Pular para o conteúdo principal

COVID-19: ESTUDANTES BRASILEIROS PEDEM AJUDA PARA DEIXAR A COLÔMBIA

MEC diz que UFLA têm autonomia para resolver a situação; universidade não se pronunciou sobre o assunto

Em meio a pandemia do novo coronavírus, estudantes de diversas instituições brasileiras, entre elas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), enfrentam complicações para retornar ao Brasil. Ao todo, o grupo é composto de 31 brasileiros e reúnem, além da UFLA, estudantes da UFMS, UFPI, UFRJ, IFSULDEMINAS, UFPEL, UEG, Unoesc, Unit, UninCor. Eles estão em mobilidade acadêmica na Colômbia.

Diante das fronteiras do país fechadas e o cancelamento recorrente de voos para o Brasil, os estudantes não sabem quando conseguirão retornar ao Brasil. Com o fim próximo do semestre letivo na Colômbia, os estudantes estão próximos da vulnerabilidade no país vizinho.

De acordo com informações, os voos de retorno ao Brasil estavam marcados para junho e julho, no entanto, eles acabaram sendo cancelados e os aeroportos encontram-se fechados até 30 de junho. Os estudantes temem a possibilidade de não haver circulação de voos internacionais quando houver a abertura no país.

O Ministério da Educação informou que a UFLA tem autonomia para tratar da questão. A redação do Blog O Corvo-Veloz procurou a assessoria da Universidade Federal de Lavras, que até o momento não se pronunciou sobre o assunto.

Já o Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu a seguinte nota:

A Embaixada do Brasil em Bogotá já apoiou o retorno de 557 brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil desde o anúncio do fechamento das fronteiras pelas autoridades colombianas em 16/03/2020 e continua empenhada em viabilizar novas oportunidades de retorno aos brasileiros retidos no país. A missão diplomática mantém lista atualizada de acompanhamento das pessoas interessadas em repatriação para o Brasil, bem como contato com estudantes brasileiros na Colômbia.

Nesse sentido, recomenda-se que os cidadãos brasileiros interessados em retornar ao Brasil se correspondam diretamente com o correio eletrônico do setor consular da Embaixada, conforme as instruções indicadas no site da repartição.

Atualização - A UFLA se manifestou apenas na manhã de hoje, sexta-feira, 22, por meio de nota emitida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI):

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) informa que está acompanhando o caso dos estudantes e mantendo contato permanente com eles e com diferentes órgãos e instituições que podem auxiliar na resolução da questão.

Em 2020 eram quatro estudantes da UFLA na Colômbia, por meio do programa Bracol e do Edital Global. Duas das estudantes já voltaram ao Brasil, a terceira estudante quer permanecer a Colômbia por mais um semestre letivo (e a DRI está em diálogo com a Universidade colombiana para verificar a possibilidade de permanência) e outro estudante está com dificuldades para voltar.

A DRI está em contato com o Itamaraty, o Consulado brasileiro na Colômbia, as Universidades de destino dos estudantes, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) que coordena o Bracol e a com o Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Ifes (CGRIFES) para viabilizar soluções necessárias. A ação mais recente foi do CGRIFES, que reuniu dados da comunidade acadêmica que está no exterior para encaminhar para a Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI/SESU/MEC). Os dados dos dois estudantes que ainda estão na Colômbia foram enviados. Isso ocorreu em 18/05/2020 e a expectativa é que a solução do caso ocorra em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.