Pular para o conteúdo principal

PANDEMIA GERA FECHAMENTO DE RESTAURANTES E ACADEMIAS EM LAVRAS


Passado mais de dois meses do início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o setor do comércio varejista, o principal pilar da economia de Lavras, no Sul de Minas, começou a sentir os efeitos negativos provocados pela crise gerada pela doença.

Para muitos empresários da cidade, a fatura chegou em forma de prejuízo. Dois dos setores mais afetados foram as academias e os restaurantes. Alguns empresários dos setores decidiram pela suspensão temporária dos serviços ou mesmo pelo encerramento definitivo de suas atividades.

O chamado “efeito dominó” tende a aumentar desta maneira o desemprego na cidade. O que cresceu também foram os acordos firmados entre empresários e o setor imobiliário a fim de diminuir valores de aluguéis de imóveis comerciais durante a crise.

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), três academias encerraram suas atividades no município por conta da pandemia. No entanto, dada a quantidade de empresas deste segmento na cidade, esse número tende a crescer com o prolongamento do período de quarentena.

Isso se aplica também aos donos de restaurantes que viram o movimento de clientes diminuir até 80% devido às medidas impostas pelas autoridades sanitárias a fim de prevenir o contágio da Covid-19. Em face dos altos encargos administrativos, alguns deles preferiram baixar as portas definitivamente a fim de evitar maiores prejuízos.

A maioria dos estabelecimentos apostou no serviço delivery, mas a iniciativa, para alguns, impediu que as contas fechassem no final do mês. Nem mesmo a reabertura dos restaurantes com a permissão da presença de consumidores nos locais, com regras a serem seguidas pelos empresários, conseguiu reaquecer as vendas do setor.

A direção de um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, o Picles, já pensa em suspender suas atividades por tempo indeterminado por conta dos efeitos negativos da pandemia. Um momento difícil para uma marca conceituada que está no mercado de comida self-service há 17 anos. Luciano Alves, gerente do restaurante, afirma que a epidemia fez com que empresas e funcionários do setor fossem os mais penalizados pelas regras de isolamento social.

O vice-presidente da Câmara dos Dirigentes de Lavras (CDL), o advogado William Natividade, aprovou as regras de isolamento social e as medidas sanitárias impostas pelos órgãos competentes para o funcionamento das lojas e serviços, mas defendeu que o comércio varejista precisa voltar a cumprir o seu horário normal de funcionamento. Para ele, essa medida tende a garantir uma maior retomada da economia local a médio prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...