Pular para o conteúdo principal

COVID-19: ESTUDANTES BRASILEIROS PEDEM AJUDA PARA DEIXAR A COLÔMBIA

MEC diz que UFLA têm autonomia para resolver a situação; universidade não se pronunciou sobre o assunto

Em meio a pandemia do novo coronavírus, estudantes de diversas instituições brasileiras, entre elas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), enfrentam complicações para retornar ao Brasil. Ao todo, o grupo é composto de 31 brasileiros e reúnem, além da UFLA, estudantes da UFMS, UFPI, UFRJ, IFSULDEMINAS, UFPEL, UEG, Unoesc, Unit, UninCor. Eles estão em mobilidade acadêmica na Colômbia.

Diante das fronteiras do país fechadas e o cancelamento recorrente de voos para o Brasil, os estudantes não sabem quando conseguirão retornar ao Brasil. Com o fim próximo do semestre letivo na Colômbia, os estudantes estão próximos da vulnerabilidade no país vizinho.

De acordo com informações, os voos de retorno ao Brasil estavam marcados para junho e julho, no entanto, eles acabaram sendo cancelados e os aeroportos encontram-se fechados até 30 de junho. Os estudantes temem a possibilidade de não haver circulação de voos internacionais quando houver a abertura no país.

O Ministério da Educação informou que a UFLA tem autonomia para tratar da questão. A redação do Blog O Corvo-Veloz procurou a assessoria da Universidade Federal de Lavras, que até o momento não se pronunciou sobre o assunto.

Já o Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu a seguinte nota:

A Embaixada do Brasil em Bogotá já apoiou o retorno de 557 brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil desde o anúncio do fechamento das fronteiras pelas autoridades colombianas em 16/03/2020 e continua empenhada em viabilizar novas oportunidades de retorno aos brasileiros retidos no país. A missão diplomática mantém lista atualizada de acompanhamento das pessoas interessadas em repatriação para o Brasil, bem como contato com estudantes brasileiros na Colômbia.

Nesse sentido, recomenda-se que os cidadãos brasileiros interessados em retornar ao Brasil se correspondam diretamente com o correio eletrônico do setor consular da Embaixada, conforme as instruções indicadas no site da repartição.

Atualização - A UFLA se manifestou apenas na manhã de hoje, sexta-feira, 22, por meio de nota emitida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI):

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) informa que está acompanhando o caso dos estudantes e mantendo contato permanente com eles e com diferentes órgãos e instituições que podem auxiliar na resolução da questão.

Em 2020 eram quatro estudantes da UFLA na Colômbia, por meio do programa Bracol e do Edital Global. Duas das estudantes já voltaram ao Brasil, a terceira estudante quer permanecer a Colômbia por mais um semestre letivo (e a DRI está em diálogo com a Universidade colombiana para verificar a possibilidade de permanência) e outro estudante está com dificuldades para voltar.

A DRI está em contato com o Itamaraty, o Consulado brasileiro na Colômbia, as Universidades de destino dos estudantes, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) que coordena o Bracol e a com o Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Ifes (CGRIFES) para viabilizar soluções necessárias. A ação mais recente foi do CGRIFES, que reuniu dados da comunidade acadêmica que está no exterior para encaminhar para a Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI/SESU/MEC). Os dados dos dois estudantes que ainda estão na Colômbia foram enviados. Isso ocorreu em 18/05/2020 e a expectativa é que a solução do caso ocorra em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho