Pular para o conteúdo principal

FISCALIZAÇÃO DO CREA-MG EM LAVRAS PROSSEGUE DURANTE PERÍODO DE ISOLAMENTO

Ações têm como meta dar segurança à sociedade ao fiscalizar as atividades da engenharia, da agronomia e das geociências, consideradas funções essenciais

Durante o período de isolamento em função da pandemia do novo coronavírus, as atividades da engenharia, da agronomia e das geociências não pararam, uma vez que são consideradas essenciais para que não haja desabastecimento, que sejam realizadas manutenções em máquinas e equipamentos, para garantir o fornecimento de energia, de internet, entre outros. 

Do mesmo modo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) continua realizando a sua atividade-fim, que é a fiscalização dessas funções. No período de 23 de março a 19 de maio de 2020, foram realizadas 9.843 ações de fiscalização em todo o estado, com a identificação de 6.275 irregularidades, principalmente por falta de responsável técnico. 

Segundo a diretora Técnica e de Fiscalização, engenheira civil Davina Braga, a atuação do Conselho é importante para garantir que profissionais habilitados e empresas regulares, com a devida Anotação da Responsabilidade Técnica (ART), estejam à frente dos empreendimentos e serviços nessas áreas. 

“Não podemos parar. O nosso compromisso é com a segurança da sociedade, e atuamos para impedir que pessoas sem a devida formação e habilitação prestem serviços técnicos”, afirma.

O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, detalha que as medidas protetivas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscaras e do álcool gel, além do distanciamento entre as pessoas, estão sendo adotadas durante as ações de fiscalização. 

"Todos os fiscais que não são do grupo de risco estão realizando atividades externas", conta o gerente, que ressalta ainda que o foco dessas ações é o mesmo de sempre, obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências.

Outro ponto da fiscalização são as empresas sem registro. Os fiscais em regime de home office estão focados na verificação dessa documentação. Também têm realizado a verificação de editais e licitações, conferindo se a exigência de profissionais está adequada ao serviço ou empreendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...