Pular para o conteúdo principal

COVID-19: ESTUDANTES BRASILEIROS PEDEM AJUDA PARA DEIXAR A COLÔMBIA

MEC diz que UFLA têm autonomia para resolver a situação; universidade não se pronunciou sobre o assunto

Em meio a pandemia do novo coronavírus, estudantes de diversas instituições brasileiras, entre elas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), enfrentam complicações para retornar ao Brasil. Ao todo, o grupo é composto de 31 brasileiros e reúnem, além da UFLA, estudantes da UFMS, UFPI, UFRJ, IFSULDEMINAS, UFPEL, UEG, Unoesc, Unit, UninCor. Eles estão em mobilidade acadêmica na Colômbia.

Diante das fronteiras do país fechadas e o cancelamento recorrente de voos para o Brasil, os estudantes não sabem quando conseguirão retornar ao Brasil. Com o fim próximo do semestre letivo na Colômbia, os estudantes estão próximos da vulnerabilidade no país vizinho.

De acordo com informações, os voos de retorno ao Brasil estavam marcados para junho e julho, no entanto, eles acabaram sendo cancelados e os aeroportos encontram-se fechados até 30 de junho. Os estudantes temem a possibilidade de não haver circulação de voos internacionais quando houver a abertura no país.

O Ministério da Educação informou que a UFLA tem autonomia para tratar da questão. A redação do Blog O Corvo-Veloz procurou a assessoria da Universidade Federal de Lavras, que até o momento não se pronunciou sobre o assunto.

Já o Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu a seguinte nota:

A Embaixada do Brasil em Bogotá já apoiou o retorno de 557 brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil desde o anúncio do fechamento das fronteiras pelas autoridades colombianas em 16/03/2020 e continua empenhada em viabilizar novas oportunidades de retorno aos brasileiros retidos no país. A missão diplomática mantém lista atualizada de acompanhamento das pessoas interessadas em repatriação para o Brasil, bem como contato com estudantes brasileiros na Colômbia.

Nesse sentido, recomenda-se que os cidadãos brasileiros interessados em retornar ao Brasil se correspondam diretamente com o correio eletrônico do setor consular da Embaixada, conforme as instruções indicadas no site da repartição.

Atualização - A UFLA se manifestou apenas na manhã de hoje, sexta-feira, 22, por meio de nota emitida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI):

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) informa que está acompanhando o caso dos estudantes e mantendo contato permanente com eles e com diferentes órgãos e instituições que podem auxiliar na resolução da questão.

Em 2020 eram quatro estudantes da UFLA na Colômbia, por meio do programa Bracol e do Edital Global. Duas das estudantes já voltaram ao Brasil, a terceira estudante quer permanecer a Colômbia por mais um semestre letivo (e a DRI está em diálogo com a Universidade colombiana para verificar a possibilidade de permanência) e outro estudante está com dificuldades para voltar.

A DRI está em contato com o Itamaraty, o Consulado brasileiro na Colômbia, as Universidades de destino dos estudantes, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) que coordena o Bracol e a com o Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Ifes (CGRIFES) para viabilizar soluções necessárias. A ação mais recente foi do CGRIFES, que reuniu dados da comunidade acadêmica que está no exterior para encaminhar para a Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI/SESU/MEC). Os dados dos dois estudantes que ainda estão na Colômbia foram enviados. Isso ocorreu em 18/05/2020 e a expectativa é que a solução do caso ocorra em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...