sexta-feira, 29 de maio de 2020

PANDEMIA GERA FECHAMENTO DE RESTAURANTES E ACADEMIAS EM LAVRAS


Passado mais de dois meses do início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o setor do comércio varejista, o principal pilar da economia de Lavras, no Sul de Minas, começou a sentir os efeitos negativos provocados pela crise gerada pela doença.

Para muitos empresários da cidade, a fatura chegou em forma de prejuízo. Dois dos setores mais afetados foram as academias e os restaurantes. Alguns empresários dos setores decidiram pela suspensão temporária dos serviços ou mesmo pelo encerramento definitivo de suas atividades.

O chamado “efeito dominó” tende a aumentar desta maneira o desemprego na cidade. O que cresceu também foram os acordos firmados entre empresários e o setor imobiliário a fim de diminuir valores de aluguéis de imóveis comerciais durante a crise.

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), três academias encerraram suas atividades no município por conta da pandemia. No entanto, dada a quantidade de empresas deste segmento na cidade, esse número tende a crescer com o prolongamento do período de quarentena.

Isso se aplica também aos donos de restaurantes que viram o movimento de clientes diminuir até 80% devido às medidas impostas pelas autoridades sanitárias a fim de prevenir o contágio da Covid-19. Em face dos altos encargos administrativos, alguns deles preferiram baixar as portas definitivamente a fim de evitar maiores prejuízos.

A maioria dos estabelecimentos apostou no serviço delivery, mas a iniciativa, para alguns, impediu que as contas fechassem no final do mês. Nem mesmo a reabertura dos restaurantes com a permissão da presença de consumidores nos locais, com regras a serem seguidas pelos empresários, conseguiu reaquecer as vendas do setor.

A direção de um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, o Picles, já pensa em suspender suas atividades por tempo indeterminado por conta dos efeitos negativos da pandemia. Um momento difícil para uma marca conceituada que está no mercado de comida self-service há 17 anos. Luciano Alves, gerente do restaurante, afirma que a epidemia fez com que empresas e funcionários do setor fossem os mais penalizados pelas regras de isolamento social.

O vice-presidente da Câmara dos Dirigentes de Lavras (CDL), o advogado William Natividade, aprovou as regras de isolamento social e as medidas sanitárias impostas pelos órgãos competentes para o funcionamento das lojas e serviços, mas defendeu que o comércio varejista precisa voltar a cumprir o seu horário normal de funcionamento. Para ele, essa medida tende a garantir uma maior retomada da economia local a médio prazo.

Nenhum comentário: