Pular para o conteúdo principal

URUGUAI: CIÊNCIA, CRIATIVIDADE E SOLIDARIEDADE ALIVIAM EFEITOS DO CORONAVÍRUS NO PAÍS VIZINHO


Atualmente, existe uma rede criativa e de apoio no mundo para enfrentar o coronavírus e o Uruguai não é exceção. Lado a lado, a compra de "gestos gastronômicos" é incentivada para o benefício do pessoal da saúde que deixa tudo "em campo", são instalados panelas populares, são reforçados os cestos e é acionada a criatividade para desenvolvimento de um respirador "charrúa" para os mais afetados, e musicas originais se tornam populares nas redes sociais.

Uma crise de saúde global é uma oportunidade única de conectar-se consigo mesmo e trazer o melhor de cada um para avançar em direção a um único destino: avançar todos juntos!

O Uruguai permitiu a geração do "respirador de charrúa" que auxilia pacientes que contraem Covid-19. Roberto Canessa, junto com outros médicos, engenheiros e mecânicos, criou um respirador artificial, que tem como base um motor de limpador de para-brisas; e novos protótipos são desenvolvidos com controlador de fluxo de ar. O objetivo comum é: "Desenvolver modelos diferentes de respiradores manuais para uso emergencial com elementos básicos em desuso ou no mercado local". Para conseguir isso, eles promovem a ajuda de todos, você também pode participar aqui: http://www.respiradorcharrua.com.uy/

No mesmo sentido, a Faculdade de Engenharia e o Hospital Vilardebó estão trabalhando no design de outro dispositivo, pela mesma causa.

Da mesma forma, a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação realiza uma chamada para promover o design e a fabricação de respiradores até 1º de maio, para um financiamento de 6 milhões de pesos.

Enquanto o Instituto Pasteur de Montevidéu, juntamente com a Universidade da República, desenvolveu um teste local para detectar se uma pessoa contraiu o coronavírus. Os novos kits de diagnóstico, que contribuirão para a segurança sanitária do país, estarão prontos até o final de abril e permitirão alcançar 20.000 diagnósticos adicionais em primeira instância.

Em 3 dimensões
A Universidade Tecnológica colabora no projeto de protótipos de suprimentos de saúde com suas impressoras 3D a serviço da comunidade, em conjunto com a Administração Estadual de Serviços de Saúde. Para isso, trabalham na criação de várias máscaras, telas de proteção para áreas intensivas, válvulas, entre outros suprimentos. Esses protótipos serão adotados como um modelo a ser industrializado para tê-los quando necessário.

Gastronomia: vale-presente e muito mais
Lado a lado, cada uruguaio pode comprar um prato ou mais no restaurante de sua escolha para enviá-lo à equipe escolhida de saúde como forma de agradecer seu trabalho diário contra o Covid-19. Ou outra modalidade é comprar um vale-presente como um "mini empréstimo" para o seu restaurante favorito para descontá-lo quando ele abrir novamente e visitá-lo novamente.

Enquanto isso, o Ministério do Desenvolvimento Social reforçou cartões e cestas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e a sociedade civil produz panelas populares para alimentar qualquer pessoa necessitada, enquanto as escolas continuam fornecendo bandejas de alimentos.

Música grátis para crianças
A Rádio Butiá foi aberta para que todos os que desejarem possam ter acesso livre ao seu conteúdo até que as medidas de isolamento sejam concluídas. Consiste em uma rádio na web que reúne centenas de músicas infantis, criadas e tocadas por músicos latino-americanos e que fazem parte do patrimônio cultural do continente, com um nome indígena, que se refere ao som e à fruta uruguaia.


Conselhos para empresas
A assistência de consultores voluntários em áreas como marketing digital, estratégias de negócios, design, entre outras áreas, a pequenas e médias empresas por meio do programa Salimos Codo a Codo Uy é outra das iniciativas de apoio entre Cidadãos uruguaios.

Teto
Hotéis, clubes esportivos, a Associação Rural ofereceu ao governo parte de suas instalações para abrigar pacientes que contrataram o Covid-19 ou para pessoas na rua e até para áreas de piquenique para funcionar nesses tempos de quarentena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.