Pular para o conteúdo principal

REVISTA DE JORNALISMO CIENTÍFICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS JÁ ESTÁ EM SUA 4ª EDIÇÃO


Já está disponível a 4ª edição da revista de jornalismo científico da UFLA Ciência em Prosa. Nesta publicação, foram reunidos temas de pesquisas pelos quais é possível perceber o quanto a ciência está entrelaçada à realidade diária, frequentemente em espaços de circulação pública, em um constante diálogo com a comunidade, com os problemas sociais e com os saberes tradicionais. 

A reportagem de capa, traz pesquisas com hortaliças não convencionais, partindo de relatos populares para as investigações - o conhecimento científico dando sua contribuição para que esses alimentos de baixo custo e nutritivos possam ser consumidos de forma mais planejada, munindo as pessoas de informações que possam ajudá-las a obter o máximo benefício das plantas, e com segurança.

A inter-relação entre ciência e sociedade também fica evidente em outras pesquisas nesta edição, que avaliam e colaboram para a qualidade da alimentação de crianças dos centros de educação infantil do município de Lavras; que buscam formas saudáveis de substituição da gordura trans nos alimentos; e que buscam compreender a fundo o ecossistema da Amazônia, por meio de esforços conjuntos entre universidades.

A colaboração da ciência está também nas discussões sobre a importância das vacinas para a saúde pública; na pesquisa dos efeitos da educação física sobre a assistência a crianças e jovens com algum tipo de deficiência; nas reflexões sobre a importância do pensamento verde no contexto da sustentabilidade; nas espécies de microrganismos que podem tornar mais produtivos os cultivos no campo, sem agressão ao meio ambiente; nas reflexões sobre a importância de combate ao racismo por meio de práticas ativas conduzidas por professores no ambiente escolar; e em pesquisas que contribuem para evitar o consumo excessivo de sal a partir de uma melhor comunicação com o consumidor sobre o assunto.

A ciência está, inclusive, pronta a fazer com que o hobby ou atividade física predileta seja uma fonte de novos conhecimentos – é o caso de quem vai se interessar prontamente pelas avaliações dos profissionais que falam sobre a prática do ciclismo.

Enfim, a 4ª edição da Revista Ciência em Prosa mostra o quanto a universidade e seus pesquisadores estão, e devem estar, em intercâmbio com a sociedade. Acesse a versão on-line e saiba mais sobre esses e outros assuntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...