançamento foi realizado virtualmente, através do Canal Z, no Youtube.

Na ocasião, o gerente executivo do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), Samuel Campos, falou sobre o caminho percorrido pelo laboratório até chegar à agência de inovação, Zetta. 

“Começamos com um grupo voltado para trabalhar a Engenharia Florestal, a parte ambiental, de análise sensorial, sensoriamento remoto, geotecnologias e, aos poucos fomos nos moldando, nos adaptando às necessidades dos órgãos ambientais que nos levaram a criar um núcleo de tecnologia da informação voltado para atender a gestão ambiental. A partir daí, fomos crescendo, com presença em órgãos estaduais, federais e em mais de onze estados brasileiros trabalhando a tecnologia da informação para a gestão ambiental.”

O reitor da UFLA, o professor José Roberto Soares Scolforo, explica que a Zetta é uma evolução do Lemaf, criado há mais de 25 anos no Departamento de Ciências Florestais (DCF). 

“Em hipótese alguma nós estamos acabando com o Lemaf, é importante deixarmos isso claro. O Lemaf acadêmico continua, o que vimos foi uma possibilidade de criarmos essa agência de inovação, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e aprovação do Conselho Universitário, tal como ocorreu com as outras agências de inovação da UFLA. A Zetta tem o foco em geotecnologias e em sistemas inteligentes no agronegócio.”

A UFLA é conhecida pela sua forte presença no agronegócio e isso influenciou diretamente a Zetta. 

“A UFLA tem esse DNA no agronegócio e começamos a perceber que todas as tecnologias utilizadas para monitorar a gestão ambiental poderiam ser aplicadas no agronegócio brasileiro. Com a produção sustentável crescendo, o professor Scolforo viu então, a possibilidade de transportar essa tecnologia, esses sistemas de inteligência que nós criávamos para a questão do agro, e então, fazia todo o sentido que o Lemaf que é nossa raiz continuasse o caminho dele focado na Engenharia Florestal, mas que esse núcleo do conhecimento que agregamos durante esses anos em tecnologia, sensoriamento remoto e geotecnologia fosse direcionado a uma nova agência de inovação, a Zetta”, explica Samuel.

Para o pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho, as agências de fomento na universidade contribuem para agregar diversas áreas do conhecimento de forma multidisciplinar. 

“A Zetta é uma grande iniciativa, mais uma agência de pesquisa e inovação vinculada à PRP que trabalha na tradição agropecuária da UFLA voltada à questão tecnológica. É uma agência que promete muito, e mostra como a universidade está antenada ao que acontece no mundo, agrupando várias expertises para nos tornar também referência nessa área da tecnologia. A UFLA vai ganhar muito com isso e a Zetta irá trazer muitas parcerias da Universidade com o setor produtivo”, comenta Teodorico.


Para o professor Scolforo, mais do que a concretização de um sonho, a Zetta torna a UFLA uma instituição ainda mais qualificada. “Como universidade, temos que oferecer um retorno à sociedade que nos financia, e com essa agência e sua capacidade de oferecer tecnologias e produtos inovadores nos tornamos bons exemplos a serem copiados pelos diferentes nichos da sociedade”.

A Zetta conta com uma equipe multidisciplinar de docentes de diversos departamentos da UFLA. Para Arthur de Miranda Neto, professor do Departamento de Automática (DAT), a Zetta irá proporcionar incontáveis resultados para a sociedade. 

“Vivemos num século onde a revolução industrial é marcada pela convergência dos mundos físicos, digitais e biológicos. A independência da Zetta nesse momento cria uma ponte de aceleração das instituições com as novas oportunidades de negócios do presente e do futuro, com certeza o resultado vai ser um país mais rico e sustentável”. 

Já para o professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), parafraseando a famosa frase de Neil Armstrong, “essa iniciativa é um pequeno passo para cada um de nós envolvidos, e um salto gigantesco para a UFLA e para a sociedade em geral.”

Trabalhando produtos que impactam diretamente o agronegócio, gerando conhecimento e tecnologia para aumentar a produção de alimentos em nossa sociedade com consciência ambiental, a Zetta é fundamentada em quatro pilares: Criatividade, Inovação, Tecnologia e Sociedade, e tem como missão: potencializar o conhecimento gerado por pesquisadores da UFLA, transformando-os em produtos inovadores, gerando assim, frutos que ultrapassam os limites da pesquisa e promovam o desenvolvimento sustentável do país. 

Zetta em números
Responsável por grandes projetos como o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE), o Manejo sustentável da Candeia, o Inventário florestal de Minas Gerais e o Modelo Fitogeográfico da Bacia do Rio Grande, entre outros. 

Ao longo de mais de 25 anos, o Lemaf/Zetta entregou 264 soluções ao mercado, captando mais de R$ 120 milhões em recursos, com crescimento operacional de 37% nos últimos 5 anos. 

Além disso, mais de 700 colaboradores entre estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes passaram pela Zetta desde sua criação, contribuindo dessa forma com a formação humana e intelectual, missão primeira da UFLA.

Nenhum comentário: