Pular para o conteúdo principal

PANDEMIA GERA FECHAMENTO DE RESTAURANTES E ACADEMIAS EM LAVRAS


Passado mais de dois meses do início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o setor do comércio varejista, o principal pilar da economia de Lavras, no Sul de Minas, começou a sentir os efeitos negativos provocados pela crise gerada pela doença.

Para muitos empresários da cidade, a fatura chegou em forma de prejuízo. Dois dos setores mais afetados foram as academias e os restaurantes. Alguns empresários dos setores decidiram pela suspensão temporária dos serviços ou mesmo pelo encerramento definitivo de suas atividades.

O chamado “efeito dominó” tende a aumentar desta maneira o desemprego na cidade. O que cresceu também foram os acordos firmados entre empresários e o setor imobiliário a fim de diminuir valores de aluguéis de imóveis comerciais durante a crise.

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), três academias encerraram suas atividades no município por conta da pandemia. No entanto, dada a quantidade de empresas deste segmento na cidade, esse número tende a crescer com o prolongamento do período de quarentena.

Isso se aplica também aos donos de restaurantes que viram o movimento de clientes diminuir até 80% devido às medidas impostas pelas autoridades sanitárias a fim de prevenir o contágio da Covid-19. Em face dos altos encargos administrativos, alguns deles preferiram baixar as portas definitivamente a fim de evitar maiores prejuízos.

A maioria dos estabelecimentos apostou no serviço delivery, mas a iniciativa, para alguns, impediu que as contas fechassem no final do mês. Nem mesmo a reabertura dos restaurantes com a permissão da presença de consumidores nos locais, com regras a serem seguidas pelos empresários, conseguiu reaquecer as vendas do setor.

A direção de um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, o Picles, já pensa em suspender suas atividades por tempo indeterminado por conta dos efeitos negativos da pandemia. Um momento difícil para uma marca conceituada que está no mercado de comida self-service há 17 anos. Luciano Alves, gerente do restaurante, afirma que a epidemia fez com que empresas e funcionários do setor fossem os mais penalizados pelas regras de isolamento social.

O vice-presidente da Câmara dos Dirigentes de Lavras (CDL), o advogado William Natividade, aprovou as regras de isolamento social e as medidas sanitárias impostas pelos órgãos competentes para o funcionamento das lojas e serviços, mas defendeu que o comércio varejista precisa voltar a cumprir o seu horário normal de funcionamento. Para ele, essa medida tende a garantir uma maior retomada da economia local a médio prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...