Pular para o conteúdo principal

COVID-19: ESTUDANTES BRASILEIROS PEDEM AJUDA PARA DEIXAR A COLÔMBIA

MEC diz que UFLA têm autonomia para resolver a situação; universidade não se pronunciou sobre o assunto

Em meio a pandemia do novo coronavírus, estudantes de diversas instituições brasileiras, entre elas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), enfrentam complicações para retornar ao Brasil. Ao todo, o grupo é composto de 31 brasileiros e reúnem, além da UFLA, estudantes da UFMS, UFPI, UFRJ, IFSULDEMINAS, UFPEL, UEG, Unoesc, Unit, UninCor. Eles estão em mobilidade acadêmica na Colômbia.

Diante das fronteiras do país fechadas e o cancelamento recorrente de voos para o Brasil, os estudantes não sabem quando conseguirão retornar ao Brasil. Com o fim próximo do semestre letivo na Colômbia, os estudantes estão próximos da vulnerabilidade no país vizinho.

De acordo com informações, os voos de retorno ao Brasil estavam marcados para junho e julho, no entanto, eles acabaram sendo cancelados e os aeroportos encontram-se fechados até 30 de junho. Os estudantes temem a possibilidade de não haver circulação de voos internacionais quando houver a abertura no país.

O Ministério da Educação informou que a UFLA tem autonomia para tratar da questão. A redação do Blog O Corvo-Veloz procurou a assessoria da Universidade Federal de Lavras, que até o momento não se pronunciou sobre o assunto.

Já o Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu a seguinte nota:

A Embaixada do Brasil em Bogotá já apoiou o retorno de 557 brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil desde o anúncio do fechamento das fronteiras pelas autoridades colombianas em 16/03/2020 e continua empenhada em viabilizar novas oportunidades de retorno aos brasileiros retidos no país. A missão diplomática mantém lista atualizada de acompanhamento das pessoas interessadas em repatriação para o Brasil, bem como contato com estudantes brasileiros na Colômbia.

Nesse sentido, recomenda-se que os cidadãos brasileiros interessados em retornar ao Brasil se correspondam diretamente com o correio eletrônico do setor consular da Embaixada, conforme as instruções indicadas no site da repartição.

Atualização - A UFLA se manifestou apenas na manhã de hoje, sexta-feira, 22, por meio de nota emitida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI):

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) informa que está acompanhando o caso dos estudantes e mantendo contato permanente com eles e com diferentes órgãos e instituições que podem auxiliar na resolução da questão.

Em 2020 eram quatro estudantes da UFLA na Colômbia, por meio do programa Bracol e do Edital Global. Duas das estudantes já voltaram ao Brasil, a terceira estudante quer permanecer a Colômbia por mais um semestre letivo (e a DRI está em diálogo com a Universidade colombiana para verificar a possibilidade de permanência) e outro estudante está com dificuldades para voltar.

A DRI está em contato com o Itamaraty, o Consulado brasileiro na Colômbia, as Universidades de destino dos estudantes, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) que coordena o Bracol e a com o Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Ifes (CGRIFES) para viabilizar soluções necessárias. A ação mais recente foi do CGRIFES, que reuniu dados da comunidade acadêmica que está no exterior para encaminhar para a Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI/SESU/MEC). Os dados dos dois estudantes que ainda estão na Colômbia foram enviados. Isso ocorreu em 18/05/2020 e a expectativa é que a solução do caso ocorra em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...